TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SENSAÇÕES SOMÁTICAS

Por:   •  10/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  1.648 Visualizações

Página 1 de 6

SENSAÇÕES SOMÁTICAS

1. INTRODUÇÃO

O sistema nervoso somático é um sistema motor voluntário, que está sob controle consciente. Cada uma de suas vias consiste em um só neurônio, cujo corpo celular fica situado no sistema nervoso central e cujo axônio faz sinapse diretamente co o órgão efetor, que é o músculo esquelético (GUYTON; HALL, 2011). As sensações somáticas correspondem aos mecanismos neurais responsáveis pela aquisição de informações sensoriais do que se passa em todo o corpo. Elas podem ser classificadas em mecanorreceptivas, que incluem a sensação de tato e de posição do corpo, as sensações termorreceptivas, que detectam frio e calor, e a sensação de dor. Ainda existe a seguinte classificação: exterorreceptivas, são vindas da superfície do corpo, já as sensações propioceptivas, são as que se relacionam como o estado físico do corpo (ex: sensação de posição e proveniente dos tendões e músculos). Também existem as sensações viscerais e as sensações profundas, que são provenientes de músculos, fascias e ossos transmitindo dor e vibração.

São duas as principais vias sensoriais somestésicas: sistema da coluna dorsal e coluna ântero-lateral. Ambas têm a sua principal projeção no lado oposto do córtex sensorial primário, portanto, a percepção consciente sobre a metade do corpo é interpretada pelo lado oposto do cérebro. As duas vias diferem quanto ao nível em que cruzam o plano mediano e o trajeto de suas fibras.

2. OBJETIVO

O objetivo da aula prática é experimentar várias sensações somestésicas para compreender os mecanismos sensoriais de detecção, sensação e percepção. Para isso foram usados procedimentos experimentais de sensação térmica, sensibilidade alérgica, topicoestesia, estereognosia e grafestesia.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Procedimentos Experimentais

Sensação Térmica

Etapa 1:

1. Para essa etapa, utilizou-se o dorso da mão, a lateral do dedo indicador e a parte ventral do antebraço da colega.

2. Foram mergulhadas 2 agulhas por 5 minutos, uma em água à 50ºC, e outra em gelo triturado.

3. Sem que a colega pudesse ver, foi pesquisado nas zonas citadas no item 1, pontos sensíveis ao calor e ao frio.

4. A cada estímulo foi anotado qual sensação a colega sentiu.

Etapa 2:

1. Foi colocado em uma bacia água à 50ºC e em outra água à 10ºC.

2. Introduziu-se o dedo indicador na água quente por 15 segundos. Logo após foi introduzida a mão inteira. Foi anotado em qual experimento foi mais difícil resistir à temperatura.

3. Foi introduzido um dedo durante 15 segundos e após a mão inteira por mais 15 segundos, na bacia com água quente. Com a outra mão, na mesma bacia, introduziu-se primeiro a mão inteira e depois o dedo. Alternando a introdução do dedo e da mão, analisamos as sensações sentidas.

4. Repetiu-se o experimento com a bacia com água fria.

5. Foram comparadas as sensações experimentadas nos dois testes.

Etapa 3:

1. Colocou-se água quente (temperatura superior à 60ºC) em dois béquers. Foi encostado um nos lábios e no outro foi introduzido um dedo, simultaneamente. Discutiu-se em qual teste foi mais difícil resistir à temperatura.

Sensibilidade Alérgica

1. Com um compasso aberto, foi tocada a superfície cutânea da mão, alternadamente com a extremidade pontiaguda e rombuda. Foi avisado ao voluntário quando ele estava sendo tocado com uma ou outra ponta para que ele pudesse reconhecer a sensação. Em seguida, alternou-se a estimulação em várias regiões da mão (dedos, palma e dorso da mão), perguntando-o se estava sendo estimulado com a parte romba ou pontiaguda. Foram analisados em tabela os resultados.

Discriminação de dois pontos – Topicoestesia

1. Com um compasso com aberturas diferentes, foi pesquisado na língua, dorso da mão, ponta do nariz, antebraço, nuca e face, a distância mínima em que o colega percebe claramente dois pontos estimulados.

2. As duas pontas do compasso foram tocadas sobre o voluntário simultaneamente.

Foram analisados em tabela os resultados.

Estereognosia

1. Foram selecionados objetos conforme o sexo do voluntário e eles foram mostrados aos demais membros do grupo (que o reconheceram em silêncio). A peça foi colocada sobre a palma da mão do voluntário e pediu-se que ele tentasse identificar o objeto com e sem manipulação. Foram analisados em tabela os resultados.

Grafestesia

1. Com um lápis de ponta rombuda foi “escrito” números e letras (orientadas para o voluntário) sobre a palma da mão do voluntário. Foi feita a pesquisa em ambas as mãos e em outras regiões do corpo.

4. RESULTADOS

Sensação Térmica

1 Etapa:

Nos experimentos com agulha quente e fria, foram apresentados maior sensibilidade na ordem: dorso da mão, seguido da lateral do dedo indicador e da parte ventral do antebraço.

Local Agulha Quente Agulha Fria

Dorso da Mão Mais Quente Mais Frio

Lateral do Dedo Indicador Quente Moderado Frio Moderado

Parte Ventral do Antebraço Pouco Quente Pouco Frio

2 Etapa:

Constatou-se que a sensação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com