TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Analises de Micrografias

Por:   •  10/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Rio, 09 de agosto de 2021

Aluna: Larissa de Araújo Reis

Histologia/ Felipe Leite

  • Micrografia n° 1:
  1. Podemos classificar o tecido representado pela letra A, como Tecido Epitelial simples cilíndrico/prismático baseado em suas características gerais observadas a partir do corte em lâmina. Dessa forma, podemos observar a existência de células justapostas, isso quer dizer, células que possuem uma intensa conexão ou adesão entre suas membranas através de proteínas integrais (oclodinas,caderinas, claudinas e integrinas) e suas junções. Tendo em vista essa característica, como consequência podemos dizer que a matriz extracelular está pouco presente nesse tipo celular, além disso são células que possuem uma determinada forma geométrica, e nesse caso especificadamente se apresentam retangulares, onde sua base é menor do que sua altura e por isso classificado como cilíndrico/ prismático, além de serem classificadas como simples por apresentarem apenas uma camada de células, observada através de seus núcleos. É um tecido que não apresenta a presença de vasos sanguíneos, ou seja, é avascularizado e pode apresentar nervos que estarão associados aos sentidos, inervado. (Presente no sistema digestório por exemplo). Há também a presença de células caliciformes dispersa sobre esse tecido de revestimento, sendo identificada pela sua coloração pálida proveniente do acúmulo de conteúdo mucoso, são as chamadas glândulas exócrinas unicelulares.
  2. Podemos classificar o tecido representado pela letra B, como Tecido Conjuntivo propriamente dito Frouxo/ Areolar, baseado também em suas características gerais. Podemos observar uma maior presença de matriz extracelular através da cor pálida entre as células, indicando a substância amorfa fundamental, e isso pode ser explicado com base na baixa aderência entre as células, logo, nesse tipo celular, as células se apresentam isoladas uma das outras indicando a menor presença de famílias de proteínas com capacidades aderentes. É um tecido que contem vasos sanguíneos e nervos em sua matriz extracelular (vascularizado e inervado). Além disso, é classificado como frouxo/areolar por apresentar muitas células quando comparados a quantidade de fibras proteicas presentes em sua matriz extracelular, a pouca presença dessas fibras (ou então, pode haver a presença predominantes de fibras reticulares, que oferecem uma baixa sustentação) indica uma baixa resistência e uma coloração pálida observada na lâmina.
  3. Por último, podemos classificar o tecido representado pela letra C, como Tecido Muscular  Liso, baseado em suas características gerais. Esse tecido é especializado por apresentar células fusiformes (tamanhos variados) com funçãos de contração, além de apresentar vasos sanguíneos e nervos que estão diretamente associados com a sinalização para possível contração característica. Nesse tipo de tecido muscular nós não observamos a presença de estriação devido a diferente organização das proteínas contráteis quando comparadas com os outros tecidos musculares. Dessa forma, podemos identificar no corte longitudinal sinalizado pela letra C na parte superior da micrografia, a camada muscular externa onde observamos a presença de fibras com núcleos alongados caracterizado por seu formato espiral ou de “saca-rolha”, amplamente vascularizado. Já no corte transversal sinalizado pela letra C na parte inferior, identificamos a camada muscular interna onde podemos observar também a presença de fibras com núcleos dessa vez, centralizados e região perinuclear mais pálida. (Presente  em órgãos e vasos sanguíneos que sofram uma determinada  pressão, como na bexiga).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com