TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ANALITICA

Por:   •  25/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ANALITICA

DOCENTE:LUIZ MARINHO

PREPARO DE SOLUÇÕES

Componentes:

Andressa Sabrina Guimarães Moura – 20189003965

Erinaldo de Oliveira Júnior – 20189011626

José Moreira Tavares Neto – 20189002144

Teresina – PI, Março de 2019


Sumário

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVO        5

3 PARTE EXPERIEMNTAL        6

3.1 REGANTES E MATERIAL        6

3.2 PROCEDIMENTOS        6

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

5 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        9

 ANEXO        10


RESUMO

Uma solução consiste em uma dispersão de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas, formada por um solvente e um soluto com um diâmetro inferior a 10 Å, podendo ser sólidas, líquidas ou gasosas. São importantes ferramentas para se aprender a realizar diluições e cálculos de concentração.  A solução de Permanganato de Potássio (KMnO4) consiste em uma mistura homogênea de coloração roxa.

1 INTRODUÇÃO

Em química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanômetro (1 Å = 10-10 m). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo, impossibilitando separar o soluto do solvente por processos físicos. As técnicas de preparo de soluções envolvem a pesagem de um sólido em uma balança analítica ou a medida de um volume de líquido em vidraria apropriada, sendo ambos diluídos em água destilada, formando uma solução aquosa conforme a concentração desejada. A concentração de uma solução consiste na relação entre a massa do soluto e o volume do solvente, e pode ser expressa tanto em g/L quanto mol/L. Geralmente é expressa pela fórmula:

[pic 2]

A realização da diluição é o ato físico-químico de tornar uma solução menos concentrada em partículas de soluto através do aumento do solvente (número de vezes que a concentração da solução vai diminuir). Pode ser expressa pela fórmula:

,[pic 3]

Onde o produto da concentração pelo volume anterior é numericamente igual ao produto da concentração pelo volume posterior. A partir desse cálculo é possível verificar a mudança nos níveis de concentração após a diluição de uma solução em água.

A prática de Preparo de Soluções envolve todos esses aspectos: mistura do soluto com solvente, diluição da solução em água e cálculo da concentração (antes e depois da diluição), para verificação analítica dos dados encontrados.

 

2 OBJETIVO

Essa prática visa rever conceitos de concentração de soluções, além de preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar a concentrações.

3 PARTE EXPERIEMNTAL

3.1 REGANTES E MATERIAL

  • Permanganato de Potássio (KMnO4);
  • Água Destilada;
  • Balões Volumétricos de 100 e 250ml;
  • Pipeta de 10 ml
  • Béquer de 50ml;
  • Funil de vidro;
  • Pipeta de Pasteur (conta gotas);

3.2 PROCEDIMENTOS

Preparação de uma Solução principal (Solução A):

  1. Utilizou-se uma balança analítica para pesagem de 790,2 mg (aproximadamente 0.792 g) de KMnO4 em um béquer de 50ml;
  2. Em seguida transferiu-se quantitativamente essa pesagem para o balão volumétrico de 100ml, com o auxilio de um funil de viro, e adicionou-se 100ml de água destilada;
  3. Verteu-se (virou de ponta-cabeça) a solução para homogeneização, para formação da solução estoque. Por fim, transferiu-se para um frasco âmbar limpo e seco e rotulou-se com a concentração da amostra, data de preparo e nome dos integrantes do grupo.

Preparação de uma Solução diluída (Solução B):

  1. Pipetou-se 20ml da solução estoque e transferiu para o balão de 250ml, e posteriormente completou o volume da solução com água destilada, observando o menisco;
  2. Verteu-se a solução para homogeneização;
  3. Transferiu-se a solução para um frasco âmbar limpo e seco e rotulou-se com a concentração da amostra, data de preparo e nome dos integrantes do grupo.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observou-se a dispersão do Permanganato de Potássio na água destilado, formando assim uma solução de coloração roxa escuro e homogênea. Isso ocorrer devido à grande quantidade de soluto para uma pouca quantidade solvente, o que permite que a concentração se torne mais alta. Após a diluição observou-se o aumento do volume da amostra e consequentemente a coloração da amostra se tornou mais fraca, formando um roxo mais claro. Devido o acréscimo de mais água destilada no meio, a solução de Permanganato de Potássio diminui, pois, a quantidade de soluto diminui e houve um aumento na quantidade de solvente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (563.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com