TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citocinas: Os linfócitos são células apresentadas de antígeno

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

Os linfócitos são células apresentadas de antígeno e as célula efetoras são a principais células do sistema imunológico, reconhecem e respondem a antígenos estranhos que atuam como mediadores da imunidade humoral e celular.

São divididos em linfócitos B e T.

Linfócito B- são as únicas células capazes de produzir anticorpos. Reconhecem antígenos extracelulares, (inclusive da superfície celular) e diferenciam-se em plasmócitos secretores de anticorpos atuando como mediadores da imunidade humoral

Linfócito T- não produzem anticorpos, são células da imunidade celular reconhece os antígenos de microrganismos intracelulares e ajudam fagócitos a destruí-los ou matam diretamente a célula infectada.

Esses linfócitos secretam a citocina, proteína responsável por resposta celular da imunidade natural e adquirida que atua como moléculas mensageiras do sistema imunológico.

Citocinas

Citocinas é um grupo heterogêneo de proteínas solúveis produzidas por muitos tipos de células. Elas mediam e regulam a nossa imunidade.

A nomenclatura das citocinas são aleatórias, ela tem uma grande contribuição nas atividades biológicas descobertas ex: fator tumoral, interferons. Já outros são denominadas Interleucinas número de sufixo que se acreditava ser produzida pelos leucócitos e neles atuarem.

Em geral as citocinas não são armazenadas como moléculas pré-formadas, sua síntese é iniciada por nova transcrição gênica como resultado da ativação celular. A ativação da transcrição é transitória, e os RNA mensageiros sãi que codificam a maioria das citocinas são instáveis e degradados rapidamente com frequência, já que a síntese de citocinas também é transitória.

A produção de algumas citocinas pode ser regulada, por processamento de RNA e por mecanismos pós tradução uma vez sintetizadas, as citocinas são secretadas resultando em uma grande liberação quando é necessário.

As citocinas tem muitas propriedades em gerais. Uma citocina pode atuar em diversas células e pode exercer muitos efeitos biológicos. Já várias citocinas podem exercer a mesma função e são descritas como redundantes.

As citocinas atuam nas proximidades do local em que são produzidas, seja na mesma célula que secreta citocina (ação autócrina) ou em outra célula adjacente (ação parácrina). Quando sintetizadas em grandes quantidades as citocinas podem entrar na circulação e atuar na distância do seu local de produção (ação endócrina).

Alguma citocinas mediam a imunidade natural. São produzidas por células de imunidade natural as células dendriticas, os macrófagos, e os mastócitos que impulsionam o processo da inflamação ou contribuem para defesa contra infecções virais.

As outras citocinas são produzidas por subgrupos de células T, que contribuem para defesa de hospedeiros. As citocinas da imunidade inata e da imunidade adquirida. São produzidas por diferentes células, e atuam sobre células-alvo diferentes e apresentam propriedades distintas. Mas essa diferenciação não é absoluta, sendo que a mesma citocina pode ser produzida durante respostas imunológicas natural e adaptada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com