TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DAS PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

AVALIAÇÃO DAS PRESCRIÇÕES DISPENSADAS EM UMA UNIDADE

BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

EVALUATION OF PRESCRIPTIONS DISPENSED IN A BASIC HEALTH UNIT IN THE CITY OF DOURADOS-MS

BELINI, Elaine R.1; GOMES, Evellize C.1; RODRIGUES, Fabiola 1; ALMEIDA, Yann C.1; LANGE, Lisiane.2

1 Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados / MS.

elainebelini@hotmail.com; eve_gomes@hotmail.com; fbiular@hotmail.com; yanncarlos2010@hotmail.com

2 Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados / MS.

lisianelange@gmail.com

RESUMO

Para aquisição de qualquer medicamento no Sistema Único de Saúde é necessário a prescrição. A prescrição é o documento que define a farmacoterapia e seu adequado entendimento garante a dispensação correta e um tratamento efetivo e seguro para o paciente. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar as prescrições médicas do Sistema Único de Saúde dispensadas na unidade de saúde do Maracanã, do município de Dourados-MS, e identificar possíveis problemas relacionados a prescrição, bem como o perfil dos medicamentos mais prescritos. Trata-se de um estudo descritivo transversal de caráter quantitativo. Foram analisadas o total de 567 prescrições médicas dispensadas no período de 01 a 10 de setembro de 2015. Os resultados obtidos demonstram que ainda encontram-se alguns erros considerados indispensáveis para uma correta prescrição, tais como: falta de dosagem, tempo de tratamento e dificuldades para a leitura.

Palavras-chave: análise de prescrição, medicamentos, erros de prescrição.

ABSTRACT

For the purchase of any drug on the National Health System prescription is required. The prescription is the document that defines pharmacotherapy and its proper understanding ensures the correct dispensing and an effective and safe treatment for the patient. Therefore, the objective of this study was to analyze the prescriptions of the Unified Health System dispensed at the facility Maracana, of Dourados-MS, and identify potential problems related to prescription as well as the profile of the most prescribed medications. It is a cross-sectional descriptive study of quantitative character. They analyzed a total of 567 medical prescriptions dispensed in the period 01-10 September 2015. The results show that still are some mistakes that are considered essential for a correct prescription, such as: lack of dosage, treatment time and trouble reading.

Keywords: Prescription analysis, medications, prescription errors

Introdução

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são espaços disponíveis buscado pela população para o atendimento de problemas de saúde, para prevenção de doenças, e também informações e orientações dos profissionais que ali atuam. Outro motivo que justificam a procura pelas unidades são a procura por consulta para a aquisição de medicação, pois no Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso da população aos medicamentos ocorre somente por meio da prescrição emitida por profissional habilitado (BANDEIRA, et al., 2015; FAQUINELO, et al., 2010).

O ato da prescrição é um instrumento no cuidado a saúde do paciente, pois ela define a terapia medicamentosa e não medicamentosa. É considerada fundamental para o uso racional de medicamentos, pois estes são constantemente utilizados na prática médica, e é importante aliado nos serviços prestados nas UBS (EV, et al., 2008, BOSSE, et al., 2013).

Uma prescrição médica completa deve apresentar as seguintes informações de forma legível: nome do paciente, data, nome do medicamento, a dose, via de administração, frequência de administração, duração do tratamento, carimbo com nome e número de registro em Conselho, e assinatura do prescritor (HASSAN, et al., 2010; TAVARES, et al., 2008).

A avaliação detalhada das prescrições médicas por profissionais farmacêuticos contribui para dispensação adequada, administração das doses correta, segurança do paciente e racionalidade da farmacoterapia. A análise das prescrições verifica a ausência de informações que podem interferir em um tratamento efetivo e seguro, além de reduzir custos, taxas de mortalidade e tempo de internação (CARDINAL; FERNANDES, 2014; MENEZES, et al, 2009; OLIBONI; CAMARGO, 2009; VALADÃO et al., 2009).

Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar as prescrições médicas do Sistema Único de Saúde dispensadas no Posto Maracanã, no município de Dourados-MS, e identificar possíveis problemas relacionados a prescrição, bem como o perfil dos medicamentos mais prescritos.

Materiais e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo transversal de caráter quantitativo, na unidade de saúde do Jardim Maracanã localizado no município de Dourados – MS. Foram analisadas o total de 567 prescrições médicas dispensadas no período de 01 a 10 de setembro de 2015.

Analisou-se o número de medicamentos prescritos por receitas aviadas, os medicamentos não aviados e locais de emissão das receitas no qual se incluiu o número de produtos da Relação Municipal dos Medicamentos Essenciais (REMUME) que estavam em falta, o número de produtos receitados que não faziam parte da lista básica, a quantidade de receitas emitidas do posto local, do posto Ouro Verde e de outras unidades de saúde.

Avaliou-se também, os erros de prescrição das receitas, no qual os critérios inclusos foram: ausência de data de emissão, receita ilegível, receita rasurada, as falta de dados que continha em cada receita (dosagem, duração do tratamento, forma de usar), ausência de nome do paciente e ausência de carimbo do médico. E por final foram analisados a quantidade de medicamentos aviados por classe. Os resultados foram expressos por frequência absoluta e porcentagem.

Resultados e Discussão

O gráfico apresentado na figura 1, demonstra a quantidade de receitas analisadas e o número de medicamentos prescritos por receita. Durante o período de estágio, foram analisadas 567 receitas no total, nas quais 26,4% continha 1 medicamento prescrito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com