TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises Clínicas está em constante expansão e desenvolvimento e constitui umas das áreas fundamentais dentro das ciências da saúde

Por:   •  10/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A área das Análises Clínicas está em constante expansão e desenvolvimento e constitui umas das áreas fundamentais dentro das ciências da saúde. As técnicas utilizadas têm cada vez mais tendência para a eficácia, garantindo assim a qualidade dos resultados. (BERLITZ, 2005).

O reconhecimento e a análise da variação nos exames laboratoriais são fundamentais na prestação de serviços de Medicina Laboratorial. Isto porque os pacientes, por si só, têm uma combinação de condições coexistentes, apresentações clínicas e expectativas. Acrescentando-se a multiplicidade de profissionais que prestam esta assistência associada à disponibilidade de testes diagnósticos e à exatidão com que estes são realizados. (BERLITZ, 2005).

Sendo assim o objetivo desde trabalho foi mostrar a importância da automação para o procedimento analítico, pois seu maior ideal é implantar um sistema de qualidade, reconhecer e minimizar erros, permitindo avaliar a performance do laboratório para a obtenção de resultados confiáveis e seguros, nos laboratórios clínicos aborda desde os passos para a coleta de material até a emissão dos laudos. Além disso, o regulamento trata ainda da Organização, Recursos Humanos, Infraestrutura e Biossegurança dos laboratórios. (BERLITZ, 2005).

2. Objetivos

Reconhecer os aspectos gerais de funcionamento de um laboratório de análises clínicas para maior intimidade na área de trabalho.

3. Atividade

No dia 04/04/2018, foi realizado uma visita técnica ao laboratório de analises clinicas MED EXAME, onde farmacêutico responsável, Rafael Andrade pode nos  mostrar todo o funcionamento do estabelecimento desde a fase pré analítica ate a fase pôs analítica. na fase pré-analítica; . O paciente deve receber do laboratório informações sobre o tempo de jejum, a realização de exercícios físicos, o consumo de bebida alcoólica, dentre outras. os laboratórios de analise clínicas devem ficar atentos a cada uma delas e buscar aperfeiçoá-las. O maior objetivo é determinar a concentração ou a atividade de analitos em um material biológico, a obtenção de um laudo de qualidade e evitar que os pacientes recebam um resultado incorreto. Durante a primeira fase, ou pré-analítica, a atenção para com o paciente e o cuidado com os procedimentos para obtenção do material, ou amostra são formas de garantir a qualidade no laboratório.  Fase analítica; é realizada a análise do material coletado. Onde os profissionais da saúde devem ficar atentos e conhecer em profundidade os sistemas analíticos que empregam, os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do equipamento e do método, além do método de controle adotado, como o controle estatístico dos processos.  Apesar de a análise se basear muitas vezes em um sistema automatizado e que possui alta tecnologia, há necessidade da atuação do profissional, de fundamental importância para a garantia da qualidade dos resultados.  Fase pôs analítica;  o exame laboratorial passa pela última etapa, a pós-analítica. Nela há envio e interpretação dos resultados e consequentemente o diagnóstico e tratamento.

[pic 1]

4. Conclusão

  Á parti da visita técnica conclui-se que os resultados dos exames laboratoriais, vai depender de um conjunto que se interliga desde o trabalho, reagentes, equipamentos utilizados são necessários, para aferir corretamente a parte do método analítico, o resultado satisfatório e para alcançar as metas de redução dos erros e aumentar a segurança nos processos pré- analíticos, faz-se necessário implantar atividades que visam à formação, educação e cultura de todos os profissionais envolvidos nos processos de obtenção e manipulação de amostras biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com