TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de Cosméticos Faciais

Por:   •  21/8/2017  •  Artigo  •  14.121 Palavras (57 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 57

COSMÉTICOS FACIAIS

Base para creme

  • 50% de óleos e manteigas vegetais
  • 50% de água destilada ou hidrolato
  • Em cima dessa base, adicione 10% de emulsificante ester de sucre
  • 1 a 3% de oleos essenciais
  • 1 a 3% de extratos vegetais (extrato glicólico e mais recomendado)
  • Conservante (proporção conforme tipo escolhido)
  • Antioxidante (proporção conforme tipo escolhido)

ESTER DE SUCRE

  • Acido Esteárico – 35% - 84gr
  • Açúcar Refinado – 25% - 60gr
  • Hidroxido de Sodio – 4% - 10gr
  • Água – 36% - 90gr

Feitio:

Etapa 1: Diluir o hidroxido de sodio em metade da agua (45gr). Sempre despejando o hidroxido de sodio na agua e nunca ao contrario. Usar mascara, oculos, luvas, avental e roupas de mangas compridas.

Etapa 2 – Diluir o acucar na outra metade da agua, em banho maria. Depois adicionar o acido estearico.

Etapa 3 – Com cuidado, despejar a lixivia sobre a mistura do acido estearico com acucar e a agua.

Etapa 4 – Adiciona o resultado ao banho maria, mexendo as vezes, ate que a agua seque completamente.

Etapa 5 – Aguardar 3 semanas para que se complete a reacao, e ralar o resultado. Aguardar 1 semana mais e esta pronto para usar o seu próprio emulsificante biodegradavel.

  • Diluir o emulsificante em banho maria junto com os óleos, e aquecer a fase água da emulsão no mesmo banho-maria.
  • Diluir na fase água os conservantes (se for de grau alimentício). Se for usar alguma goma como estabilizante, adicionar na fase águatambém.
  • Criar um vórtex na fase água, com o mixer, e ir despejando o conteúdo oleoso aos poucos, em fio (método usado para fazer maionese e outras emulsões culinárias).
  • Continue batendo um pouco e parando, até que esfrie. Pode colocar em um recipiente com água fria para que esfrie mais rápido. Depois que estiver em temperatura ambiente e emulsificado, coloque os aditivos, como óleos essenciais, o antioxidante, o conservante livre (se optar por ele), corantes naturais e outros.

EMULSIFICANTE DE LECITINA DE SOJA EM PÓ

A lecitina de soja é muito parecida quimicamente com as ceramidas e, adicionada em formulações, dá uma suavidade, um toque especial,além de fazer com que os ativos da formulação, penetrem mais rápida e profundamente nas camadas da pele. Para utilizar o pó em formulações, é necessário dissolvê-la na fase oleosa da formulação. Caso sua formulação seja sem óleo, você pode dissolvê-la em óleo vegetal ou qualquer óleo bem fino. Use um receipiente que resista ao calor. Coloque uma quantidade pequena de óleo, polvilhe a quantidade desejada de ceramida, dispersando-a no óleo mexendo bem. Coloque em banho-maria podendo chegar até 70 graus,mexendo até que fique totalmente dissolvida. Desligue o fogo,espere esfriar e utilize na sua formulação.

Para criar uma fórmula de emulsão básica, tente trabalhar com esta fórmula simples:

  • 1 parte de Emulsionante
  • 3 partes de óleo / manteiga vegetal
  • 6 partes de água

A parte de emulsionante pode ser feita com 100% de cera emulsionante ou de uma combinação de 80% de cera de abelha, 10% Borax, e 10% de Lecitina. Experimente com a quantidade de água, óleo ou emulsificante você tem que criar texturas únicas. Você também pode tentar mudar cera de abelha para outras ceras como, por exemplo, a cera de carnaúba ou a cera floral .

Modo de preparo:
Para criar uma emulsão, comece por aquecer as ceras, óleos e manteigas, juntamente com a lecitina.

Em um recipiente separado, aqueça a água e o bórax. Quando todas as fases estiverem quentes, e as ceras já estiverem completamente derretidas, comece a colocar fase aquosa na oleosa mexendo sempre.

Verter lentamente uma porção muito fina da mistura oleosa na fase aquosa, enquanto mexe continuamente.

Após os ingredientes estarem completamente combinados, continuar a mexer a mistura durante, pelo menos, uns cinco minutos. A mistura deve ficar grossa e opaca.

Dependendo de seus ingredientes a sua mistura pode variar na textura e aparência.

Dar o ponto de emulsão estável também pode exigir alguns ajustes destes índices, dependendo dos ingredientes que você escolher.

Tônico Facial Antiacne

A combinação de extratos glicólicos e hidrolatos florais proporciona limpeza e hidratação à pele, deixando uma sensação de intensa maciez e frescor. A combinação dos extratos glicólicos de Bardana (Arctium lappa), Hammamelis (Hammamelis virginiana) e algas marinhas (Fucus vesiculosus) com o hidrolato de Melaleuca (Melaleuca alternifolia) resulta numa poderosa ação adstringente, anti-olesidade, anti-acne e cicatrizante. Os hidrolatos de lavanda (Lavandula officinalis), gerânio (Pelargonium odoratissimum) e rosas (Rosa damascena) ajudam a controlar a oleosidade, além de tonificar, purificar e acalmar peles sensíveis e acneicas. Essas propriedades são intensificadas quando o tônico é utilizado em combinação com a argila verde, que possui ação adstringente, secativa e cicatrizante. Atua também removendo o excesso de oleosidade da pele, além de conferir uma suave esfoliação.

Composição:  Extratos glicólicos de bardana, hamamelis e algas marinhas e hidrolatos de rosas, gerânio, lavanda e melaleuca. 

Creme Natural Anti-olheiras Rejuvenescedor

Cera de coco, óleo vegetal de rosa mosqueta, água desmineralizada, óleo essencial de Cipreste, óleo essencial de Lavanda e óleo essencial de Gerânio.

Creme Facial Natural Rejuvenescedor com óleos essenciais Anti-Idade

Cera de coco, óleo vegetal de rosa mosqueta, água desmineralizada, óleo essencial de Olíbano, óleo essencial de Cedro, óleo essencial de Ylang Ylang.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.7 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com