TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO MUNDIAL DA PREVALÊNCIA DE ALGUMAS ENTEROPAROSITOSES NA COMUNIDADE DE PALMITAL, MUNICÍPIO DE BERILO – MG

Por:   •  28/11/2015  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO MUNDIAL DA PREVALÊNCIA DE ALGUMAS ENTEROPAROSITOSES NA COMUNIDADE DE PALMITAL, MUNICÍPIO DE BERILO – MG

Luciamaré Perinetti Alves Martins, Andreia Aparecida Tognon Bueno Serapiao, Rosangela Frediano Valenciano,Gloria Thais de Oliveira, Katiano Jorge Andrade Santos, Roberto Esteves Pires Castanho

Em uma comunidade de Palmital, um município de Berilo – MG, foi realizado um estudo de pesquisas para avaliar algumas enteroparasitoses situada na região média do Vale de Jequitinhonha, considerada uma das regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais. Na comunidade residem 480 pessoas, sendo que 156 moradores da região rural e 324 da região urbanizada.

Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, da Faculdade de Medicina de Marília - SP, foram escolhidos aleatoriamente 149 moradores, ambos os sexos, com idade variando em 8 meses a 90 anos, os quais assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido.

As amostras fecais foram colhidas em recipientes adequados, sem conservantes e enviados para um laboratório de análises clínicas de Burilo, lá foi colocado 10% de formol para realização do Ritchie e também foi realizado o método do Kato - Katz, dessa forma o material conservado foi enviado ao Laboratório de Parasitologia da Faculdade de Medicina de Marília, para se obter diagnóstico.

Os resultados laboratoriais entre protozoários foram identificados a prevalência de 81% para Giardia lamblia, 60% para Entamoeba histolystica e 63,1% para Blastocystis hominis.

A infecção por helmintos apresentou ancilostomídeos com 14,8% e Enterobius ermicularis com 20%. Os moradores dessa área considerada urbana apresentaram mais parasitados quando comparados com os da área rural, o estudo apresenta limitação quanto ao diagnóstico de S. stercoralis e E. vermicularis devido a ausência de método adequado de exames parasitológico para sua identificação.

Os resultados dessa pesquisa mostraram que os conhecimentos sobre as formas de transmissão de enteroparasitoses ainda não estão incorporados na população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com