TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades Gerais das Resposta Imunológicas

Por:   •  9/6/2020  •  Ensaio  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 8

IMUNOLOGIA CLÍNICA

Propriedades Gerais das Resposta Imunológicas

Imunidade Proteção contra doenças infecciosas (Sistema Imune resposta Imunológica).

Como é formado o Sistema Imunológico? Barreira física contra infecção ex- pele, mucosa, pelos. Mata os microrganismos pela produção local de antibióticos (como as defensivas, catelicidinas). O Linfócito intra-epitelial mata os microrganismos e as células infectadas pelos antígenos.

Imunidade inata: Conhecida como, celular e natural, mediada por células, (macrófago e fagócito também fazem parte), primeira linha de defesa, a barreira epitelial (pele) ela protege os tecidos quando houver lesão não haverá barreira epitelial, o macrófago mesmo assim fagocitam. Primeira linha de defesa, pela mucosa, pelo suor. Quando tem sinalização de corpo estranho, o macrófago vem para fagocitar, a APC reconhece a sequência do antígeno e migra pro linfonodo, apresenta para os linfócitos. Ativa os linfócitos B, produz anticorpo exclusivo para aquele antígeno, produz linfócitos T que produz citosina, que participa da resposta inflamatória.

Se o macrófago não conseguir fagocitar tudo ele libera citocinas e cai na corrente sanguínea para chamar mais macrófagos e incha na hora, e os neutrófilos ( ou outra célula como basófilos, eusinofilos, vai depender do que for) ele vai sair da corrente sanguínea faz a diapedese (passagem da corrente sanguínea para o tecido), depois de ter migrado ao tecido ele ajuda o macrófago fazer fagocitose, vai fica lá e depois morre. O macrófago não da conta de fagocitar sozinho.

 -Ativação do complemento sérico. Fagócito com microrganismo ingerido (fraca atividade microbicida)

Imunidade adquirida: começa com uma célula APC ou Dendrítica está no tecido conjuntivo esperando a infecção, quando há a infecção a APC reconhece a sequência do antígeno e leva no linfonodo, apresenta aos linfócitos. Ativa linfócitos B (produz anticorpo especifico contra aquele antígeno), e o linfócito T produz citosinas, para ativar mais linfócitos B e T melhorando a resposta imunológica.

-Ocorre a ativação dos linfócitos B e a secreção de anticorpos, maior ativação do complemento e eliminação do microrganismo, ai ocorre a ativação do linfócito T, ativando dos fagócitos pelas células T,  eliminação dos microrganismos pelos fagócitos ativados.

*complemento- 35 proteinas que ta dissolvida na parte liquida do sangue, uma proteína fica ativada e ativa a outra, ai forma-se uma cascata. Precisa-se de ativação, mas as proteínas já estão no sangue circulando. Forma-se um poro na membrana que destrói a bactéria.

Macrófagos: está na primeira linha de defesa, está no tecido conjuntivo para fazer fagocitose. Se está tendo invasão de bactéria o monócito sai do tecido conjuntivo atravessa o epitélio transforma em macrófago e faz fagocitose. Intervêm na defesa do organismo contra infecções. Função: fagocitose/ ativação de mecanismos bactericida e apresentação de antígenos. 

Célula Dendrítica: são células imunes. Sua principal função é capturar e transportar os antígenos para a drenagem nos linfonodos.  Constituem-se de 1% das células circulantes no sangue periférico. Localizam-se nos tecidos: pele, TGI, e no sistema respiratório (porta de entrada para os microrganismos). Capturar e transportar antígeno para o linfonodo onde estão os Linfócitos.

Dendrítica ou apc: células que reconhece o antígeno, leva até o linfonodo apresenta aos linfócitos, e ativa os linfócitos B(anticorpo) exclusivo para esse antígeno.

Neutrófilos: ou polimorfonucleares. Constituem importante defesa celular contra a invasão de microrganismos. Os neutrófilos no sangue circulante são esféricos e não fagocitam, mas se tornam ameboides e fagocitários tão logo toquem um substrato sólido sobre o qual possam emitir seus pseudópodos. Os neutrófilos são uma classe de células sanguíneas leucocitárias, que fazem parte do sistema imunitário do corpo humano e é um dos 5 principais tipos de leucócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos). Eles são fagócitos capazes de ingerir microrganismos ou partículas.

Defesa contra infecção bacteriana, atuando em processos inflamatórios, e ajuda na fagocitose

Eosinófilos: são células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto com os mastócitos, também controlam mecanismos associados com a alergia e asma. Desenvolvem-se na medula óssea (pela hematopoise) antes de migrar para o sangue periférico. Função: Mata os parasitas revestidos por anticorpos. Libera grânulos com acido para matar o parasita. E possui núcleo globulado, até 3 a 4 lóbulo, 1 núcleo só que produz constrições = lóbulos.

Basófilo: Célula envolvida nas reações de hipersensibilidade imediata, acredita-se que também participam de processos alérgicos; produzem histamina e heparina. A resposta dos basófilos traduz-se em dois processos complementares: desgranulação e libertação de histamina. Quando Libera muita heparina e histamina, tem desgranulação excessiva de grânulos, podendo causa edemas de glote (parada respiratória) ai é preciso entrar com anti-histamínico. A presença deles na corrente sanguínea ajuda no diagnóstico. Geralmente se acha um ou nada no exame, quando tem mais que isso é porque ta alterado.

Mastócito: é uma célula do tecido conjuntivo, originado de células hematopoiéticas situadas na medula óssea. Contém no seu interior uma grande quantidade de grânulos cheios de histamina (substância envolvida nos processos de reações alérgicas) e heparina (uma substância anticoagulante). O seu papel mais conhecido é na reação alérgica. Desempenha também um papel de proteção e na defesa contra organismos patogênicos. Função: liberação de grânulos que contém Histamina e outros agentes ativos. Não estão presentes na corrente sanguínea, e sim no tecido conjuntivo, no interior tem heparina e histamina ocorre desgranulação, liberando a heparina e histamina.

Mecanismo de secreção dos Mastócitos: O antígeno entra em contato com o receptor, ativa tudo dentro da célula, pois está tudo desativado, ocorre a sinalização junta os grânulos (de heparina e histamina) e libera pela exocitose. La dentro produz essa heparina e histamina, ai junta os grânulos e libera, isso quer dizer que algo está errado.

Estudar slide 23

Células exterminadoras naturais (células NK) são um tipo de Linfócitos (glóbulos brancos), responsáveis pela defesa específica do organismo). Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.  Sua atividade citotóxica contra células tumorais de diferentes linhagens, sem a necessidade de reconhecimento prévio de um antígeno específico, contrariamente ao funcionamento dos linfócitos T. Função: lançamentos grânulos líticos que matam algumas células infectadas por vírus. Lesa células infectadas por uma bactéria, microrganismo ou vírus. Quando uma célula tem alteração seja ela genética ou tumoral há alteração da membrana, a NK se liga no receptor vê que tem alteração e mata a célula. Se liga libera os grânulos tóxicos lisa as células infectadas. Quando se liga via recepto ( e vê que o self é meu), ai desliga (normal) sem alteração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com