TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assista aos Documentários "Não respire - Contém amianto" e "Carne e Osso"

Por:   •  8/9/2021  •  Artigo  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 2

Assista aos documentários "Não respire - Contém amianto" e "Carne e Osso" disponíveis nos links a seguir:

FILME “NÃO RESPIRE – AMIANTO” https://www.youtube.com/watch?v=NptrP1p3OQ4

FILME “CARNE E OSSO” https://www.youtube.com/watch?v=_X8ALDZH_Dk

Pesquise em outras fontes e pesquisas que julgue pertinentes. Há diversos textos, livros e vídeos sobre os temas, pesquisem e tirem as suas próprias conclusões!

Em relação ao primeiro vídeo, cabe esclarecer que não há dúvidas que a exposição ao amianto e a sua inalação trazem enormes prejuízos à saúde. Pesquisem na internet (vejam, por exemplo, o site da ABREA). Importante salientar que o STF proibiu o uso do amianto no Brasil no dia 29/11/2017.

Mas deixem-me colocar mais lenha nessa fogueira, pois cabem algumas considerações sobre esse tema... Só há amianto no subsolo de alguns países do mundo: Brasil, Canadá, China, África do Sul e Rússia. Portanto, o beneficiamento e o processamento podiam e podem ocorrer em qualquer lugar no mundo, mas a extração só nesses países. As mineradoras de amianto afirmam que o que existe é uma "barreira não tarifária" para garantir que o amianto não entre mais em alguns mercados.

Com a "epidemia" de asbestose nas décadas de 60 e 70, as mineradoras de amianto investiram em tecnologia e criaram/implementaram o UCA: Uso Controlado do Amianto. Cabe uma reflexão, por que o uso/manuseio de fontes de radiação ionizante pode ser muito mais perigoso que o uso do amianto e estas não foram banidas em nenhum lugar do mundo?

A proibição do uso de amianto obrigou a criação de materiais sintéticos para substituir o amianto nas indústrias. Não há estudos que comprovem que o uso desses materiais sintéticos não faça mal à saúde dos que os manipulam... Vale ressaltar: o uso do amianto faz mal à saúde! Mas será que o seu banimento foi realmente uma solução unicamente baseada na garantia da saúde das pessoas?

Em relação ao segundo vídeo, observe a quantidade de riscos a que estão expostos os trabalhadores de um dos maiores setores da economia brasileira, com ambientes incorporando o que há de melhor na tecnologia de produção.

Elabore um texto, de 40 a 60 linhas, respondendo às seguintes questões, relacionando as respostas com os DOIS documentários:

  1. Focar esforços em mudanças na legislação pode gerar respostas à altura dos desafios da promoção de SST nesses ambientes?
  2. Focar esforços em um sistema de fiscalização mais eficiente pode gerar respostas à altura dos desafios da promoção de SST nesses ambientes?
  3. Como envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?
  4. Como um técnico contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?

BOM TRABALHO!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com