TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - COORDENAÇÃO

Por:   •  5/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Brasil. CEP: 64049-550 Contato: 3215 5870   farmaciatheufpi@gmail.com

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

CURSO DE FARMÁCIA – UFPI

COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - COORDENAÇÃO

[pic 3]

Lília Rafaela Barbosa de Sousa

DEZEMBRO/2017

TERESINA/PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 4][pic 5]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Brasil. CEP: 64049-550 Contato: 3215 5870 /     farmaciatheufpi@gmail.com

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - COORDENAÇÃO

Relatório de atividades do estágio obrigatório V (45 horas) apresentado ao curso de Farmácia como requisito para conclusão do estágio.

Docente-Orientador: Sabrina Maria Portela Carneiro

DEZEMBRO/2017

TERESINA/PIAUÍ

 1. INTRODUÇÃO

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) tem assegurado investimentos e avanços importantes em diversas áreas, sendo a Assistência Farmacêutica (AF) uma delas e compreendendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o acesso e seu uso racional. Atualmente, a Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), popularmente conhecida como Farmácia de Medicamentos Excepcionais, localiza-se na Rua 24 de Janeiro, Centro, Ed. Teresa Christina, Teresina-Piauí e dispõe de 147 tipos de medicamentos para mais de 40 patologias.

O componente especializado da AF foi iniciado em 01 de maio de 2010 e somente em 31 de julho de 2013 foi publicada a portaria GM/MS nº 1554 que definiu as regras para financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). São mais de 12 mil pacientes atendidos, regularmente, em todo o Piauí, através de nove Centros de Distribuição situados na capital do estado, Teresina, e em cidades no interior como Parnaíba, Picos, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Bom Jesus e Piripiri.

Para qualificar a gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), apresenta o HÓRUS -  Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica.  O HÓRUS é uma importante ferramenta tecnológica utilizada para auxiliar os gestores de saúde na qualificação da assistência farmacêutica, bem como na transparência dos serviços prestados, tendo em vista as diretrizes traçadas pela Política Nacional de Assistência Farmacêutica e possibilita sua integração a outros sistemas do SUS, como: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

2. OBJETIVOS

  • Entender o funcionamento do CEAF e as atividades desenvolvidas na coordenação de Assistência Farmacêutica;
  • Proporcionar contato prático do aluno com o serviço de assistência à saúde para pacientes do SUS;
  • Oferecer subsídios para o aprendizado na área de assistência farmacêutica, principalmente no que diz respeito aos processos envolvidos no fornecimento de medicamentos excepcionais à população.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO

  • Estudo do protocolo clínico e diretriz terapêutica para entender os medicamentos e exames necessários para inclusão do paciente ao tratamento do Câncer de próstata;
  • Estudo do protocolo clínico e diretriz terapêutica para entender os medicamentos e exames necessários para inclusão do paciente ao tratamento da Deficiência de Hormônio do crescimento e Púrpura Trombocitopênica Idiopática;
  • Aprender a fazer cadastro de pacientes, dispensação e controle de estoque de medicamentos pelo HÓRUS estratégico;
  • Explicação sobre o protocole de Talidomida, seguida pela dispensação do medicamento;
  • Escaneamento de empenhos e andamento da entrega de medicamentos por meio do contato com fornecedores que não tinham feito as entregas, para saber a previsão de chegada dos medicamentos.
  • Organização de planilha com empenhos atrasados para controle do estoque;
  • Análise da solicitação de troca de medicamentos por empresas que venceram as licitações pra saber se poderia haver, ou não, a intercambialidade desses medicamentos.

3.1 ASPECTOS POSITIVOS DO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Profissionais bastante qualificados e educados, com tarefas bem definidas e que cumprem adequadamente seu horário de trabalho com atividades do setor.
  • Presença de estagiários extracurriculares no local.

3.2 ASPECTOS DO LOCAL DE ESTÁGIO QUE PODERIAM MELHORAR

  • Aumento do espaço físico, pois a sala da coordenação é pequena para tantos profissionais e estagiários;
  • Computador e impressora novos, para facilitar o andamento do serviço;
  • Assentos adequados para que os profissionais e os estagiários possam realizar suas atividades com conforto;
  • Internet de qualidade para não atrasar o serviço;
  • Planilha com atividades de cada estagiário, para evitar perca de tempo e ócio.

4. CONCLUSÃO

A partir das atividades desenvolvidas e do convívio com os farmacêuticos que trabalham na Coordenação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica foi possível desenvolver habilidades de comunicação com pacientes, assim como entender sobre a rotina do local, desde o processo de licitação até a entrega dos medicamentos pelos fornecedores, quando, então, eles são fornecidos para a população que se inclui nos protocolos clínicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com