TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed de farmacologia

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  2.388 Visualizações

Página 1 de 4

Um paciente em tratamento com omeprazol (medicamento que reduz hiper-acidez estomacal) terá que iniciar um novo tratamento no qual receberá regularmente doses usuais de varfarina (anticoagulante), com o objetivo de evitar eventos como trombose. Sabendo-se que o omeprazol é forte inibidor das três isoenzimas CYP450 responsáveis pela metabolização do anticoagulante (que resulta em inativação do mesmo), quais poderão ser as conseqüências para o paciente?

I) poderá ocorrer uma diminuição significativa do efeito anticoagulante da varfarina, aumentando o risco de trombose no paciente

II) talvez haja necessidade de aumentar a dose da varfarina com o intuito de obter o efeito terapêutico com a intensidade necessária.

III) poderá ser necessário um ajuste diminuindo a dose de varfarina para evitar um quadro de toxicidade, nesse caso caracterizado por hemorragias espontâneas

Está(ão) correta(s):

A

I

B

II

C

III

D

I e II

E

II e III

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: C.

O Brasil está entre os países frequentemente repreendidos pela OMS pelas baixas taxas de uso de morfina devido aos temores dos profissionais da saúde em relação a essa classe de medicamentos. A dor precisa ser tratada adequadamente e conceitos precisam ser desmistificados, tais como:

I) Depressão respiratória pode ocorrer, mas é rara em pacientes que não tenham DPOC ou doença terminal e o uso de doses adequadas diminui o risco.

II) Certamente todos os pacientes desenvolverão dependência física, independente das doses, sendo que o monitoramento deverá ser feito pelo médico.

III) Constipação ocorre mais frequentemente sendo um efeito dose-dependente. Previne-se pelo aumento da ingestão de fibras e de líquidos, e se necessário o uso de laxativos como metilcelulose.

Está(ão) correta(s):

A

I

B

II

C

III

D

I e II

E

I e III

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: E.

“O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai começar a produzir, daqui a três anos, o medicamento dicloridrato de pramipexol, usado no tratamento do mal de Parkinson. O remédio, distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisa atualmente ser importado do laboratório alemão Boehringer Ingelheim, pelo Brasil. Cerca de 20 mil pacientes são tratados com o dicloridrato de pramipexol, mas estima-se que 200 mil pessoas sofram de Parkinson no país. A redução nos custos poderá ampliar o acesso [da população a medicamentos], aumentando a oferta desse próprio medicamento ou utilizando o recurso economizado para incluir novos medicamentos na lista e ofertá-los à população”, Agência Brasil 15/03/2013. http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-15/brasil-vai-comecar-produzir-remedio-contra-mal-de-parkinson-no-prazo-de-tres-anos. Em relação aos efeitos desse medicamento é correto afirmar que:

A

promove aumento na produção de dopamina, reduzindo assim os tremores em repouso

B

bloqueio de receptores de dopamina, especialmente os do tipo D2 na região subcortical

C

aumento da atividade colinérgica na região da substância nigra

D

agonista de receptores de dopamina

E

inibidor irreversível da MAO-B

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: D.

Um rapaz de 22 anos começou a apresentar mudanças comportamentais importantes, caracterizadas por crises de hiper-agressividade e situações onde relata ouvir vozes que o avisam sobre situações do seu dia a dia, sendo diagnosticado como esquizofrênico. Em relação ao tratamento leia as frases a seguir:

I) Clorpromazina é um antipsicótico típico (1ª. Geração) e apresenta como efeitos adversos constipação, sedação e tremores

II) A clozapina é um antipsicótico atípico (2ª. Geração) e causa menos efeitos adversos parkinsonianos (tremores)

III) Haloperidol é um antipsicótico típico do tipo incisivo, reduz significativamente as alucinações causando menos sedação que a clorpromazina

IV) Os antipsicóticos atípicos, de segunda geração como a clozapina apresentam muito mais efeitos adversos que os típicos

Estão corretas:

A

I e II

B

II e III

C

III e IV

D

I, II e III

E

II, III e IV

Você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com