TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos

Por:   •  7/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO

Os carboidratos também são chamados de Hidratos de Carbono ou Glicídios. São compostos de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona, assim como todos os compostos que, por hidrólise, produzem os referidos compostos de função mista. Suas moléculas são constituídas, geralmente, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. (LEHNINGER, 2011)

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na Terra, são o principal elemento da dieta em muitas partes do mundo, e a sua oxidação é a principal via de produção de energia na maioria das células não fotossintéticas.

Os mais simples são denominados monossacarídeos, possuindo pelo menos um átomo de carbono assimétrico que caracteriza a região denominada centro quiral, pois fornece isômeros ópticos.        A glicose é o carboidrato mais importante sendo o combustível metabólico dos tecidos dos mamíferos. Ela é precursora da síntese de todos os outros carboidratos do organismo (HARPER, 2006).

Os carboidratos formam compostos pela união de duas ou mais moléculas de monossacarídeos, sendo classificados como dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Nesses compostos, quando o carbono C1 apresenta a hidroxila livre (ou seja, não está formando ligação entre os monossacarídeos) o carboidrato apresenta poder redutor quando aquecido.  Esta característica é utilizada, frequentemente, em reações de identificação de carboidratos.

2 – OBJETIVOS

  1. Executar testes qualitativos em tubos de ensaio para reconhecimento dos principais glicídios.
  2. Conhecer o significado dos testes de Benedict,  Seliwanoff,  Iodo,  Bial , Barfȍed, Molish

3 - MATERIAIS E REAGENTES

Materiais

Reagentes

12 Tubos de ensaio

Água destilada

Estante para tubos

 Glicose 0,1M

Pinça de madeira

 Maltose 0,1M

Pipeta

Frutose 0,1M

Pêra

Amido 1% Arabinose

Lactose 0,1M

ɑ-naftol 10%

Ácido Sulfúrico

 

Reagente de Seliwanofff

 

Reagente de Barfôed/ Bial

 

Reagente de Benedict

 

Lugol

4 – PROCEDIMENTOS

01 – Reação de Molish -  Neste experimento enumerou-se dois tubos de ensaio com a seguinte identificação 01 gly e 01 malt, após adicionou  2 mL de glicose e 2 mL de maltose, também colocou 3 gotas de solução alcoólica de ɑ-naftol a 10% em ambos os tubos,  misturou bem estas duas soluções e levou à capela, adicionando lentamente  o ácido sulfúrico para que os dois líquidos não se misturassem. Observou a reação e anotou os resultados.

02 – Teste de Benedict - Foram enumerados 2 tubos de ensaio, identificados como 2 gly e 2 sac., adicionando 1 mL do reativo de Benedict em ambos os tubos. Levou a solução com o auxílio de pinças de madeira em banho-maria por 01 minuto, após foi deixado esfriar espontaneamente anotando os resultados.

03 – Teste de Seliwanoff – Estes foram enumerados da seguinte forma: 3 gly e 3 frut., e adicionados 0,5 mL de glicose e 0,5 mL de frutose, com 1,0 mL do reativo de Seliwanoff respectivamente. Também com o auxílio de pinças de madeira levou-se em banho-maria por 5 minutos observando o tubo no intervalo de 30 segundos, anotando os resultados.

04 – Teste de Barfȍed – Com esta reação foram identificados os tubos 4 gly e 4 lac.,  adicionando em cada tubo 1,0 mL do reativo de Barfȍed e levando em banho-maria com auxílio de pinças de madeira por 5 minutos observando a reação e anotando os resultado.

05 – Teste de Bial – identificou os tubos sendo 5 gly e 5 arab., após adicionou 1,0 mL de glicose e 1,0 mL de arabinose. Também foi colocado 0,5 mL do reativo de Bial e 1,o mL de HCL concentrado em ambos os tubos. Misturou a solução e levou a banho-maria com auxílio de pinças de madeira por 10 minutos. Observando a reação e anotando os resultados.

06 – Teste de Iodo – Neste experimento foram identificados os tubos de ensaio sendo 06 gly e 06 amido. Foram adicionados 2,0 mL de glicose e 2 mL de amido respectivamente. Também colocou em cada tubo 2 gotas de solução de iodo(lugol). Este teste foi feito à frio, observou a reação anotando os resultados.

5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

Carboidratos

Molisch

Benedict

Seliwanoff

Barfoed

Bial

Iodo

Obs.

Glicose

+

+

-

+

-

-

Frutose

+

Sacarose

-

Amido

+

Maltose

-

Lactose

-

Arabinose

+

Quadro dos resultados dos testes (+ ou -)

 Teste de Molish 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (303.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com