TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento 1: Preparo de soluções de HCl e NaOH - Titulação ácido-base e suas padronizações

Por:   •  3/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  2.398 Visualizações

Página 1 de 5

Experimento 1

Preparo de soluções de HCl e NaOH (Titulação ácido-base) e suas padronizações

1. INTRODUÇÃO

Em soluções aquosas, as titulações de neutralização são aquelas nas quais os íons H3O+ são titulados com íons OH (ou vice-versa).

2. OBJETIVO

-Preparo de soluções diluídas de HCl a partir do HCl concentrado

-Preparo solução diluída de NaOh a parti do NaOh sólido

-Determinação da concentração molar exata (padronização) do HCl e do NaOh padronizados

3. METODOLOGIA

3.1 Preparo de 250,0 ml Hcl 0,1 mol/L a partir do Hcl concentrado

3.1.1 Explicação e Cálculos

No laboratório trabalhamos com o Hcl concentrado com valores de densidade: 1,19 g/ml ;

percentual massa/massa: 37,0 g/100g e obtemos a massa molar do ácido somando a massa molar de cada elemento H= 1g/mol + Cl= 35,5 g/mol totalizando 36,5 g/mol de Hcl.

Achamos a Molaridade do ácido através da fórmula :

M= 1,19 x 37,0 x10 / 36,5

M= 12,1 mol/L

Através da fórmula :

(MV)Hcl concentrado = (MV) Hcl diluído

Descobrimos o volume de ácido concentrado necessário para realizar a diluição, logo :

12,1xV= 0,1x250 → V=2,1 ml

3.1.2 Preparo

Pegamos o balão volumétrico acrescentamos 1/3 de agua destilada , 2,1 ml de Hcl concentrado ( colocamos em pequenas porções devido a reação ser exotérmica) respectivamente. Depois completamos com 250,0 ml de agua destilada até tangenciar na marcação. Feito isso, homogeneizamos o acido diluído agitando o balão volumétrico e transferimos a solução para o erlenmeyer.

3.2 Preparo de 250 ml de NaOh 0.1 mol/L

3.2.1 Explicação e Calculos

No laboratório trabalhamos com o NaOh concentrado no estado sólido e sua massa molar é a soma de Na= 23,0 g/mol + O= 16,0 g/mol + H=1,0 g/mol totalizando 40,0 g/mol . Precisamos descobrir a massa e o numero de mols desse composto e usamos a seguinte formula:

n NaOh diluido = M x V

n NaOh díluido = 0,1 x 250 → n Naoh díluido = 25 mmol

Agora descobrindo a massa :

m = n x MM

m = 25 x 40 → m = 1,0 g

A massa que devemos pesar da base concentrada para depois diluir é 1,0 g , porem pesamos em torno de 1,7 g pelo fato do hidróxido de sódio ter absorvido bastante umidade do ar.

3.2.2. Preparo

Pegamos um béquer, lavamos com agua destilado, secamos e colocamos na balança e pressionamos o botam de tarar para retirar a massa do beque da balança deixando assim a balança zerada. Pesamos 1,7g de NaOh concentrado , acrescentamos cerca de 20,0 ml de agua destilada para solubilizar todo o sólido da base, como ficou alguns cristais, pegamos o bastão de vidro, lavamos com agua destilada e , cuidadosamente, amassamos os cristais até total dissolução. Transferimos a base diluida para um balão volumétrico ,limpo e lavo com agua destilada, lavamos em torno de 3 vezes o bastao e o beque e transferimos essa agua com resíduos da base para o balão volumetrico tambem, a fim de usar toda a base que diluimos. Feito isso, homogenizamos a base diluida agitando o balão volumetrico.

3.3. Padronização do Hcl 0.1 mol/L

3.3.1. Explicação

Bórax é um padrão primário cujo nome é tetraborato de sódio decahidratado e será esse composto que utilizamos para padronizar a nosso ácido e base .

O indicador vermelho de Metila tem uma cor amarela para pH maior ou igual a 6,2 e salmão para pH menor ou igual 4,4. Observa-se que é um indicador para solução ácida. Ao colocar o bórax com algumas gotas do indicar, observamos uma mudança do incolor para um tom de amarelo.

A nossa titulação consiste em adicionar gota a gota o Hcl diluido ,que preparamos acima , na solução de bórax junto com o indicador até que atinja uma coloração chamada casca de cebola , que está entre a faixa de pH citado acima.

3.3.2 Preparo

Colocamos uma quantidade de bórax em um béquer para poder rinsar-lo, depois colocamos mais bórax no bequer rinsado para, desta vez, rinsar a pipeta volumétrica. Feito isso, colocamos novamente bórax no bequer rinsado e com a ajuda da pipeta volumétrica e uma pera, transferimos 25,0 ml de bórax 0,0500mol/L para o erlenmeyer. Adicionamos 4 gostas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (572 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com