TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Batom Cicatrizante de Urucum e Rosa Mosqueta

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Batom Cicatrizante de urucum e rosa mosqueta

Maíra Mercês Barreto1, Alaine Azevedo Barbosa2, Ravena Santos Costa2* e Sheyla Prates2 1Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PQ), 2Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (IC).

ravenascosta@gmail.com

Palavra Chave: Inovador, cicatrização, urucum, batom, antioxidantes.

Introdução

O batom cicatrizante de urucum e rosa mosqueta objetiva melhorar o aspecto labial de homens e mulheres que possuem lábios ressecados por diversos fatores, entre eles, o uso de aparelho odontológico, fatores genéticos ou utilização de medicamentos. O ressecamento dos lábios causam rachaduras que podem evoluir para feridas devido ao rompimento do tecido epitelial, e além de causarem muito incômodo, essas feridas também afetam a estética dos indivíduos.

Materiais e Métodos

Materiais: Balança analítica, Chapa aquecedora, 2 espátulas, 1 espátula pão duro, 1 béquer de 100 mL, 4 vidro de relógio, 1 pipeta volumétrica de 5 mL, 1 micropipeta de 100 µL, 1 bastão de vidro.

Método:        Pesou-se a cera de abelha, a manteiga de karitê, manteiga de cacau e o ácido esteárico e medidos os volumes dos óleos de amêndoas, de rosas mosqueta, de côco, com auxílio de uma pipeta volumétrica, e do urucum utilizou-se uma micropipeta. Todos foram acrescentados ao béquer de 100 mL e a adicionados os sólidos.

        Em seguida o béquer foi levado para placa aquecedora com homogeneização constante até total solubilização das ceras, porém não deixado ultrapassar 80°C.

        Com a mistura ainda quente foi transferida para as embalagens dos batons e aguardou-se a solidificação.

        Por fim rotularam-se os batons e manteve-os em temperatura ambiente.

Resultados e Discussão

A forma farmacêutica pensada para o produtor inovador foi um batom, pois o mesmo é um sólido de fácil aplicação, pode ser facilmente carregado e guardado, além de ser próprio para o fim medicamentoso pensado.

Levando em consideração que os IFAS se tratavam de dois óleos, utilizou-se cera de abelha, manteiga de cacau e manteiga de karitê para serem a base do batom. Além de elas serem substâncias apolares, proporcionando a dissolução dos IFAs, como também promoveram a consistência para a forma farmacêutica planejada. Além disso as manteiga usadas tem características de emolientes, hidrantes e umectantes, ideias para a terapia.

O amêndoas foi utilizado como principal emoliente, enquanto o óleo de coco como umectante. Enquanto o ácido esteárico nada mais é do que o tensoativo que vai reduzir a tensão superficial, de modo a promover uma fácil aplicação do produto.

O óleo de urucum possui dois carotenóides característicos que são a bixina e norbixina. Ambos os compostos possuem ações antioxidantes que auxiliam no processo cicatricial por serem pró-inflamatórios, desse modo eles amenizam as reações oxidativas durante a cicatrização. Essas ações promovem uma regeneração mais consistente e equilibrada logo nas primeiras fases, isso por que ela é acelerada devido à maior formação de crostas e re-epitelização do tecido lesado. (CAPELLA. et al. 2016).

Já o óleo de rosa mosqueta tem um grande potencial regenerador da pele, o que o fez ganhar grande popularidades entre as mulheres recentemente.  Isso se deve ao fato de que ele é cicatrizante, emoliente e acelera a proliferação de células novas, por possuir ácidos graxos insaturados e saturados, dentre eles, o láurico, o araquidônico e o ácido transretinoico na sua composição. Desse modo sendo eficaz no tratamento da pele, porque esses compostos possuem ação antioxidante que contribui para a regeneração tecidual, sendo também essenciais para a síntese e deposição de colágeno, o que incita o crescimento celular, e além disso, também tem potencial anticarcinogênico e de inibidor dos radicais livres em processos inflamatórios (SANTOS; VIEIRA;  KAMADA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com