TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aldeidos e Cetonas

Por:   •  21/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Centro de Biociẽncia

Laboratório de Química e Inovação Terapêutica

Dennys Victor Souza e SIlva

ALDEÍDOS E CETONAS

Recife

2021

Aldeídos

conceito

[pic 2]

São os compostos orgânicos que possuem uma carbonila (C=O) no final da cadeia carbônica. Esse grupo pode ser abreviado por -CHO, além de ser chamado de formila ou aldoxila. Eles podem ser encontrados na forma gasosa, líquida ou sólida. Sobre sua solubilidade em água depende do tamanho da cadeia, se ela for pequena é solúvel por conta das ligações de hidrogênio que elas realizam, mas com o aumento do tamanho da cadeia fica cada vez menos solúvel, até ficar insolúvel nas grandes cadeias.

Propriedades

Os aldeídos com um ou dois carbonos são encontrados no estado gasoso à temperatura ambiente (25 °C), mas os que possuem de três a onze carbonos na cadeia principal são vistos em estado líquido, os outros com mais carbonos são encontrados em estado sólido na temperatura ambiente. A densidade desses compostos é menor que a água, ou seja, menor que 1g/cm³. Geralmente os aldeídos têm odores bem desagradáveis, mas quanto mais a sua massa molecular cresce, o cheiro diminui, até ficar mais agradável, uma vez que alguns aldeídos aromáticos são usados para fabricação de perfumes.

Nomenclatura

A IUPAC estabeleceu as regras de nomenclatura dos aldeídos e através delas é possível dar um nome para esses compostos. A nomeação é composta por três partes, são elas: PREFIXO + INFIXO + SUFIXO. O prefixo depende do número de carbonos que a cadeia principal contém. O infixo está relacionado com o tipo de ligação que ocorre entre os átomos. Já o sufixo é a representação do grupo funcional que por se tratar dos aldeídos é o “AL”. Alguns exemplos de nomenclatura dos aldeídos segue abaixo:

[pic 3]

Principais aldeídos

Diversos aldeídos são essenciais para o funcionamento do mundo moderno, um dos mais importantes é o metanal, o qual pode ser chamado por aldeído fórmico ou formaldeído. Em condição ambiente ele é um gás incolor e ao ser dissolvido em água ele forma uma solução chamada formol, o qual tem propriedade de desnaturar proteínas, deixando elas resistentes à decomposição causada pelas bactérias. Dessa forma, o formol é muito utilizado como antisséptico e para embalsamento(conservando várias espécies, inclusive o corpo humano).

Exemplos do cotidiano

  • possível identificar os aldeídos em diversas áreas, eles estão muito presentes no nosso cotidiano, alguns casos da utilização desses compostos são: nos produtos para cabelos, pois a progressiva usa aldeídos em sua composição, na fabricação de diversos cosméticos,

na produção de agentes esterilizantes, na conservação de corpos e de produtos químicos, na confecção de tecidos e papéis, além da produção de bebidas alcóolicas.

Cetonas

[pic 4]

Conceito

  • um grupo funcional de compostos orgânicos que possuem um grupo carbonila entre dois átomos de carbono, com isso o oxigênio está sempre fazendo ligação com um carbono secundário, o que recebe o nome de carbonila (C = O). Esse grupo faz parte das funções oxigenadas.

Classificação

Por meio do número de carbonilas presentes na estrutura da cetona é possível classificar esses compostos. São quatro as principais divisões, sendo elas:

  • Monocetona: Contém uma carbonila em sua estrutura.

  • Dicetona: Contém duas carbonilas.
  • Tricetona: Contém três grupos carbonila.
  • Policetonas: Contém mais de três grupos carbonilas.

Ademais, existe outra classificação das cetonas, que utiliza a simetria delas para dividi-las, entre duas categorias:

  • Simétricas: Os radicais que estão ligados à carbonila das cetonas são idênticos

  • Assimétricas: Os radicais ligados à carbonila são diferentes entre si.

Nomenclatura

A IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) estabeleceu algumas regras para nomear as cetonas, são usados, assim como nos aldeídos, três partes para a nomenclatura final. Prefixo, o qual indica o número de carbonos presentes na cadeia principal. Infixo, o qual depende do tipo de ligação presente entre os átomos. Sufixo, o qual depende da função orgânica que no caso é “ONA” representando as cetona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (648 Kb)   docx (592.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com