TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Plano De Trabalho Para Departamento De Pessoal Disciplina: Técnicas De Administração De Pessoal

Trabalho Universitário: ATPS - Plano De Trabalho Para Departamento De Pessoal Disciplina: Técnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 9

O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual

O profissional do Departamento de Pessoal existe antes ainda da própria área de Recursos Humanos sua essência confunde-se com a origem da área de Recursos Humanos. Houve tão grande melhora na administração de Recursos Humanos que acrescentou muitas outras atividades, inclusive as essenciais ao Departamento de Pessoal Com isso hoje esse departamento é citado por muitos autores como facilmente uma área de “pagadoria”, (repartição onde efetuam pagamentos.) longe da complicação estratégica dos Recursos Humanos. Os fundamentais pontos para a evolução do departamento de pessoal em RH estratégico foram:

Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal.

As atividades eram executadas por um contador, resumindo-se á admissão, pagamento e demissão. Não existiam leis e com isso prevalecia o poder do empregador. Conforme Taylor (1856-1915) considerava o movimento e o tempo que os empregados levavam para destacar suas tarefas que era baseado apenas em ganho no qual tornou desumano o trabalho fez com que tivesse à importância de indicar o caminho do desenvolvimento à área de Recursos Humanos.

Gestão de Pessoas como do Comportamento Humano.

Em 1930, no Brasil surgiram às primeiras leis trabalhistas a partir dai passa a existir a figura do "Chefe de Pessoal”. Esperava-se dele conhecimento da legislação trabalhista. Na década e 60 e 70, prevaleceu a escola de relações humanas.

Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas

Nas décadas de 70 e 80, o foco do RH passou a ser o estilo estratégico, sua principal responsabilidade era unificar suas áreas entre si e com a estratégia corporativa da empresa.

Gestão de Pessoas como Vantagem Competitiva. A área de RH passa a fazer referencia a questão da competitividade e da agregação de valor para o negocio e os clientes. Esses quatros modelos ainda se apresentam nos dias atuais, levando em consideração suas diversificações. Portanto, o profissional de DP passa a ter um papel secundário nas grandes empresas que passam a administrar o RH como estratégico.

A importância do Profissional de RH e da área de Administração de Pessoal

Conhecer o negócio da empresa, missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para desempenhar bem a sua função, “vestir a camisa” e sentir-se pertencente ao negocio, todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em consonância com as metas da organização.

Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica.

É fundamental que o setor de recursos humanos tenha acesso as informações estratégicas da empresa, e possa participar ativamente deste processo de planejamento.

O RH costuma ganhar uma relevância um pouco maior, cuidando também de benefícios, gestão de carreira e salários e modelos de avaliação de desempenho e competências.

Na medida em que a empresa cresce, se desenvolve, sofistica seu modelo de gestão e se insere em ambientes mais competitivos, é natural que o RH evolua junto e desenvolva outras características. A preocupação com o clima organizacional, a oferta de benefícios cada vez mais atrativos, salários tentadores e perspectivas de crescimento e desenvolvimento se juntam a outros artifícios para aumentar sua capacidade de atrair talentos.

O setor de Administração de Pessoal excuta algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e de desligamento.

Relação de documentos necessários para contratação.

Todo funcionário deverá apresentar os documentos exigidos por lei e também para garantir os direitos do empregado e do empregador sendo eles:

* RG, CPF e Foto 3X4;

* Carteira de Trabalho “CTPS”;

* Titulo de eleitor/ Reservista;

* PIS;

* Certidão de nascimento/ Casamento;

* Comprovante de endereço;

* Comprovante de escolaridade (dos filhos caso seja necessários);

* Exame médico de admissão (ASO);

* CNH (dependendo do cargo).

Os principais contratos de trabalhos.

Temos diversos tipos de contrato de trabalho sendo três os principais e mais utilizados pela empresa no qual citaremos a seguir:

Contrato de Experiência

Este por sua vez é o contrato que precede a fixação da vaga caracterizada por ter prazo de máximo de 90 dias de acordo com o art. 445 paragrafo único da CLT excedendo passara a ser valido como contrato por tempo indeterminado, no qual o empregador identificará se o funcionário é apto a exercer a função e o empregado se adapta à hierarquia da instituição na qual está exercendo tal atividade podendo ser este dissolvido por ambas as partes só havendo aviso prévio caso contenha clausula reciproca de rescisão antecipada (art.481 da CLT). No caso de afastamento com recebimento previdenciário terá contrato suspenso, para os casos de acidente de trabalho ele será interrompido não sofrendo descontinuação vigorando em relação tempo de serviço e acarretará a estabilidade provisória com prazo mínimo de doze meses a contar da data de cessão do auxilio doença acidentário, independente da concessão do auxilio doença.

Modelo do contrato de experiência

Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, as partes:

1.....................................(nome),(nacionalidade), (estado civil), (profissão), titular do CPF nº (.................), RG (........................), residente à Rua (endereço) que por força do presente contrato passa a ser simplesmente denominado EMPREGADOR ;

2.....................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com