TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS Á ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO  DE  PSICOSSOMÁTICA

RESUMO CAP 7 CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS Á ABORDAGEM    PSICOSSOMÁTICA- Franz Alexander.

A psicossomática tenta evitar sugestão de ser uma dicotomia entre a mente e o corpo, se compreendermos os fenômenos psíquicos como sendo o aspecto subjetivo de certos processos cerebrais fisiológicos. “O termo psicossomático deve ser usado apenas para indicar um método de abordagem, tanto em pesquisa quanto em terapia, ou seja, o uso simultâneo e coordenado de métodos e conceitos somáticos - isto é, fisiológicos, anatômicos, farmacológicos, cirúrgicos e dietéticos – de um lado, e métodos e conceitos psicológicos por outro lado.”

A denominação “uso coordenado” indica que os dois métodos são aplicados no sistema conceitual das sequencias causais. A exemplo disso, temos o estudo da secreção gástrica que inclui os estímulos corticais centrais,  que influenciam a produção da secreção e que não podem ser descritos ou investigados a não ser por meio de métodos psicológicos; os anseios nostálgicos, o desejo de receber ajuda e afeto também estimulam a secreção gástrica e isso não pode neste momento ser identificado por meio de técnicas bioquímicas, elétricas ou por qualquer outra técnica a não ser psicológica.

Então, podemos no mínimo dizer que, a abordagem psicossomática deve ser considerada como um método transitório até que se alcance um diagnóstico conclusivo, através de complementos técnicos fisiológicos dentro do próprio organismo. Uma fórmula bioquímica descrevendo um anseio receptivo em algum lugar do córtex nunca explicará as circunstâncias interpessoais sob as quais esse anseio surgiu ou tornou-se mais intenso, nem indicará a mudança nas relações interpessoais, por meio das quais sua intensidade possa ser reduzida, e desse modo, possa ser aliviado o seu efeito nocivo, a exemplo,  sobre a atividade do estômago.

É preciso muito critério e atenção para não generalizarmos as causas, resumindo-as á fatores puramente psicológicos, mas ficarmos atentos á distribuição variável dos fatores emocionais que influenciam todos os processos do corpo através das vias nervosas e humorais.

Fatores a serem considerados na etiologia das doenças;

  1. Constituição hereditária
  2. Traumas do nascimento
  3. Doenças orgânicas da primeira infância, que aumentam a vulnerabilidade de determinados órgãos.
  4. Natureza do cuidado da criança na primeira infância (hábitos de desmame, educação esfincteriana, preparativos para o adormecer, etc)
  5. Experiências traumáticas físicas acidentais da primeira infância e das demais fases na infância
  1. Experiências traumáticas emocionais acidentais da primeira infância e das demais fases na infância
  2. Clima emocional da família e traços específicos da personalidade dos pais e dos irmãos
  3. Traumas físicos tardios
  4. Experiências emocionais tardias nas relações pessoas íntimas e nas relações ocupacionais

Esses fatores são importantes como informação adicional para investigação dos processos fisiológicos correlatos que evidentemente serão detalhados e investigados caso a caso.

“Os sintomas de doenças psicossomáticas “normalmente são sinais físicos, como suor excessivo ou tremores, que são  provocados ou agravados por problemas psicológicos e mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com