TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacobotânica

Por:   •  2/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE FARMACOBOTÂNICA

Introdução

A planta vem sendo utilizada desde a antiguidade, para tratamento e cura de doenças em animais e homens. Com o passar do tempo, surgiu outras formas de utilização dessas plantas, como o isolamento do principio ativo dela para fármacos industriais.

Vale ressaltar que o amplo uso de fitoterápicos na atualidade, ainda assim, não tendo a qualidade adequada o produto não poderá promover uma ação desejada.

Nesse contexto insere-se a importância do controle físico-químicos de qualidade, que engloba desde a identificação botânica da planta até os ensaios de purezas e sujidades.

Para ocorrer à avaliação da qualidade dos fitoterápicos, foi escolhido o boldo-do-chile (Plectranthus barbatus Andrews).

MATERIAL E MÉTODOS

Amostra

boldo-do-chile (Plectranthus barbatus Andrews)

file:///C:/Users/Samira/Downloads/1176-2366-1-SM%20(1).pdf

Meios de cultura para bactérias

Formulação:

Os meios de cultura são classificados quanto ao estado físico em sólidos, quando contém agentes solidificantes, principalmente ágar (cerca de 1 a 2,0 %). Os semi-sólidos, quando a quantidade de ágar e ou gelatina é de 0,075 a 0,5 %, dando uma consistência intermediária, de modo a permitir o crescimento de micro-organismos em tensões variadas de oxigênio ou a verificação da motilidade e também para conservação de culturas. Os líquidos, sem agentes solidificantes, apresentam-se como um caldo, utilizados para ativação das culturas, repiques de microrganismos, provas bioquímicas, e dentre outros.

Ágar verde brilhante 2% – coliformes fecais (E.coli)

O caldo bile verde brilhante 2% é recomendado para a detecção e confirmação de organismos coliformes em análises bacteriológicas de água, águas residuais, alimentos, leite e lacticínios.

O caldo bile verde brilhante 2% é um dos meios mais utilizados para a detecção de bactérias coliformes na água, esgotos, alimentos leite e derivados. Este meio é formulado de acordo com a APHA para a identificação presuntiva e a confirmação de bactérias coliformes. Este meio também é recomendado pelo Comitê ISO para enumeração de coliformes pela técnica do número mais provável

A digestão péptica de tecido animal serve como fonte essencial de nutrientes. A lactose é o carboidrato fermentável. A fermentação da lactose produz ácido que muda a cor do corante verde brilhante para amarelo. O gás produzido durante a fermentação fica retido nos tubos invertidos de Durham. A produção de gás confirma a presença de coliformes. A produção de gás no Caldo EC a 45°C é usado como um confirmatório da presença de coliformes fecais. Os gram-positivos formadores de esporos podem produzir gás se a inibição da bile ou do verde brilhante for enfraquecida pela reação com os alimentos. A bile bovina inibe bactérias gram-positivas enquanto as bactérias gram-negativas são inibidas pelo verde brilhante.

É inoculado no caldo bile verde brilhante 2%. A formação de gás entre 48 ± 2 horas confirma o teste presuntivo.

Ágar Sal manitol (estafilococos)

Agar sal manitol ou siglas em Inglês MSA (agar sal manitol). Permite que o crescimento de bactérias Gram-positivas, enquanto inibir o crescimento de bactérias gram-negativas. Ele contém uma concentração elevada (~ 7,5% -10%) do sal (NaCl), tornando seletivo para estafilococos devido à sua elevada concentração de NaCl é inibidora para a maioria das bactérias Gram-negativas. É também contém manitol outro inibidor de bactérias Gram negativas e um indicador de pH fermentação indicador vermelho de fenol.

Coagulase positiva estafilococos produzem colônias amarelas com zonas amarelas enquanto coagulase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com