TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Prática Pedagógica em Escola

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

LUCIANA SOARES BANDEIRA

RA 8150671

ÉTICA

PORTFÓLIO 1 – CICLO 1 e 2

São Paulo- SP

2022

Introdução

O Colégio Mão Amiga se encontra numa comunidade de vulnerabilidade social por causa do tráfico de drogas, violência e falta de emprego. A localização é no bairro Santa Júlia, do município de Itapecerica da Serra, a pouco mais de 1km da capital de São Paulo. A escola apresenta-se como diferencial para a comunidade ao oferecer uma educação de qualidade e excelência, dando as melhores ferramentas para superação dos ciclos de vulnerabilidade aos quais essas crianças e adolescentes estão inseridos. Além das atividades acadêmicas o colégio possui vários serviços à comunidade como uma assistente social, oferecimento de cestas básicas mensais, além de atividades extra curriculares de capacitação profissional, e lúdicas como aulas de músicas e clube de cinema.

O Colégio Mão Amiga está inserido em um grande terreno doado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra. Possui quatro edifícios distribuídos da seguinte forma: um prédio para o Ensino Infantil, um para o Fundamental 1 e 2, um edifício para os coordenadores acadêmicos, sala de professores, sala da psicóloga e secretaria, e um edifício para o Ensino Médio. Para a alimentação existe no mesmo edifício do Ensino Infantil um espaço dedicado a isso, e no espaço do Ensino Fundamental outra cozinha e refeitório no qual se revezam os alunos do Fundamental e do Ensino Médio. Para a atividade física e lazer os alunos contam com uma quadra esportiva, uma tenda de circo, além de redes de descanso nas árvores e sala com pufes e bancos confortáveis para o horário de descanso após o almoço. O ambiente é todo arborizado e com muito verde. Possuem uma pequena biblioteca tanto no prédio do Ensino Infantil quanto no do Ensino Médio. Contam também com um laboratório equipado no edifício do Ensino Médio. Para o material didático, a escola se serve dos livros da Editora Moderna até o 8º ano e livros e outras ferramentas acadêmicas da rede de ensino Poliedro a partir do 9º ano. O colégio também possui ferramentas digitais como mais de 60 chromebooks[1] e a plataforma Google for Education[2], para uso de todos os alunos e colaboradores. Sobre os recursos humanos a escola conta com 35 professores, 24 pessoas na área da administração, 15 funcionários na manutenção, 6 auxiliares de classe e 3 tutores no Ensino Médio. O atendimento no período da manhã e no período da tarde para Ensino Infantil e Fundamental 1 e 2 e período integral para o Ensino Médio.

O colégio atualmente possui somente um conselho diretivo e administrativo com a diretora pedagógica e os conselheiros representantes dos investidores do colégio que se reúnem quinzenalmente para tratar sobre o andamento do colégio. A escola ainda não possui um Grêmio estudantil, no entanto o projeto estava programado para ser implementado justo no ano que começou a pandemia, por isso sua concretização está engatinhando devido às permissões da secretaria de ensino e da mesma organização dos alunos.

A escola oferece muitos projetos interdisciplinares que não caberiam na extensão deste trabalho proposto, destaco alguns como: o cineclube mensal que oferece tanto a capacitação sobre como analisar um material audiovisual, quanto a inserção em temáticas atuais e sua reflexão; existe o projeto de musicalização aos sábados chamado No ritmo que além de trazer os alunos ao ambiente escolar fora dos dias de semana, lhes possibilita um lazer, uma forma de expressão corporal e criatividade artística. A escola participa de feiras e Olimpíadas de vários tipos.

  1. Relatório-síntese do questionário / entrevista com os gestores.

No referente ao contato com os gestores entrevistei o coordenador do Ensino Médio, André Gonçalves. As perguntas foram 3: qual a relação entre escola e comunidade? São suficientes a quantidade de profissionais disponíveis tanto para a parte de ensino direto (professores) quanto ao administrativo? E qual projeto escolar concreto acreditam ser um diferencial da escola e por quê?

As respostas em síntese foram que é essencial a escola tanto no conteúdo quanto no projeto, ter sentido, ter reflexo na comunidade. Se se coloca coisas distante da comunidade, para os alunos não fazem sentido. Com relação aos funcionários acredita serem suficientes, esse fator é corroborado ao fato de cada setor ser muito bem definido, o que ajuda no andamento, para que tudo possa fluir dentro do horário, etc. Somente destaca que uma dificuldade recorrente está relacionada à dificuldade no processo seletivo para contratar professores na região, que sejam capacitados, novos e engajados. O processo seletivo do colégio é muito exigente e os profissionais não se encontram a altura. Por último acredita que o diferencial do colégio é a oferta aos jovens (da comunidade) de uma busca pela excelência acadêmica, o engajamento os alunos, levando-os a dar um salto em suas vidas, oferecendo um sistema de ensino que os iguale a uma vida acadêmica de melhores escolas particulares da capital. Outro ponto é a formação integral, o desenvolvimento de virtudes, especialmente que vai ajudar na vida desse jovem, e que vai fazer a diferença na comunidade.

  1. Relatório-síntese do questionário / entrevista com o professor de Filosofia.

Com o professor de Filosofia do Ensino Médio, Lenilson Bezarril, pude entrevistá-lo e fazer as seguintes perguntas: você acredita que o material didático oferecido é adequado e completo? Com as mudanças da BNCC você acredita que o currículo de Filosofia é valorizado e potencializado para o aproveitamento da importância da filosofia na vida dos alunos? Quais os principais desafios de um professor de filosofia hoje? Você acredita que a formação oferecida durante a faculdade realmente te capacitou e ofereceu ferramentas para o ensino da filosofia?

O professor acredita que nenhum material e currículo seja perfeito, mas no sentido de linha metodológica e distribuição o que possui é adequado, ainda que na pauta de alguns autores seja insuficiente, mas devido a quantidade de horas/aula é o bastante para tratar os temas. Destacando em síntese que o material consegue, a partir de uma forma simples, expor os assuntos específicos. Sobre a aplicação da BNCC destaca o trabalho feito para o desenvolvimento de habilidades e competências, e isso é bem importante, dado que desse modo os alunos podem criar hipóteses, interpretar, analisar, comparar, etc... Dentro do histórico educacional, a BNCC direcionou mais, norteou não só a ter o conteúdo, mas essa aquisição de habilidades, etc. O professor acredita que sim a BNCC potencializa o aproveitamento do aluno e identifica a importância da filosofia, pois ele consegue identificar a aplicabilidade/ a significação do conteúdo o que lhe dá sentido e interesse para aprender. Isso faz com o que é ensinado em filosofia seja valoroso. E que os alunos sejam identificados e criem gosto para discutir as questões filosóficas. O maior desafio que encontra é a grade curricular, só 1 hora semanal, o que dificulta a dar textos, ter um contato com o autor, e restringe a só dar um resumo do que diz o autor. Depois nas provas que possuem contato com interpretação de texto os alunos possuem dificuldade. Sobre a formação que recebeu, as práticas pedagógicas foram muito reais o que o capacitou realmente para a prática. Acredita que se aprende a ser professor sendo professor, com os alunos se aprende a ser professor. Em resumo, pensa que seja um professor em metamorfose sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com