TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmácia da missão da quintessência

Projeto de pesquisa: Farmácia da missão da quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  3.736 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho de produção textual tem o objetivo de estudar o caso da farmácia de manipulação de produtos farmacos, tando como exemplo a farmácia Quintessência, que há 20 anos atua no mercado de medicamentos manipulados do Brasil.

“A Excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema.” (FNQ -Fundação Nacional da Qualidade).

O objetivo geral da pesquisa é aprofundar a visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e no processo de tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO

“A Missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviçosdesenvolvidos com ética,responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.”

VISÃO (2009-2012)

“A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.”

VALORES

Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma relação - seja com clientes internos ou com externos - pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade;

Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio;

Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atendê-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias;

Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob a ótica de custos para a empresa e benefícios para o cliente;

Foco em Resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre

causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados;

Valorização das pessoas: investimos no treinamento e na troca de idéias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal de nossa equipe.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Após uma análise do estudo de caso verifica-se que tanto a direção quanto os recursos humanos são pontos-chave de uma organização. As decisões tomadas pela direção a respeito da área de pessoas e a maneira como ela será administrada, pode gerar grande impacto nodesempenho organizacional, pois agrega valor ao produto final. Da mesma forma, pode representar um diferencial competitivo para a empresa.

Um dos principais focos estratégicos estabelecidos pela empresa é o atendimento ao público e a capacitação dos colaboradores, tendo em vista que, uma coisa depende da outra.

A vantagem competitiva resulta na boa condução em direcionar os colaboradores, transformando o atendimento personalizado de acordo com a respectiva necessidade do cliente.

Para isso o “atendente” deve estar preparado e motivado o suficiente para que seja almejado o objetivo.O funcionário estando bem, atende bem.

2.3 DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

O processo de implantação da gestão por competências levou a empresa a receber o prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira

A Gestão por Competências foi realizada por meio do mapeamento e da identificação dos processos e cargos-chave, visando à redução ou eliminação de eventuais Gaps’s ou hiatos de competências da organização.

As competências foram trabalhadas nas seguintes dimensões: essenciais, funcionais e gerenciais, pois se a empresa não desenvolve suas lideranças, o valor do bom atendimento, a ética nos relacionamentos e a qualidade dos produtos e serviços, ela não consegue garantir sua capacidade de entregar os resultados desejados.

O levantamento dos dados necessários para a realização deste estudo foi feito por meio de entrevistas e análises documentais junto aos diretores e a gerente de treinamento da empresa. Foram realizadas:

_ Entrevistas para o levantamento do processo atual;

_ Entrevistas para a validação de competências e níveis de competências;

_ Elaboração de formulário com o objetivo de avaliação das competências.

A metodologia adotada para o mapeamento do Capital Humano foi desenvolvida nas seguintes etapas:

_ Identificação processos/sub-processos chave a serem mapeados;

_ Identificação das pessoas-chave envolvidas nestes sub-processos;

_ Identificação das competências existentes e requeridas;

_ Identificação dos GAPS – pontos fortes e pontos fracos;

_ Elaboração do plano de ação.

Considerando o cenário e diagnóstico anteriormente descritos, optou-se pela escolha dos sub-processos “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento Serviços” (identificados nos processos de vendas e marketing) para serem abordados nesse estudo de caso por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa a curto e médio prazo. Dentro destes processos estão relacionados alguns.

2.4 MÉTODO DE RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA GERÊNCIA

Para as atividades relacionadas aos recursos humanos, a empresa adotava o modelo tradicional, com ênfase em administração de RH e não de gestão de pessoas. No entanto, ressalta-se que um plano de gestão de pessoas está sendo elaborado, gerando resultados consistentes para empresa, sobretudo no que diz respeito à rotatividade de pessoal.

2.5 AÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Quintessência está atenta à preservação do meio-ambiente e aos problemas sociais de nosso país. Desta forma, foram desenvolvidas algumas ações neste sentido descritas a seguir:

Programa de tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por meio do convênio com a empresa Residuo- All;

Projeto “Estou vidrado nessa idéia”, que consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados por uma grande indústria do mercado de vidros, resultando em cerca de 8 cestas básicas que são doadas mensalmente a entidades carentes. Este projeto foi desenvolvido há 5 anos e foi um dos selecionados para participar do vídeo produzido para a noite de premiação do Prêmio Destaque Responsabilidade Sócio-Ambiental da ASCOFERJ Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro-2008.

Parceria com a ONG “Ação Pelo Semelhante”, com a visão de ampliar os benefícios da Homeopatia a comunidade carente do Morro dos Cabritos – em Copacabana;

2.6 AÇÕES RESPONSÁVEIS QUE RESULTAM EM SUCESSO

A Quintessência traçou algumas que estão descritas a seguir:

Aferir o padrão de atendimento; Ser uma referência de Bom Atendimento no mercado; Funcionários motivados; Revisão do Plano de cargos e salários; Diferenciação da concorrência no conjunto: Preço, Ponto, Produto, Promoção, Pessoas; Implantar a Gestão de RH por competências.

As metas traçadas podem ser categorizadas em questões de marketing e de gestão de pessoas. O processo de implantação da gestão por competências levou a empresa a receber o prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ e será abordado a seguir.

2.7 ANÁLISE DAS AÇÕES PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO

A Quintessência

3 CONCLUSÃO

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »