TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS

Por:   •  16/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA DE BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO FARMACÊUTICO – BPLF

ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS PROF. KARIMAN

NOME:                                                                 ETEC Praia Grande        Farmácia – Noite – 1FR3

  1. Bagueta, vareta de vidro ou bastão de vidro: É usada para misturar ou agitar soluções.

  1. Pipeta graduada: Serve para medir e transferir pequenos volumes de líquidos. Possui várias graduações ao longo do seu tubo, podendo medir volumes variáveis.  Não pode ser aquecida.
  1. Pipetador tipo Pera: Acoplado a uma pipeta ajuda a “puxar” e a “expelir” pequenos volumes de líquidos.
  1. Espátula de plástico resistente, espátula tipo “pão duro” e espátula de aço inoxidável com colher: A espátula é um utensílio de extremidade larga e plana que é utilizado para mexer e misturar substâncias pastosas. Em laboratório, é usada para transferir substâncias sólidas, especialmente em pesagens. Pode ser fabricada em aço inoxidável, madeira, osso, porcelana e plástico de diversos tamanhos e formas.
  1. Becker: Utensílio de uso geral, serve para dissolver substâncias, portar ou transportar líquidos e misturas com ou sem ocorrência de reação, dissolver sólidos em líquidos e aquecer as substâncias. Assim, como as demais vidrarias, os béqueres são graduados e podem comportar diversos volumes. Entretanto, apesar de graduado, o becker não apresenta extrema exatidão.
  1. Erlenmeyer ou matraz: Tem as mesmas finalidades que o becker ao fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento na parte superior do utensílio diminui o risco de perda de material.
  1. Cálice ou copo graduado: Utilizado nas medidas não rigorosas de volumes de líquidos, viscosos ou não, na preparação de formulações líquidas com dissolução a frio e auxílio de bastão de vidro.  Ao contrário do becker, o copo graduado tem forma cônica e o fundo arredondado de vidro espesso e apropriado para receber choques do bastão de vidro. O cálice, de menor capacidade, é graduado em 0,1 mL, espaçando-se a graduação à medida que a sua capacidade aumenta. Deve ser utilizado, ainda, no acerto do volume final da preparação.
  1. Proveta Graduada: É utilizada para medir o volume de líquidos e soluções, além de realizar transferências com mais fácil manuseio que as pipetas. Porém, a sua graduação volumétrica é menos precisa que a das pipetas. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ml. Não pode ser aquecida.
  1. Almofariz com Pistilo: Utilizado nos processos de pulverização, trituração e mistura de drogas vegetais, sais e outros pós de grande volume. Podem ser de ferro, bronze, mármore ou porcelana. Almofarizes menores, de porcelana ou de vidro são geralmente denominados de Gral. A contusão e a trituração dos sólidos é obtida pelo atrito com o Pilão ou Pistilo, instrumento que acompanha o almofariz, cuja extremidade ou cabeça, apresenta forma convexa mais aplanada de modo a permitir boa superfície de contato com o fundo deste.
  1. Balança semi-analítica ou balança de precisão: É usada para se obter massas com alta exatidão. Balança semi-analítica é um instrumento que tem uma grande sensibilidade de pesagem e algumas chegam a detectar 0,0001 grama.
  1. Balança comum: É um instrumento que permite aferir massas de substâncias e sua sensibilidade pode chegar até 0,1 grama.
  1. Placa Aquecedora: É um dispositivo utilizado para efetuar aquecimento de substâncias contidas em recipientes, sem o uso de chamas. São constituídos por uma resistência elétrica que, por efeito Joule, aquece uma placa metálica onde se colocam recipientes de fundo chato, como copos ou matrazes (balão de erlenmeyer). Grande parte das placas de aquecimento utilizadas em laboratório possui um sistema de agitação magnética integrado e são muito úteis quando é necessário aquecer uma substância com agitação constante.

Referências:

  • Vidrarias de laboratório. Disponível em: http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2/

  • Materiais de laboratório. Disponível em: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/materiais-de-laboratorio.
  • Vidrarias de laboratório. Disponível em: http://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/vidrarias-laboratorio.htm
  • Placa de aquecimento. Disponível em: http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Placa_de_aquecimento
  • Material Básico de Laboratório. Disponível em: http://www.fisicaquimicaweb.com/material_laboratorio.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com