TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aldeidos e Cetonas

Por:   •  3/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO[pic 1]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

QUIMICA ORGÂNICA II

Identificação e confirmação de aldeídos e cetonas.

 

Mariana Vitoria H. S. e Silva

        

Prof.ª Dr.ª Francine Pazini

Sinop- MT

2018

INTRODUÇÃO:

         grupo funcional tem certas reações e características, sendo assim utilizada com as reações de identificação.  São os testes qualitativos que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade podendo assim observar uma

transformação química a través das mudanças físicas provocadas por uma reação.

        Os aldeídos e cetonas são grupos funcionais que contêm o oxigênio ligado duplamente a um átomo de carbono, sendo assim classificados como grupos carboxílicos. Os aldeídos são grupos formados pela oxidação de álcoois primários em meio ácidos, e as cetonas são formados pela oxidação de álcoois secundários.

MATERIAIS:

11 Tubos de ensaio;

1 Pipeta graduada de 1 mL;

1 pera de borracha;

REAGENTES E AMOSTRAS:

Acetaldeído;

Acetona;

Acetato de etila;

Bissulfito de sódio 10%;

n-butanol;

2,4-dinitrofenilhidrazina;

Formol (formaldeído);

Glicose 1%;

Benedict.

PROCEDIMENTO EXPERIMENAL:

1. Teste de identificação de aldeídos e cetonas: reação com 2,4-dinitrofelhidrazina.

Tubos

Amostras

Quantidade das amostras

Reagente 2,4- dinitrofelhidrazina

1

Acetaldeído

5 gotas

5 gotas

2

Acetona

5 gotas

5 gotas

3

n-butanol

5 gotas

5 gotas

Tabela 1: quantidades de amostras e reagentes.

 No tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de acetaldeído e adicionado mais 5 gotas de 2,4-dinitrofelhidrazina onde se observou que houve uma precipitação e mudança de cor, de translucido para amarelo.

Em outro tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de da amostra de acetona e no mesmo tubo de ensaio foi adicionado 5 gotas de 2,4-dinitrofelhidrazina, onde observou que teve uma leve precipitação, e também ocorreu a mudança de cor de translucido para amarelo.

Com o n-butanol no tubo de ensaio contendo 5 gotas, foi adicionado mais 5 gotas de  2,4-dinitrofelhidrazina, onde se observou que não ocorreu a precipitação, mas ocorreu a mudança de cor de translucido para amarelo.

2. Complexo de adição de bissulfito de sódio a 10%:

Tubos

Amostras

Quantidade de amostras

Reagente bissulfito de sódio a 10%

1

Acetaldeído

6 gotas

1 mL

2

Acetona

6 gotas

1 mL

3

Acetato de etila

6 gotas

1 mL

Tabela 2: quantidades de amostras e reagentes.

No tubo de ensaio foi colocado 6 gotas de acetaldeído, e no mesmo tubo foi adicionado 1 mL de bissulfito de sódio a 10%, onde se observou que não ouve precipitação e nem mudança de cor.

Em outro tubo de ensaio foi colocado 6 gotas de acetona e adicionado 1 mL do reagente bisulfito de sódio a 10%, observou que que a mistura dos dois compostos não teve precipitação e nem mudança de cor.

Foi colocado 6 gotas da amostra de acetado de sódio juntamente com 1 mL do reagente bissulfito de sódio a 10%, onde se observou que não houve precipitação e nem mudança de cor.

Como nenhuma das amostras não ocorreu a precipitação, algum dos compostos estavam apresentando interferências, por isso o teste com bissulfito não ocorreu como o esperado.

3. Reações do iodofórmio:

Em um tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de formaldeído, já no mesmo contendo 2 mL de água destilada. Onde foi adicionado mais 2 mL de hidróxido de sódio 5 % (NaOH), logo após foi adicionado dez gotas de lugol e não houve a mudança de cor da substância, ficando somente translucido.

 Em outro tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de acetaldeído, já contendo 2 mL de água destilada. Foi adicionado mais 2 mL da solução de hidróxido de sódio 5% (NaOH), e logo após adicionado 8 gotas de lugol, onde se observou que a solução precipitou um pouco, se tornando de translucido para amarelo-forte.

Em um tubo de ensaio foi colocado 5 gotas de acetona, no mesmo já contendo 2 mL de água destilada. Foi adicionado 2 mL de hidróxido de sódio com uma pipeta e logo após adicionado 1 gota de lugol, onde o composto já teve uma precipitação e ocorreu a mudança de cor de translúcido para amarelo-fraco.

Em outro tubo de ensaio, já tendo 2 mL de água destilada colocado por uma pipeta, foi adicionado 5 gotas de n-butanol. No mesmo composto foi adicionado 2 mL de hidróxido de sódio 5%, com uma pipeta. Logo após foi adicionado 9 gotas de lugol, onde o mesmo teve uma precipitação.

4. Teste de diferenciação entre aldeídos e cetonas: teste de Benedict.

Tubos

Amostra

Quantidade das amostras

Reagente de Benedict

1

Acetona

1 mL

1 mL

2

Glicose 1%

1 mL

1mL

Tabela 3: quantidades de amostras e reagentes.

Em um tubo de ensaio foi colocado 1 mL de acetona com a ajuda da pipeta, e foi adicionado mais 1 mL de Benedict, onde o composto foi aquecido por 5 minutos em banho-maria, onde o composto não teve precipitação e nem mudança de cor, apenas apresentou que teve uma separação dos solventes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (442.6 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com