TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE

Por:   •  26/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  4.907 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - CCN

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DOCENTE: PROF. DR. SEBASTIÃO BARROS ARAÚJO

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA A FARMÁCIA        

CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA

DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE

Maria Clara Silva

Matheus Vilarindo

Paulo Ricardo Moura

Tainara Melo Lira

TERESINA – PI, MAIO/2016

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

MATERIAIS E MÉTODOS        

REAGENTES:        

MATERIAIS:        

MÉTODOS        

RESULTADO E DISCUSSÃO        6

CONCLUSÃO        7

QUESTIONÁRIO        

REFERÊNCIAS        

RESUMO

O experimento realizado tem por principal finalidade determinar o teor de ácido acético encontrado em uma amostra de vinagre comum comercial. A escala de medida no final será expressa em porcentagem. Pela razão do ácido acético ser um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5 ), foi utilizada a técnica de titulação com uma solução padronizada de NaOH (Hidróxido de sódio) base forte, usando fenolftaleína como indicador.

[pic 2]

INTRODUÇÃO

Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido – base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante (ATKINS; JONES, 2006)

No experimento realizado foi utilizada a “titulação ácido-base”. Por meio desse tipo de titulação é possível determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência. A solução resultante contém o sal correspondente. (VOGEL,1992).

Nessa técnica, alguns produtos químicos são frequentemente usados em determinadas concentrações como solução de referência. Estas substâncias são conhecidas com padrões primários ou padrões secundários. Um padrão primário é um substancia suficientemente pura para que se possa preparar uma solução padrão por pesagem direta e diluição até um determinado volume de solução. (VOGUEL, 1992).

O ácido acético (CH3COOH) é um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5), monoprótico, ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051gcm-3) ou em soluções de diferentes concentrações, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador, pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10. A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre comercial.

Assim, objetiva-se com essa prática, determinar o teor de ácido acético encontrado em uma amostra de vinagre comum comercial visando saber se o teor corresponde à faixa estabelecida pela legislação brasileira (de 4% a 6%).

MATERIAIS E MÉTODOS

REAGENTES:

  • Água destilada
  • Vinagre comercial
  • Fenolftaleína
  • Solução de NaOH 0,1 mol/L;

MATERIAIS:

  • Bureta de titulação
  • Pipeta calibrada
  • Pipeta de 10 mL
  • Balão volumétrico 100 mL
  • Pinça metálica
  • Suporte universal
  • Papel manteiga
  • Erlenmeyer 125 mL

MÉTODOS

Inicialmente, pipetou-se 10 mL de vinagre e transferiu-se para dentro do balão volumétrico, logo após diluiu-se até a marca com água destilada.

Foi removido 25 mL da solução com a pipeta calibrada, e transferida para um erlenmeyer de 125 mL. Não foi adicionado água, apenas quatro gotas de fenolftaleína para iniciar a titulação.

Colocou-se o erlenmeyer abaixo da bureta de titulação sobre um fundo branco e foi iniciada a titulação gota a gota da base até ocorrer à mudança de coloração. Para futuros cálculos registrou-se o volume da base gasta. Esse procedimento se repetiu por mais duas vezes. Após estas titulações, foi calculada a concentração do ácido acético no vinagre.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tal experimento é dado como uma titulação de ácido fraco com base forte, com isso, é importante a escolha correta do indicador, para minimizar os erros de titulação. No caso, foi utilizada a fenolftaleína por apresentar uma viragem mais lenta.

O processo de titulação é descrito pela reação:

CH3COOH + NaOH → CH3COONa + H2O

No mais, foram realizadas três titulações com uma solução padrão de base forte NaOH 0,1 M (Tabela 1).

Tabela 1. Volume do NaOH por titulação

Experimentos

Volume do NaOH (mL)

1

9,5

2

12,5

3

12,5

Dessa forma, utilizou-se nos cálculos a média do volume das titulações, sendo esta 11,5 mL (0,0115 L). Com a média obtida, a massa molar do ácido acético e a molaridade da solução de NaOH foi possível determinar a massa do ácido acético na solução a partir do seguinte cálculo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (596.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com