TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE QUALIDADE DE FORMAS LÍQUIDAS I

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade De Brasília Faculdade De Ceilândia Curso De Farmácia

Controle Físico-Químico da Qualidade Docente: Paulo Barboni

CONTROLE FÍSICO QUÍMICO DA QUALIDADE DE FORMAS LÍQUIDAS I

Bruno Alcântara do Prado....................130064611 Caio Cremonez.....................................130007013

Isis Hoanny Duarte dos Santos............140042377 Mariane Marques.................................140085386

Ceilândia ABRIL/2017


ÍNDICE

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        4

MATERIAIS E PROCEDIMENTOS        4

RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

CONCLUSÃO.        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Titulação é um procedimento analítico, onde um composto de quantidade desconhecida é determinado por meio da reação deste com um reagente padrão; titulante: reagente ou solução, cuja concentração é conhecida; e titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida. Segundo SKOOG, et al (2006) em uma titulação, o analíto reage com um reagente padronizado (o titulante) em uma reação de estequiometria conhecida. Geralmente, a quantidade de titulante é variada até que a equivalência química seja alcançada, como indicado pela mudança de cor de um indicador químico. Quando a quantidade de reagente padrão é equivalente à quantidade de analíto a titulação atingiu o ponto de equivalência.

O ponto de equivalência de uma titulação é aquele calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação, volume exato em que a substância a ser determinada vai ser titulada. Não pode ser determinado experimentalmente. Já o ponto final de uma titulação, chamado comumente de ponto de viragem, é aquele determinado experimentalmente de forma visível, causando mudança de cor.

Para efetuar uma titulação precisa é necessário o uso de soluções padrão que cumpra determinados requisitos, um desses seria uma solução com alto grau de pureza. Soluções padrão são classificadas em primário e secundário, sendo primário soluções de referência utilizadas nos métodos titulométricos e a secundária sua concentração é determinada através da comparação (padronização) contra um padrão primário.

As reações que ocorrem em titulações podem ser classificadas como de neutralização, formação de complexos, precipitação e oxido redução. No experimento foi realizado a titulação de oxido redução. A glicose age como um agente redutor com os íons cúpricos da solução de Fefling, por ação do aquecimento. Quando a glicose reagem com os íons de cobre se oxida e o cobre e reduzido formando o precipitado de cor vermelho tijolo.


  1. OBJETIVOS

Realizar o controle físico químico da qualidade de formas farmacêuticas líquidas sendo esta uma solução de 1% de glicose

  1. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS

3.1 Materiais:

  • Vidro de relógio
  • Balança analítica
  • 1 g de D(+) Glicose Anidra
  • Bureta 50 mL
  • Água destilada
  • Becker 100 mL
  • 2 Balões volumétricos 100 mL
  • Bastão de vidro
  • 2 Pipetas 10 mL
  • Pipeta 25 mL
  • Proveta 100 mL
  • 3 Erlenmeyers 250 mL
  • Chapa aquecedora com agitador magnético
  • Barra magnética
  • Pegador de barra magnética
  • Suporte universal
  • Solução de Fehling A e B

  1. Procedimentos:

  1. Preparo da solução de glicose

Foi preparada uma solução de 1% de glicose utilizando-se de 1g de D(+) Glicose Anidra diluída em um béquer e transferida para balão volumétrico de 100 mL, completo posteriormente por água destilada até o menisco do instrumento.


  1. Preparo do titulado

Foi adicionado a um erlenmeyer limpo e seco, 10 mL da Solução A de Fehling, 10 mL da Solução B de Fehling e 40 mL de água destilada. O procedimento foi realizado 4 (quatro) vezes para ter no fim, 4 erlenmeyers diferentes com a solução descrita sendo que o quarto, teve de ser preparado após a titulação padrão devido ao fato de apenas 3 erlenmeyers terem sido disponibilizados para uso.

  1. Preparo da bureta

A bureta limpa e seca disponibilizada foi ambientada com a solução de glicose preparada como dito no item 3.2.1 deste relatório. Logo após, a bureta foi preenchida em sua totalidade com a solução 1% de glicose. Foi realizada a retirada da bolha de ar na ponta e respeitado o limite 0 do preenchimento adequado para prosseguir com a titulação. A bureta preenchida e presa no suporte universal foi posicionada próximo a chapa aquecedora de forma a ficar em mãos para o item 3.2.5 – titulação.

  1. Preparo para titulação

Foi posicionado em chapa aquecedora, um erlenmeyer preparado como descrito no item 3.2.2 deste relatório. Uma barra magnética foi adiconada no frasco e logo em seguida a chapa aquecedora foi ligada. Foram aguardados alguns minutos para o ponto de fervura da solução.

  1. Titulação padrão

No momento em que foi observado início de episódio de fervura da solução contida no erlenmeyer, o agitador magnético foi ligado e a bureta preparada no  item

3.2.3 foi posicionada de forma que sua ponta dispensasse a solução de glicose dentro da solução de Fehling. Rapidamente, a torneira reta foi ligeiramente aberta e a solução de glicose foi dispensada até o momento do ponto de viragem.

  1. Identificação do ponto de viragem

O ponto de viragem considerado foi o primeiro momento em que o titulado apresentou coloração vermelho tijolo sem resquício de coloração azul. Nesse momento, o titulado foi retirado da chapa aquecedora e posicionado em superfície branca. Se, ao ficar em repouso, seu sobrenadante se consolidasse transparente   e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com