TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e Pratica Farmaceutica

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 4

         ‘’ A ética na prática farmacêutica ‘’

’Farmacocinéfilos, discutindo á ética pela pratica farmacêutica nos cinemas ‘

Resumo:

A pratica farmacêutica deve ser mantida no mais elevado nível da ética profissional, passando por todas as suas disciplinas relacionadas, como a química, biologia ciências farmacêuticas entre outras e nelas devem estar embalsadas o ensino da ética, de uma forma que estimule os alunos a voltar os olhos sempre a formação critica voltada à ética profissional.

O resumo é baseado em textos sobre experiências voltadas ao uso de cinemas(cinéfilos) á discussões sobre ética farmacêutica.

Introdução:

No Brasil ainda existem problemas em relação aos serviços farmacêuticos, apesar de existir uma quantidade razoável de profissionais da área, muitos estão concentrados nas grandes regiões metropolitanas e capitais, enquanto muitas outras regiões não possuem o serviço farmacêutico nas farmácias.         

        Outro fator importante nessas regiões é o acesso ao uso dos medicamentos e os fatores pertinentes a ele.

Nos últimos anos vem crescendo o acesso aos farmacêuticos em diversas regiões, pesquisas constatam que entre 2002-2003 e 2008-2009 o gasto com medicamentos aumentaram em 70%, este aumento por se dar ao acesso aos medicamentos, expansão do mercado farmacêutico, expiração de patentes e a introdução dos medicamentos genéricos e aumento do número de idosos.

Sem a supervisão do farmacêutico muitas vezes este uso e indiscriminado levando o paciente a gravar suas patologias. Diante de tantos problemas cabe refletir sobre os problemas enfrentados na profissão farmacêutica, sobre tudo nos atos éticos relacionados  á medicamentos.

Desenvolvimento:

Ética farmacêutica

A atuação farmacêutica deve estar alinhada ás leis regidas pelo código de ética Farmacêutica , este que ao passar dos anos  contem poucas mudanças sempre visando mudanças que se enquadre aos problemas que a sociedade apresenta. Salientando como ênfase a proteção dos direitos e garantias fundamentais a proteção e respeito para o trabalho dos fiscais e reafirmação de que o código de ética  se estende a todos os profissionais da saúde inclusive os professores que acercam somente a docência. E que estes devem estabelecer direitos fundamentais e garantias previstas na constituição Federal e acercados de garantias jurídico-institucionais.

Mas como garantir que a atuação profissional farmacêutica esteja pautada na mais alta ética moral?

Ensino FarmacÊutico como fator ligação  pratica profissional ética

Para demanda social pelo serviço farmacêutico é necessário garantir formação formal de qualidade do profissional. Em quase dois séculos o ensino farmacêutico tentou acompanhar as transformações da sociedade com incorporação da análise de alimentos, e como consequência o farmacêutico podendo interagir em outros âmbitos profissionais. Reformulação do ensino farmacêutico para reaproximar o farmacêuticos mais do seu trabalho principal: o medicamento e o paciente, seguindo tendências internacionais de Farmácias europeias que técnica de última geração principalmente voltadas para área de conhecimentos clínicos. Fazendo com que outras instituições como a federação internacional de farmácia juntamente com OMS e UNESCO elaborasse um plano de ação voltados aos serviços farmacêuticos, metodologias ativas d ensino e aprendizagem como a metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas, jogos estruturados e simulação, etc., onde a própria organização mundial de saúde reconhece os benefícios do uso de novas metodologias ativas no ensino da área da saúde.

Cinema como proposta pedagógica para processo de ensino –aprendizagem voltado para ética farmacêutica.

A inserção do cinema no âmbito farmacêuticos visa uma formação  voltada para a realidade social na qual a pratica profissional e desenvolvida; neste sentido ética e moral e determinantes sociais das doenças são  temas com grande dificuldade de serem abordados , diante disso o processo ensino aprendizagem deve incluir recursos  alternativos para propiciar ambientes e áreas diferenciadas na formação  dos alunos, assim o cinema interage  trazendo um recurso didático-pedagógico e dependendo dos objetivos possibilita discursões que trazem  discursão de modificações e adaptações de diversos assuntos abortados. Já são utilizados filmes na área do ensino em relação a saúde e doenças, como evita-las como trata-las e com objetivo instruir ao público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com