TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEMENTOS QUÍMICOS NECESSÁRIOS PARA O ORGANISMO: SELÊNIO

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

ELEMENTOS QUÍMICOS NECESSÁRIOS PARA O ORGANISMO: SELÊNIO

Trabalho desenvolvido por 8 participantes.

A pesquisa desenvolvida foi para demonstrar a importância do elemento químico Selênio como nutriente dentro do nosso organismo. O Selênio foi descoberto em 1817 pelo químico sueco Jakob Berzelius, e embora ele tenha sido considerado cancerígeno logo após sua descoberta por ser altamente toxico, no decorrer de muitos anos e após grandes pesquisas a ele foi atribuído grandes funções que hoje são fundamentais para o nosso organismo. Com base nas pesquisas, pode-se observar que existem diversos debates sobre a quantidade necessária diária de selênio, mesmo com números variados, precisamos ter em mente que a alta ingestão do mineral pode ser prejudicial e tóxica, por isso é recomendado de 50 a 200 mcg de Se alimentar diariamente. Existem problemas associados a sua ingestão em excesso que pode causar a selenosis e a ausência, que apresenta sintomas como: descoloração da pele e unha, cansaço e fadiga, problemas reprodutivos, Hipotireoidismo entre outros. Na alimentação ele é um nutriente presente no solo e que pode ser fornecido ao organismo através da alimentação e da água trazendo muitos benefícios para o nosso corpo, as principais fontes alimentares de selênio são castanhas do Pará (riquíssima em Se, 1 castanha por dia tem a dose diária recomendada), frutos do mar, rins, fígado, carne vermelha e aves. Na forma de fármacos, o Selênio é encontrado em suplementos manipulados em diversas marcas dentro do mercado farmacêutico. Quando falamos dos problemas biológicos, o Selênio age como um antioxidante que impede a ação dos radicais livres nas células, prevenindo doenças crônicas e não transmissíveis como câncer, diabetes, hipertensão além de auxiliar e estimular o sistema imunológico.

A apresentação foi realizada por todos os integrantes dos grupos, onde cada um foi abordando os temas explorados. O avaliador nos questionou quanto a ao grupo onde o Selênio é encontrado, que é encontrado em forma de sais se não seria impossível consumi-lo devido sua toxicidade.

O Selênio está completamente ligado com a matéria de fundamentos da farmácia, principalmente quando falamos de suas propriedades químicas e físicas, tais como: vem representado pelo símbolo Se, é da série de semi-metal, não-metal, calcogênicos, é um elemento do 6º período da família 16A, ao abordar a atomística vemos que seu número atômico é 34. É apresentado no estado físico sólido, e apresenta PF e PE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com