TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO SOBRE EDEMA DE PATA POSTERIOR INDUZIDO POR CARRAGENINA

Por:   •  1/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA MEDICINA

PROFESSORA: FERNANDA REGINA DE CASTRO ALMEIDA

EFEITOS DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO SOBRE EDEMA DE PATA POSTERIOR INDUZIDO POR CARRAGENINA EM Rattus norvegicus

MAIRA CRISTINE DE SOUSA (2014945034)

Teresina, Junho de 2016


INTRODUÇÃO

O processo inflamatório consiste na resposta a uma ampla variedade de estímulos  nocivos (infecções, anticorpos, isquemia, lesões físicas, dentre outros) e independente de qual tenha sido o estímulo inicial, a resposta inflamatória clássica inclui calor, dor, rubor, tumor (edema) e alteração de função. Nesse processo se observam três fases temporais distintas: na fase aguda há uma vasodilatação local e transitória além de um aumento da permeabilidade vascular; em seguida há a fase subaguda ou tardia, na qual ocorre infiltração de leucócitos e células fagocitárias; por fim, na fase proliferativa crônica, há um processo de degeneração tissular e fibrose. Em cada uma dessas fases há a participação de diversos mediadores, dentre os quais pode-se citar as prostaglandinas como sendo de importância fundamental (BRUNTON, et al., 2012). ”A redução da inflamação com fármacos antiinflamatórios não-esteróides (AINE) frequentemente produz alívio da dor por um período significativo. Além disso, os analgésicos não-opióides (ácido acetilsalicílico etc.) também exercem, em sua maioria, efeitos antiinflamatórios, de modo que esses fármacos mostram-se apropriados para o tratamento das condições inflamatórias tanto agudas quanto crônicas.” (KATZUNG, 2007). Dessa forma, a utilização de fármacos que bloqueiem a síntese desses mediadores pela enzima ciclooxigenase, como o ácido acetilsalicílico é de extrema utilidade no alívio da dor, que é o objetivo primário do tratamento da inflamação, e no retardo, ou mesmo detenção do processo responsável pela lesão tecidual, uma vez que enfraquece a cadeia flogística pela ausência de seus mediadores (KATZUNG, 2007).

O experimento realizado tem como finalidade verificar o processo inflamatório, através de sua indução pela droga carragenina (substância flogística), tendo como parâmetro a formação do edema e observar a atividade antiinflamatória do ácido acetilsalicílico (AAS) em Rattus norvegicus.


MATERIAIS E MÉTODOS

No experimento foram utilizados 10 animais da espécie Rattus norvegicus jovens. Destes, 4 compuseram o grupo controle e 6 o grupo teste com ácido acetilsalicílico (100mg/kg) na concentração de 40mg/ml por via intraperitoneal. Os animais dos grupos teste foram pesados para cálculo de doses e receberam, por via intraperitoneal as respectivas doses de AAS. Trinta minutos depois, cada um dos 16 animais teve o volume inicial de sua pata traseira direita medido por pletismografia, recebendo – logo em seguida, injeção rápida de carragenina (no volume fixo de 0,1 ml) na região plantar da pata traseira direita (via subcutânea) para indução de edema localizado. A seguir, foram realizadas mais duas medições de volume, aos 30 e aos 60 minutos após a indução do edema de pata traseira, sacrificando-se os animais após a realização do experimento com injeção de tionenbutal sódico. Na construção dos resultados foram excluídos três animais do grupo dois, porque apresentavam valores discrepantes e não condizentes com os demais. Isso pode ser explicado levando em consideração alguns aspectos: variabilidade genética, diferentes de resposta do organismo de cada animal e grupo pequeno que estava sendo trabalhado.

Com os dados obtidos, calculou-se a variação de volume entre os tempos de 30 e 60 minutos com a medida de volume inicial obtendo-se o Δ30 e o Δ60 para cada animal. Foram calculadas as médias para cada grupo, bem como o erro padrão da média, desconsiderando-se os dois valores mais extremos do grupo controle e o mais extremo de cada grupo teste, produzindo-se, ao final do trabalho estatístico, um gráfico analisando o volume médio da pata traseira direita de cada grupo ao longo do tempo.


RESULTADOS

TABELA 01. REGISTRO DA VARIAÇÃO MÉDIA DO VOLUME DA PATA TRASEIRA DIREITA DE Rattus norvegicus APÓS 30 E 60 MINUTOS E DO ERRO PADRÃO DE MÉDIA APÓS A ADMINISTRAÇÃO INTRAPLANTAR DE CARRAGENINA (0,1 ml/PATA) E ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (100 mg/kg; VIA INTRAPERITONEAL) SEGUIDA DE CARRAGENINA (0,1 ml/PATA); TERESINA, 2013.

Grupo

Variação do volume (ml)

Δ30

Δ60

Controle: carragenina

0,2 ± 0,03

0,4 ± 0,03

Teste: AAS + carragenina

0,1 ± 0,03

0,2 ± 0,04

LEGENDA: (AAS): Ácido acetilsalicílico; (Δ30): média mais erro padrão da média da variação de volume da pata após 30 minutos; (Δ60): média mais erro padrão da média da variação de volume da pata após 60 minutos.

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 78ª Turma de Medicina. 1º período de 2013.

FIGURA 01. ANÁLISE TEMPORAL DA VARIAÇÃO DO VOLUME DA PATA TRASEIRA DIREITA EM Rattus norvegicus APÓS ADMINISTRAÇÃO INTRAPLANTAR DE CARRAGENINA ISOLADAMENTE (0,1 ML/PATA) E ÁCIDO ACETILSALÍCÍLICO (100 mg/kg; VIA INTRAPERITONEAL) SEGUIDO DE POSTERIOR APLICAÇÃO DE CARRAGENINA(0,1 ML/PATA). TERESINA, 2013.

[pic 1]
LEGENDA: (AAS): ácido acetilsalicílico, grupo teste.

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 78ª turma de Medicina. 1º período de 2013.


DISCUSSÃO

A inflamação é um fenômeno complexo caracterizado principalmente pela presença de dor, eritema, aumento de temperatura e edema no local do estimulo lesivo, independente da origem do mesmo (microrganismos, lesões físicas como queimaduras, irritantes químicos. (SILVA, 2006).

A carragenina, na sua forma original, é um polissacarídeo ramificado e de alto peso molecular. Trata-se de uma droga que possui o efeito de induzir a liberação dos principais mediadores químicos da resposta inflamatória (histamina, bradicinina, serotonina, prostaglandinas e leucotrienos). Estes mediadores, por sua vez, promovem duas importantes alterações no local onde se desenvolve o processo inflamatório: vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular. Com a vasodilatação tem-se um aumento do fluxo sanguíneo para o local da resposta inflamatória. A permeabilidade vascular aumentada em associação com o maior fluxo sanguíneo (devido a vasodilatação) acarreta a saída de líquido e proteínas do meio intravascular para o espaço intersticial, proporcionando a formação de edema. (BRUNTON, et al., 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com