TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACODINÂMICA

Tese: FARMACODINÂMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

FARMACODINÂMICA

1) Explique receptor metabotrópico?

R: Os receptores metabotrópicos, necessitam da produção de uma segundo mensageiro para a ativação dos canais iônicos específicos. Dessa forma, a ligação com o neurotransmissor irá ativar a resposta de uma proteína de membrana, a proteína G. Quando ativada essa proteína, sua subunidade alfa de libera das subunidades beta e gama, migrando na membrana para ativar (em uma atividade à base de GTP) a enzima adenilato ciclase, o que culmina com a produção do segundo mensageiro em questão: AMP cíclico (cAMP). O efeito de excitação ou inibição induzido por essa forma de recepção indireta dos neurotransmissores gera um potencial resultante mais lento e de maior duração.

2) Explique receptor ionotropico?

R: Os receptores ionotrópicos estão relacionados a alterações nos canais iônicos e seus neurotransmissores ligam-se diretamente à proteínas receptoras integradas aos canais citados, gerando modificações na configuração destas e consequente abertura ou fechamento do canal. Essa interação caracterizará uma alteração rápida e de duração reduzida no potencial de membrana da célula pós-sináptica.

3) Explique o conceito de receptor biológico.

R: São substâncias que se ligam a um migrante.

4) Diferencie agonista e antagonista biológico.

R: Agonistas: Substância química que se liga ao alvo e produz resposta biológica.

Antagonistas: Substância química que ao se ligar ao alvo produz resposta biológica e é capaz de impedir a ação do agonista.

5) O que é proteína G?

R: É uma classe de proteínas envolvida na transdução de sinais celulares, elas são chamadas de proteína G por que funciona como chaves moleculares, alternando entre um estado de ligação com uma guanosina difosfato inativa (GDP) e outro como uma quanosina trifosfato ativa (GTP). Isso leva a regulação dos processos seguintes da célula.

6) O que é receptor nuclear?

R: Ponto de ligação do endógeno ou do seu agonista, ou do seu antagonista, dentro do núcleo celular em região especifica do DNA chamada região cromotora do gene.

7) Como funciona o esquema da proteína quinase.

R: Processo repetitivo de fosforização. As proteínas quinases (PK) são enzimas que catalisam a fosforilação de proteínas por meio da transferência de um grupo fosfato de ATP ou GTP, para resíduos de tirosina (Tyr), treonina (Thr) e serina (Ser). As enzimas são proteínas com capacidade catalisadora e formadas por uma sequencia sequência de aminoácidos em que a interação entre as cadeias laterais vai determinar a sua forma e a sua função. As proteínas quinase compõem a maior família de proteínas nos seres eucariontes e é um componente fundamental da cascata de comunicação que ocorre no controle intracelular, na regulação e transdução de sinais.

8) O que é transdução de sinal?

R: A passagem de um sinal do exterior celular para a alteração bioquímica, morfológica ou funcional de uma célula é complexa devido a estrutura celular e aos mecanismos de regulação da expressão de genes.

9) O que é amplificação de sinal?

R: Processo de comunicação intercelular dentro da célula.

10) Descreva o SNC e SNA.

R: SNC encéfalo e medula, O sistema nervoso central é a parte que coloca o corpo em contato com o meio externo. Ele é composto por: cérebro, cerebelo, medula espinhal, órgãos dos cinco sentidos humanos visão, olfato, paladar, audição, tato, pressão e temperatura.

SNA simpático e parassimpático. O sistema nervoso autônomo é um sistema que controla o meio interno de nosso corpo, ou seja, as funções internas do organismo. Ao contrário do que ocorre com o sistema nervoso central, o sistema nervoso autônomo não tem um centro de decisão. Ele tem tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com