TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicossomática

Resenha: Psicossomática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

Psicossomática

Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo fala. Mas ele acima de tudo também sente e muito. Nós temos boas emoções claro, e nos trazem bem estar, mas as emoções negativas, como ansiedade, raiva, stress prejudicam nossa saúde. Tudo que não é externado, aquilo que não é dito, magoas, falta de perdão, a raiva e por aí vão as listas de sentimentos negativos que se produzem. Numa seqüência produzem doenças desde que tenhamos uma propensão para, isto é uma tendência genética.

Exemplo: Problema, situação não resolvida - fator estressante - traz uma resposta ao organismo, uma emoção - a informação vai ao cérebro e devolve ao corpo em forma de doença. Que doença? Tudo vai depender de: predisposição, uma situação atual e experiências vividas inicialmente.

A mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de doença e seus respectivos sintomas, o afeto doloroso. Neste sentido, entre várias doenças aceitas como psicossomáticas podemos citar:

• Cervicalgias, Lombalgias, Dorsalgias

• Dores ciáticas

• Artrite

• Câncer e todos os tipos de doenças auto-imunes

• Manchas no corpo

• Úlcera

• Asma

• Praticamente todos os transtornos de pele

• Alergias variadas

• Rinites

• Impotência sexual

• Muitas disfunções oftálmicas

• Hipertensão arterial

• Fibromialgia

Para você que me lê, a vida é muito curta, busque qualidade de vida, ame mais, perdoe sempre, pratique um esporte, se alimente bem. Se cuide! Saúde é bom e nós merecemos e com toda certeza quem está ao nosso lado agradece. Contamine as pessoas de maneira positiva!

Lia Ergas Aguilera

http://www.animapsicologia.blogspot.com

ESTUDO DE CASO

No começo de 2010 recebi uma senhora, queixando-se de lombociatalgia direita, ou seja, uma dor que se inicia na região baixa das costas; passa pelo glúteo e desce pela perna direita. Ao questioná-la a respeito da dor, me contou que sentia essas dores há muitos anos, desde o nascimento do primeiro filho, e que elas iam e voltavam sem motivo aparente. Foi ao ortopedista que lhe pediu exames de raios -X com diagnóstico de escoliose (desvio lateral da coluna) lombar e retificação da curvatura cervical (pescoço). Perguntei-lhe então sobre os órgãos, fígado, estômago, intestinos, etc.; disse-me que sofria de gastrite. Perguntei se havia mais alguma queixa e após breve período pensando, respondeu que sentia dores nos joelhos devido a uma lesão meniscal. Pedi pra que se deitasse na maca de barriga para cima. Ao palpar lhe o pescoço pude perceber grande tensão muscular seguida de rigidez vertebral, ou seja, o pescoço estava parecendo uma barra de ferro. Manipulei sua nuca enquanto aguçava minha percepção fechando meus olhos e reparei que o lado esquerdo estava bem mais tenso. Pedi para que girasse a cabeça à esquerda e à direita. Ela apresentava grande dificuldade nesses movimentos, porém para a esquerda era bem mais difícil. Feito isso levantei e fui testar os membros inferiores. Realizei um teste ortopédico chamado Teste de Lazegue onde o terapeuta ergue a perna do paciente com o joelho estendido. O teste foi positivo com a paciente referindo dor na porção posterior da coxa indo para o glúteo. Após esse acontecimento iniciou-se o seguinte diálogo:

- Há quanto tempo mesmo a senhora tem essa dor?

- Desde que meu filho nasceu.

- E a senhora teve alguma complicação na hora do parto?

- Não, foi tudo bem. Nasceu até que rápido.

- E a senhora quando estava grávida teve algum problema com sua mãe?

Ela deu um suspiro arregalou os olhos e disse:

- Sabe Dr. Bruno quando eu fiquei grávida e fui falar pra minha mãe ela me abandonou! Foi muito triste!

Então comecei a traçar o raciocínio psicossomático em voz alta junto à paciente:

- Olha, o lado esquerdo simboliza o feminino e o direito o masculino. O que acontece com o seu pescoço é que a senhora deve ser uma pessoa muito rígida de pensamentos por isso seu pescoço é rígido e também tem essa dificuldade de girar para a esquerda porque não quer olhar, encarar essa situação em relação a alguma mulher, que no seu caso acredito ser sua mãe.

Então ela respondeu:

- É; realmente sou muito rígida nos meus pensamentos!

- Já essa dor na lombar, indo para a perna direita, significa que você tem algum problema na sua base familiar, pois o lugar onde a senhora tem a dor é justamente na base de sua coluna, é o seu alicerce. E dói quando levantamos a perna estendida, que significa um passo à frente.

A senhora consegue perceber que se estivéssemos de pé e fizessémos esse mesmo movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com