TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células neoplásicas

Por:   •  13/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

UnP – Universidade Potiguar

Trabalho da disciplina de sistemas corporais

Trabalho avaliativo da segunda unidade

Questão 1 )

Defina o que são células neoplásicas, e as diferencie das células normais, caracterizando todas as diferenças:

Células neoplásicas, ou neoplasias, são novos crescimentos anormais de algum tecido que se desenvolva mais rápido que seus tecidos adjuntos, de modo insistente e desordenado, mesmo que não haja fator de crescimento. Para se tornar uma maligna, ela a precisa ignorar todas as restrições de crescimento impostas pelo organismo.

Eles podem ser classificados como malignos ou benignos, tendo o termo câncer associado aos malignos. Algumas das diferenças entre células normais e neoplásicas são: proliferação descontrolada; perda das propriedades adesivas da membrana plasmática; alterações nos cromossomos.

Questão 2 )

Descreva o ciclo celular, e como uma alteração nesse ciclo pode gerar neoplasias.

O ciclo celular pode ser definido como o processo de duplicação do DNA e mitose, onde se origina uma nova célula. No início do ciclo, a célula (em repouso) recebe um estímulo vindo dos fatores de crescimento, citocinas e hormônios esteroides, sendo todos produzidos por elas próprias ou células circunvizinhas. Esses fatores se unem aos receptores de membrana, ocasionando uma série de reações químicas e morfológicas, que deve ocorrer sucessiva e ordenadamente dentro de cada fase do ciclo celular. Após isso, o ciclo passa por pontos de checagem, que é um mecanismo de controle de falhas, onde é tomada a decisão de continuar ou não o processo. Caso algum desses mecanismos falhe, as células mutantes irão ser produzidas normalmente e sem controle.

Questão 3 )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com