TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superação Cursos Cia. da Beleza

Projeto de pesquisa: Superação Cursos Cia. da Beleza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.108 Palavras (21 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 21

SUPERAÇÃO CIA DA BELEZA

TREINAMENTO NA ÁREA DA BELEZA E ESTÉTICA

MASSOTERAPIA

Superação Cursos Cia. da Beleza

R: Duque de Caxias n: 288

Centro. Timbó. SC

Fone: (47)3382-4004

MODULO I - AULA TEÓRICA

Aula 01 – APRESENTAÇÃO CÉLULA E TECIDOS

Aula 02 – SISTEMA ÓSSEO

Aula 03 – SISTEMA MUSCULAR

Aula 04 – SISTEMA CIRCULATÓRIO E RESPIRATÓRIO

Aula 05 – SISTEMA DIGESTIVO E URINÁRIO

Aula 06 – SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO

Aula 07 – SISTEMA NERVOSO E SENSORIAL

Aula 08 – SISTEMA ENDÓCRINO E TEGUMENTAR

Aula 09 – PRIMEIROS SOCORROS

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

Anatomia:é o estudo da estrutura dos seres vivos.

Fisiologia e a ciência que estuda o funcionamento de um corpo: estuda os papéis que desempenham os órgãos no corpo humano e a interdependência das funções dos órgãos. Um acesso à anatomia humana é aprender que o corpo humano se compõe de células e que estas se combinam para formar os tecidos, os quais se associam de vários modos para constituir os distintos órgãos. Estes órgãos, em conjunto, formam os aparelhos e sistemas orgânicos.

1- CÉLULA

É a menor estrutura funcional que constitui o ser vivo. As células constituem-se, entre outros elementos, de membrana celular, citoplasma e núcleo. Existem células Procariotas com mateiral genático misturado no citoplasma e células do tipo eucariotas com o núcleo individualizado. Os seres humanos são constituídos por células do tipo eucariotas.

Divisão celular:

- Membrana celular

A membrana celular e a camada mais externa, envolvendo a célula. Entre suas funções destacam-se a de proteção e sustentação da célula. A membrana celular é responsável também pela passagem seletiva de substâncias, por difusão para dentro ou fora da célula.

- Núcleo

O núcleo é o centro estrutural e funcional da célula. É um corpo viscoso e denso, composto por complexas proteínas. Também armazena o "DNA", além de regular o metabolismo e as funções da célula. Está localizado quase sempre imerso no citoplasma e centralizado na célula, envolto por sua própria membrana nuclear.

- Citoplasma

Este representa todo conteúdo celular situado entre o núcleo e a membrana celular. No citoplasma há elementos vivos (organelas), e elementos inertes que são produtos de atividade celular ou substâncias que entraram através da membrana da célula (inclusões). As principais organelas celulares são: retículo endoplasmático, mitocôndrias, complexo de golgi, centríolos, lisossomos e ribossomos.

a) Retículo endoplasmático: Há dois tipos de reticulo: o RUGOSO, que apresenta diminutos corpúsculos esféricos, que são os ribossomos que elaboram proteínas, e o segundo tipo de reticulo é o LISO (porque não possui ribossomos), e está ligado com o metabolismo de gorduras e o armazenamento de carboidratos.

b) Lisossomos: São vistos como esferas envoltas por membrana, contendo enzimas que degradam as moléculas de gorduras, proteínas e outras. São estruturas responsáveis pela digestão celular.

c) Complexo de Golgi: organela celular relacionada às atividades secretórias e de transporte de partículas para dentro e para fora da célula.

d) Mitocôndrias: responsáveis pela respiração celular, por este motivo apresentam-se em grande número nas células.

e) Ribossomos: Nas células participam do processo de elaboração de proteínas.

f) Centríolos: São importantes no aparelho mitóticos, para a divisão celular.

2– TECIDOS

É um agregado de células com função semelhante para a execução de uma determinada tarefa. É composto por 3 partes: células características, meio intercelular e produtos intercelulares de atividade celular.

O meio intercelular é composto pelo líquido intersticial, que tem consistência aquosa ou viscosa, permitindo a troca de elementos entre a célula e o capilar sanguíneo. Portanto é desse meio que a as células retiram alimento e excretam as substâncias desnecessárias.

Os tecidos fundamentais que compõem nosso corpo para realizar suas diversas funções são: Epitelial, Conectivo (conjuntivo), Muscular e Nervoso.

A) Tecido Epitelial:

- formado por células justapostas que revestem a superfície do corpo;

- funções importantes: revestir o corpo; resistir à fricção (boca) ou lesões por agentes nocivos (vias respiratórias) e formar glândulas para secreção;

- as glândulas podem ser Endócrinas, Exócrinas ou Mistas.

As Endócrinas não possuem ductos e o transporte é por corrente sanguínea (ex.: tireóide, ovário, testículo, hipófise).

As Exócrinas possuem ductos de transporte (ex.: salivares, mamárias, lacrimais, sudoríparas).

As mistas, ou anfícrinas, são simultaneamente endócrina e exócrinas. São exemplos destas glândulas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com