TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aferição de uma solução de HCl com uma de NaOH

Por:   •  9/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  1.449 Visualizações

Página 1 de 5

   Curso: Farmácia 2016/2017[pic 1]

   Química Geral e Inorgânica

   Docente: Paulo Isabel

   Aluna: Mariana Catarina Fernandes Luz Carreira

Relatório 

Aferição de uma solução de HCl com uma de NaOH

[pic 2]

Objetivo: 

Ter domínio sobre técnicas de medida, de volume, de líquidos incolores, translúcidos e coloridos. Bem como a familiaridade com a técnica de titulação para determinar a concentração de substâncias.

Preparar soluções de ácidos - base a fim de serem usadas em análise volumétrica.

Introdução teórica:

Análise volumétrica ou volumetria é o processo de análise química quantitativa, no qual determinamos a concentração de uma solução.

Soluções são misturas homogêneas, isto é, sistemas que apresentam as mesmas propriedades físico-químicas em todos os pontos. O estudo das propriedades físicas, químicas e bioquímicas das soluções depende de dois tipos fundamentais de dados: dados qualitativos – aqueles que indicam quais são os componentes da solução; dados quantitativos – aqueles que mostram proporções entre os solutos e o solvente. Em outras palavras, tais dados referem-se à chamada concentração da solução.

Ao utilizarmos reagentes como NaOH e HCl, que são produtos perigosos, devemos tomar algumas precauções como o uso de luvas e óculos para a proteção pessoal. Assim como alguns produtos necessitam de cuidados particulares, como a capela para materiais voláteis, o método de preparo de uma solução de HCl em H2O, deve-se tomar o cuidado de adicionar água antes do HCl (pois o ácido é extremamente reativo em água, podendo ocasionar uma explosão), o rápido manuseio do NaOH, pois este é um produto higroscópico, além de ser altamente corrosivo e ao adicionar NaOH em água pode ocorrer o uma diminuição da calibração da vidraria, devido a dilatação causada pela reação exotérmica.

Na titulação de ácido-base faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.

Material:

- Balão de diluição;

- Pipeta graduada 10ml;

- Erlenmeyer de 500ml;

- Parafilm;

- Bureta 25ml;

- Suporte universal;

- Pompetes;

- Copo de precipitação;

- 3 balões de Erlenmeyer numerados 100ml (ensaios reais);

- Proveta 100ml;

- Pipeta volumétrica 10ml;

- Fenolftaleína;

- 1 balão de Erlenmeyer 100ml (ensaio em branco).

 

Reagentes utilizados:

- Ácido clorídrico – HCl;

- Hidróxido de sódio – NaOH;

- Água destilada;

- Solução alcoólica de fenolftaleína – C20H14O4

Procedimento experimental:

Preparação da solução de HCl:

  1. Utilizando os dados do rótulo, calcular o volume de ácido clorídrico necessário a adicionar a água destilada para a formação de uma solução com concentração 0,1 molar e 500ml de volume.
  2. Encher um terço do balão de diluição com água destilada. De seguida, na hotte, com o auxílio da pompete e da pipeta graduada adicionar 4,15 ml de ácido clorídrico. Encher o resto do balão com água destilada até á marca indicada no mesmo.
  3. Fechar com a tampa e virar cuidadosamente o balão de diluição de maneira a homogeneizar a solução.

Aferição da solução de HCl com uma solução de NaOH:

  1. Encher um Erlenmeyer de 500ml com a solução de NaOH, tapar com parafilm e rotulá-lo.
  2. Limpar a bureta com água e de seguida com a solução de NaOH, verificando se a torneira funciona bem.
  3. Montar no suporte universal a garra e a bureta e colocar o copo de precipitação por baixo desta. Encher a bureta com a soda caustica e acertar esta nos 25 ml.
  4. Em 3 balões de Erlenmeyer numerados (ensaios reais) adicionar água destilada (no caso foram usados 80 ml) previamente medida numa proveta, de seguida com uma pipeta volumétrica juntar 15 ml de HCl e por fim 2 ou 3 gotas de fenolftaleína.
  5. Com cuidado abrir a torneira da bureta e adicionar a solução de NaOH ao balão com a água e o HCl, muito lentamente e com agitação constante.
  6. Parar de adicionar NaOH quando a solução contida no Erlenmeyer atingir o ponto de equivalência, revelado pela transição da falta de cor (incolor) para a cor rosa claro. Registar o volume utilizado de NaOH.
  7. Repetir o processo para os outros 2 balões de Erlenmeyer, tendo o cuidado de acertar sempre a bureta.

Procedimento (ensaio em branco):

  1. No quarto balão de Erlenmeyer adicionar a mesma quantidade de água destilada usada no processo anterior (80 ml) e o mesmo volume de HCl (15 ml) igualmente de água destilada. Juntar também Fenolftaleína.
  2. Adicionar NaOH e registar o volume utilizado.

Notas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com