TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmácia: RELATÓRIO III

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Cálculo - I

Farmácia

RELATÓRIO III

Docente:

Anderson A. Ferreira

Discentes:

UNIFESP
Campus Diadema

2019


1) Usando o programa Xmaxima, faça gráficos para as seguintes situações:

     a) c=1

            Po=0,1

[pic 2]

            Po=0,2

[pic 3]

     b) c=2

            Po=0,1

[pic 4]

            Po=0,2

[pic 5]

     c) c=3

            Po=0,1

[pic 6]

            Po=0,2

[pic 7]

     d) c=3,67

           

 Po=0,1[pic 8]

            Po=0,101

[pic 9]

           

Po=0,5

[pic 10]

            Po=0,501

[pic 11]

 

2) O que é caos?

É desordem, desequilíbrio, é um sistema sem estabilidade, dinâmico e imprevisível, que se altera no tempo a cada pequena adulteração em suas condições iniciais. Ao redor da sociedade existem diferentes situações e acontecimentos que não podem ser descritos ou previstos pelas leis matemáticas: esses tipos de fenômenos são caracterizados como fenômenos caóticos. O sistema caótico pode ser calculado através do seu padrão, e caso este se desestabilize ao longo do tempo ele causa uma desordem.

Cientificamente, a Teoria do Caos é uma área da matemática que estuda como as pequenas diferenças em condições iniciais, dentro de sistemas dinâmicos e complexos, podem causar resultados distintos. É a ciência que prevê o comportamento de sistemas "imprevisíveis" por um conjunto de ferramentas matemáticas. Sendo assim, ajuda a explicar a ordem oculta que está ligada a vários sistemas que eram aparentemente aleatórios, como ataques epilépticos, o ritmo do batimento cardíaco, condições climáticas, bolsas de valores, entre outros.

Podemos citar como exemplo o Efeito Borboleta descoberto pelo matemático e meteorologista Edward Lorenz. A imprevisibilidade de um Efeito Borboleta é outro princípio básico do Caos, não há como esperar prever o destino final de um sistema complexo, sempre poderão existir pequenos erros de medição do estado do sistema observado que, desse modo, transformará drasticamente os resultados finais. O "Caos" diz respeito à imprevisibilidade, mas não significa desordem, ou seja, a missão da Teoria é justamente provar que existe alguma lógica por trás do acaso, a qual pode ser calculada, pois sempre haverá uma ordem escondida atrás do caos.        

3) Existe caos na sociedade?

Entende-se que caos é desordem, desequilíbrio, um sistema sem estabilidade, dinâmico e imprevisível. Mas ao ver de como o cérebro humano usa, de acordo com Klaus Schulten, é um estado específico do ser, não em uma forma objetivada, mas dinâmica, abrindo-se a todas as possibilidades. A ordem, ao contrário, define lugares e mostra alternativas claras para as mudanças de posição.

Se pensarmos que caos é simplesmente “desordem, desequilíbrio, é um sistema sem estabilidade, dinâmico e imprevisível”, logo podemos responder que sim: há caos na sociedade. Afinal, quando pensamos em sociedade, pensamos em desordem, instabilidade, pessoas indo e vindo, acidentes, barulho, e por aí vai. Porém, é preciso avaliar mais o assunto e ir além desse clichê de que caos é sinônimo de bagunça.

Como mencionado anteriormente, Caos, de acordo com a Teoria, está relacionado à duas questões importantes: sensibilidade a condições iniciais num determinado sistema e imprevisibilidade de resultados decorrentes de alterações, mesmo que sutis, em tais condições. Agora sim, se pensarmos nesse sentido, também chegamos à conclusão de que sim, há caos na sociedade, entretanto, dessa forma há muito mais que ponderar.

Vejamos a seguinte situação: um jovem pleiteia uma vaga de emprego e segue para a entrevista usando ônibus como transporte. No meio do caminho, seu ônibus quebra e, por isso, atrasa-se. O avaliador julga-o devido ao atraso: o jovem não consegue o emprego. Consequentemente, deve continuar procurando, consegue outra vaga, conhece outras pessoas, faz outras amizades, de outras áreas e tudo “muda”; um ônibus quebrado ditou praticamente o rumo que sua vida tomaria a partir daquele instante!! Sensibilidade de condições e imprevisibilidade!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (440.1 Kb)   docx (148.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com