TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia. Farmácia-bioquímica

Projeto de pesquisa: Farmacologia. Farmácia-bioquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem como objetivo relatar um pouco sobre o assunto chamado "Farmácia-Bioquímica", ou "Farmacologia", mostrar suas divisões visando mais o seu lado químico.

Tentarei mostrar claramente, com a melhor das intenções o que é a Farmácia-Bioquímica e também através da realização deste trabalho procurarei tirar o maior proveito para o meu aprendizado buscando e tentando colher mais informações úteis que sejam satisfatórias para que através da pesquisa eu possa aprender um pouco mais.

Farmacologia

É a ciência que estuda a obtenção e o emprego dos medicamentos. Deriva dos vocábulos gregos pharmakon (medicamento) e logos (estudo).

A Farmácia trata da obtenção, preparação, conservação e padronização dos medicamentos.

Ésteres

Substâncias orgânicas que resultam da ação de um ácido sobre um álcool com eliminação de água. O ácido pode ser orgânico ou inorgânico. Também fenóis formam ésteres, mas na prática não ocorre a reação direta com o ácido. Os ésteres também podem ser encarados como resultantes da substituição do hidrogênio ionizável de um ácido por um radical de hidrocarboneto, aromático ou alifático. Portanto podem ser representados por R'COOR ou AR sendo R e R'radicais de hidrocarbonetos e A radical de ácido inorgânico. Ácidos com mais de um hidrogênio ionizável originam duas séries de ésteres: neutros quando ocorre substituição de todos os hidrogênios, e ácidos quando a substituição é parcial. Os ésteres são compostos que apresentam o grupo funcional carboxila.

Enzimas

Proteínas produzidas pelos organismos vivos, solúveis sob forma coloidal , e que funcionam no interior das células como catalisadores das diversas reações necessárias ao seu metabolismo. São designadas pela adição do sufixo ase ao nome da substância ou substância sobre as quais atuam. Entre as propriedades mais características das enzimas, devem ser citadas, entre outras, o grande peso molecular (que impede sua passagem através das membranas semipermeáveis) sua pouca resistência ao calor e ao tratamento com ácidos ou bases fortes.

Aminoácidos

Compostos orgânicos que apresentam em sua molécula, concomitantemente, os grupos das funções amina e ácido. Os aminoácidos que ocorrem na natureza, livres ou combinados, apresentam as seguintes características: o grupamento ácido é a carboxila, o nitrogênio do grupo amino está ligado ao carbono alfa, isto é, ao carbono que se segue à carboxila. As aminas são substâncias orgânicas que resultam da substituição de um, dois ou três hidrogênios do NH3 por igual número de radicais monovalentes de hidrocarboneto.

Ácidos Graxos

Ácidos monocarboxílicos alifáticos, saturados ou não, que podem ser isolados sob a forma de ésteres e óleos essenciais das plantas, sob a forma de ésteres de álccois monovalentes superiores em ceras; deles se formam os sabões.

Saponificação

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com