TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação do hormônio Otoxitocina e suas principais funções no corpo

Projeto de pesquisa: Apresentação do hormônio Otoxitocina e suas principais funções no corpo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 11

Objetivo

Apresentação do hormônio Ocitocina e suas principais funções no organismo

Histórico e Definição.

A Ocitocina é um hormônio neuropeptídio, formado por nove aminoácidos, sintetizado em núcleos localizados no hipotálamo.

Descoberta em 1909, quando o farmacologista inglês Henry H. Dale notou que o hormônio levava à contração do útero em gatas grávidas. Dois anos após o achado, a ocitocina já começava a ser usada por médicos para induzir o parto em gestantes. O hormônio viria a ser vinculado ainda à amamentação — ao estimular a musculatura da glândula mamária, facilitando a expulsão do leite. "Depois, ele passou a ser chamado de hormônio do amor, porque é liberado durante o ato sexual e o beijo", diz Pedro Saddi, endocrinologista e professor da Universidade Federal Paulista (Unifesp). Nos últimos anos, no entanto, uma série de pesquisas começou a sugerir que a substância tem um papel crucial de reguladora do comportamento social.

Funções

Hoje pode se realmente confirmar facilitação de contrações do músculo liso do útero no momento do parto e a ejeção de leite durante a lactação. Desde então, este hormônio esta sendo encontrado para regular o comportamento maternal e para ajudar na formação de laços sociais. Pesquisas realizadas sugerem que a ocitocina está intimamente relacionada com a vasopressina (hormônio humano secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial) desempenhando um importante papel no desenvolvimento da cognição normal, em interações sóciais, atuando indiretamente ocasionando uma ação antiestressora. Também está envolvida no funcionamento do reconhecimento social e a infusão de vasopressina no cérebro pode prolongar a duração da memória de reconhecimento social.

Aspectos Anatômico:

A produção da Ocitocina ocorre no Hipotálamo e é armazenada pela hipófise posterior.

O hipotálamo anatomicamente é parte do diencéfalo e se dispõe nas paredes do 3º ventrículo do sulco hipotalâmico que o separa do tálamo. Ele apresenta uma estrutura do sistema nervoso central que esta envolvida em uma serie de processos fisiológicos.

Quanto à organização do sistema hipotálamico – hipofisário, estes encontram se conectados anatomicamente, pela haste hipofisária ( infundíbulo) e , funcionalmente por neurônios provenientes de distintos núcleos hipotalâmicos Os neurônios magnocelulares se dirigem a neuro – hipófise, onde os hormônios produzidos no hipotálamo ficam armazenados em vesículas de secreção ate serem liberados por estímulos específicos que deflagram potencias de ação nos mesmos.

A hipófise é um pequeno órgão pesando cerca de 0,5g no adulto cujas dimensões são cerca de 10 X 13 X 16 mm. Localiza-se em uma cavidade do osso esfenoide - a sella túrcica - que é um importante ponto de referência radiológico. A hipófise se liga ao hipotalamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que é a ligação entre a hipófise e o Sistema nervosa central.

Devido a sua origem embriológica, a hipófise consiste na realidade em duas glândulas: a neuro-hipófise e a adeno- hipófise, unidas anatomicamente, porém exibindo funções diferentes.

A adeno-hipófise e a neuro-hipófise , no adulto, estão divididas em três partes, cada uma. A neuro-hipofise, formada de tecido nervoso, inclui o lobo posterior (ou parte nervosa), a principal e mais expandida porção; a eminência mediana, a parte superior que fixa a glândula ao hipotálamo ; e o infundíbulo (ou pedículo infundibular de conexão). A eminência mediana é parcialmente envolvida pela parte tuberal, a qual liga através de uma rede de muitos capilares ao lobo anterior. A neuro-hipofise (por meio de neurônios modificados do hipotálamo) libera dois hormônios peptídicos. Todos os hormônios entram na circulação sistêmica e são levados a tecidos-alvo distantes para regular suas funções.

Neuro-hipófise:

A neuro-hipófise, a porção de origem nervosa, consta de uma porção volumosa, a pars nervosa e do seu pedículo, o infundibulo, que se continua com o hipotálamo.

Vascularização:

As artérias hipofisárias inferiores, direita e esquerda, irrigam principalmente a neuro-hipófise, mas enviam alguns ramos para o pedículo da hipófise.

Irrigação:

A irrigação da neurohipófise é feita pela artéria hipofisária posterior, que se ramifica em capilares fenestrados. Nesses capilares são liberados os hormônios que serão levados ao resto do corpo.

Aspectos Histológicos

Hipotálamo:

Características da Neuro-Hipófise:

• Formada por tecido nervoso, consiste em três componentes histológicos:

• Os pituicitos, que se assemelhas a astrocitos sendo aproximadamente 25% do volume desta estrutura , dão sustentação aos axônios.

• Capilares fenestrados que sustentam os axônios e são derivados da artéria hipofisaria inferior.

• Possui axônios amielinicos de neurônios neurosecretores, cujos corpos estão localizados nos núcleos supra-optico e paraventricular do hipotálamo.As demais partes encontra se no trato hipotalâmico-hipofisario .

Neuro-hipófise

• A neuro-hipofise consiste na pars nervosa e no infundíbulo. A neurossecreção é transportada ao longo dos axônios e se acumula nas suas extremidades, situadas na pars nervosa, seus depositos formam estruturas conhecidas como corpos de Herring. Os granulos de neurossecreção são liberados e seu conteudo entra nos capilares sanguíneos fenestrados que existem em grande quantidade na pars nervosa, e os hormonios são distribuidos para a circulação geral.

• A ocitocina é armazenada na neuro-hipofise e liberadas por meio de impulsos nervosos de fibras nervosas originadas no hipotalamo. Sendo a maioria das fibras dos núcleos ventriculares as responsáveis pela secreção de ocitocina.

Terminação Neurossecretora:

1º imagem fotomicrografia do lobo posterior

Feixes de axonios do trato hipotalamico-hipofisario (HT) se misturam a muitos pituicitos com nucleos pleomorficos (setas). Um capilar fenestrado (cap), cortado transversalmente, mantem eritrocitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com