TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Psicossomaticas

Por:   •  25/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO FARMÁCIA

3º SEMESTRE

PROFESSORA: IRACEMA

ALUNA: ANA PAULA C.O.LIMA                                                RA: C2146i-7

ALUNA: ALINY REJANE N.CARDOSO                                     RA: C3118D-6

ALUNA: ELIZABETE R. DE C.GONDIN                                     RA: T414946

ALUNA: JEANY DIAS SANCHEZ                                               RA: C3006A5

ALUNO: JULIO CESAR BORO                                                   RA: T16161-4

LIMEIRA – SP                  2015

               


PELE E EMOÇÕES

DERMATITES PSICOSSOMÁTICAS, STRESS E DOENÇAS CRÔNICAS

DA PELE

O trabalho a seguir vem nos mostrar que muitas doenças estão relacionadas mais ao emocional do que se possa imaginar.

Na área da saúde há a existência de muitas doenças crônicas que exigem tratamentos contínuos. Surgindo então a necessidade de buscar um entendimento de como melhor tratar o desequilíbrio físico e mental crônico.

Como a abordagem da medicina psicossomática pode contribuir, possuindo um amplo entendimento onde abrange o fenômeno do processo saúde e doença pode ajudar nos mais diversos tratamentos psicossomáticos.

O intuito é associar essas informações para que se possa pensar em diferentes possibilidades de tratamento que contribuem para uma melhor qualidade de vida aos portadores de doenças crônicas da pele em especial o Vitiligo, a Psoríase e a Dermatite Atópica.

Esse esforço em solucionar o desequilíbrio físico muitas vezes apenas aumenta o sofrimento do paciente, que enfrenta muitas dificuldades e insatisfação para conviver com a doença, surgindo então à necessidade de buscar entendimento complementar e mais profundamente em definir e traçar as decisões a serem tomadas sobre o tratamento físico e emocional do paciente, podendo compreender mais amplamente que do indivíduo que adoece, pode surgir de um esgotamento em tratamentos tradicionais.

Então a pessoa pode passar a ser visto não só como um corpo físico, mas também como extensão psíquica, social, econômica e cultural estando interconectadas podem igualmente afetar o equilíbrio do estado de saúde e doença, considerando o ser humano na sua integralidade e nas suas dimensões biopsicossocial.

O Stress destaca-se na qualidade de vida de uma pessoa, está baseada na maneira como o indivíduo aceita as situações estressantes da vida e como conduz a fim de alcançar um melhor relacionamento com ele e com os outros.

Pode se dizer que, o Stress tem seu lado positivo e seu lado negativo, de um lado pode agir como estimulo, de outro levar ao adoecimento, as resposta ao stress mobilizam o organismo a encontrar recursos para enfrentar situações que lhe exige adaptação, a maneira como é direcionado e a identificação das suas consequências, e que a ter êxito ou não com a saúde, pode ser externo ou interno, como situações no cotidiano, trabalho em excesso e família em conflito, entre outros.

Fatores internos correspondem à maioria dos casos de como se imagina e interpreta uma situação de perigo ou ameaça, colocando com isso o organismo em posição de alerta, sempre que necessário provocando uma série de modificações fisiológicas, nesse momento existem 3 fases.

Alerta: etapa na qual a pessoa tem uma descarga de adrenalina preparatória para adaptação e consegue ter êxito na situação alcançando uma sensação de plenitude-Fase Positiva do Stress.

Resistência: pessoa continua tentando lidar com os estressores, buscando manter o equilíbrio orgânico interno, se persistirem em frequência ou intensidade e não acontecer sua interpretação ou existirem dificuldades de adaptação de enfrentamento, pode ocorrer  quebra da resistência da pessoa, consequentemente a isso entra a exaustão.

Exaustão: na qual os órgãos com maior fragilidade genética são mais facilmente atingidos por distúrbios, podendo por meio desse processo surgir doenças graves.

O excesso de estresse pode causar desde dores pelo corpo, problemas na pele, queda de cabelo até sintomas mais sérios como hipertensão e problemas no coração, o fato de um evento emocional como o estresse afetar o organismo se deve ao relacionamento entre sistema imunológico, sistema nervoso e endócrino.

O estresse intenso pode afetar qualquer um desses órgãos, é de conhecimento que o stress, físico ou emocional, tem repercussão em inúmeras dermatoses, que também são agravadoras do stress, chamadas de psicodermatoses o aspecto emocional é um fator importante que influenciam no surgimento e agravamento de várias doenças.

Aqui serão citadas algumas doenças crônicas da pele causada por doenças psicossomáticas como: Vitiligo, Psoríase e Dermatite Atópica

Vitiligo: Psicodermatose é uma afecção da pele, caracterizada pela perda parcial ou completa dos melanócitos produtores de pigmentos situados na epiderme, afetando homens e mulheres e todas as raças, aparecendo após eventos estressantes, quanto maior a área afetada, maior será o nível de stress, depressão e tensão emocional.

Considerado também como uma doença por reação auto-imune, pode estar relacionado a fatores genéticos, ambientais e stress, essa doença age no sistema endócrino através das alterações hormonais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (617.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com