TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Influenciam A Velocidade De Uma Reação

Por:   •  22/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

1.Objetivo

Determinar experimentalmente a velocidade média de uma reação; Verificar a influência da concentração dos reagentes, da temperatura, da habilidade dos reagentes entrarem em contato entre si na velocidade de uma reação e de catalisadores.

2.Resultados e Discussão

Dessa maneira, a ciência da cinética química é uma ciência que investiga a taxa de reações químicas e os fatores que a afetam. De acordo com as circunstâncias em que uma reação é realizada, uma substância pode surgir rapidamente ou lentamente. Nesse contexto, percebe-se sua ampla importância é vista na indústria, produção de medicamentos, corpo humano1

No entanto, o estado físico, a concentração, temperatura e presença de catalisadores são fatores que podem ter impacto na velocidade da reação2.

Estado Físico dos Reagentes: Em termos de reações, o estado gasoso é o mais rápido, enquanto o estado sólido é o mais lento. No qual, quanto maior for a área da superfície de contato, mais rápido haverá à reação, sendo que, as partículas gasosas são mais "livres" do que as partículas sólidas, ou seja, para que uma reação envolvendo um sólido como reagente ocorra mais rapidamente, a área de contato do sólido deverá ser aumentada (quebrar o sólido em partículas menores), no qual, o número de moléculas que reagem aumenta com o aumento da superfície de contato, assim como o número de colisões eficazes e, consequentemente, o aumento da velocidade de reação2.

A concentração dos reagentes: A maioria das reações processa-se mais rapidamente de acordo que a concentração dos reagentes aumenta. Isso ocorre porque aumentar a concentração dos reagentes também aumenta o número de moléculas dos reagentes, o número de colisões e a velocidade da reação. Associado à Lei Cinética2.

Temperatura dos Reagentes: A velocidade com que as reações ocorrem aumenta com a temperatura dos reagentes, que está relacionada com a agitação das moléculas. As moléculas ficam mais agitadas à medida que a temperatura aumenta, o aumento da temperatura faz com que a energia cinética (movimento) das moléculas aumente. À medida que as moléculas se movem mais rapidamente, se colidem com mais energia, no que reduz a quantidade de energia de ativação disponível. Como resultado, há colisões mais efetivas, no qual aumenta a velocidade de reação2.

Presença de Catalisadores: Catalisador é uma substância química que não está envolvida em reações químicas, a energia de ativação é reduzida e a velocidade de reação é aumentada. A reação é acelerada pelo catalisador, mas a composição química dos reagentes e produtos envolvidos não é afetada. A quantidade de substância produzida na reação não se altera pelo uso de catalisadores2.

2

Desse modo, neste experimento, adicionou-se em quatro tubos de ensaio a solução de 0,3 de . Após isso, completou-se com água destilada, sendo que o volume final da solução seja sempre 6mL. Por seguinte, realizou-se a influência da temperatura, com a solução de 0,3 de

e com a solução de 0,3 de , inserindo-se no banho termostatizado. Dessa maneira, esperou-se 3 minutos para que à temperatura se iguale e, homogeneizou-se as duas soluções, acionando-se o cronômetro, até que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com