TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA VELOCIDADE DA REAÇÃO

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS - BARREIRINHAS – MA[pic 1][pic 2]

2º ANO – TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA/INTEGRADO – MATUTINO

DISCIPLINA: QUÍMICA IV - PERÍODO 2019.2

 Professora: Natale Carvalho

CARLA KAROLINE, GABRIEL FARIAS, KARLA MELISA, KEVEN VIEIRA, MARCO ANTÔNIO E TAYNARA

FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA VELOCIDADE DA REAÇÃO

Barreirinhas– MA

2019

CARLA KAROLINE, GABRIEL FARIAS, KARLA MELISA, KEVEN VIEIRA, MARCO ANTÔNIO E TAYNARA

FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA VELOCIDADE DA REAÇÃO

Relatório experimental apresentado

como requisito parcial para obtenção de

nota na disciplina de Química IV, no Curso de Agroindústria, na IFMA.

Profa. Dra. Natale Carvalho

Barreirinhas - MA

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................... 5

2 OBJETIVO .................................................................................................. 6

3 MATERIAL UTILIZADO ......................................................................... 7

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL  ................................................... 8

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO ................................................................ 9

6 CONCLUSÃO   .......................................................................................... 11

7 ANEXOS  ...................................................................................................  12

8 BIBLIOGRAFIA   ..................................................................................... 14


INTRODUÇÃO

Para a otimização e complementação do conteúdo de cinética química, a turma de agroindústria segundo ano foi levada ao laboratório de cozinha para aprender na prática o que é a cinética e como ela pode estar presente no cotidiano.

A fim de que, os experimentos se realizassem foi necessário buscar embasamento no conteúdo assuntado já no presente relatório, que basicamente se define por estudar os fatores influenciadores da velocidade nas reações químicas e os mecanismos por meio das quais eles se processam.

Essas reações químicas estão presentes de forma diversificada no dia a dia da humanidade, desde a atividade mais trivial possível como a queima do gás de cozinha nas casas comuns, à função de controle dessas reações dentro de uma indústria para, por exemplo, otimizar custos, aumentar a produtividade,  reduzir tempo de processo e utilizar menos reagentes.

OBJETIVO

Vai se ter como objetivo principal na realização da prática no laboratório aprender de uma forma mais didática e prática o assunto já de antemão trabalhado em sala (cinética química).

Nos quatro experimentos propostos, teve-se a intenção de basicamente testar, observar e claro, esperar que cada um demonstrasse os quatro fatores alteradores da velocidade de uma reação química, criando-se expectativas sobre as demonstrações e se elas iriam ter o desempenho com êxito de suas especificações individuais, com cada experimento, é claro, dentro de seu parâmetro.

MATERIAL UTILIZADO

Para a realização dos quatro experimentos do grupo fez-se necessário de alguns materiais e reagentes.

 Sendo os materiais: uma proveta de 25 ml, um béquer de 250 ml, dois tubos de ensaio, quatro garrafas de vidro vazias, cinco copos descartáveis, uma colher descartável pequena e quatro balões de festa.

Já os reagentes foram eles: uma colher pequena de bicarbonato de sódio (NaHCO3), quatro comprimidos efervescentes,  10 mL de água oxigenada 10% (H2O2), 100 ml de vinagre – solução de ácido acético (CHE3COOH), 20 ml de água natural, 10 mL de água gelada, 10 ml de água quente e um pedaço pequeno de batata inglesa.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para o experimento número 1, fez-se necessário a utilização  de dois copos descartáveis com 10ml cada de água, (medição feita por uma das vidrarias, a proveta) sendo os dois com  a água em  temperatura ambiente, o diferencial estava na forma de apresentação do comprimido efervescente que foi dividido em duas partes iguais, sendo uma delas esmagada por uma faca para que pudesse virar pó.

Já no experimento dois, vamos ter uma repetição do processo anterior,  mesma quantidade de copos, (dois) mesma quantidade de água para eles, (10ml cada, medição também feita pela proveta), com o diferencial marcado na temperatura da água, onde um copo continha ela quente, enquanto noutro ela se apresentava em temperatura ambiente. Com uma observação, o comprimido efervescente foi dividido, igualmente, só que neste experimento as duas partes foram inteiras.

Enquanto no experimento três, têm-se uma mudança na utilização dos materiais, agora se fazendo uso de quatro garrafas transparentes de vidro com quatro balões cheios com uma pequena colher de bicarbonato de sódio (NaHCO3), colocados de forma a se encaixar nas “bocas” das garrafas que continham em seu interior um total de 100 ml de vinagre – solução de ácido acético (CHE3COOH), dividindo esses 100 ml para as quatro garrafas, vamos ficar com cada uma tendo as seguintes quantidades: a primeira levando 10 ml da substância, a segunda 20 ml, a terceira 30 ml e na quarta 40 ml, logo após, jogou-se o bicarbonato contido dentro do balão na solução de ácido acético tudo ao mesmo tempo para observação.

E no último, o experimento quatro, vai se ter o uso de vidrarias sendo elas: dois tubos de ensaio que sofreu a colocação de 20 ml  de água oxigenada 10% (H2O2), (medida também realizada pela proveta)  10 ml em cada tubo, enquanto em certo tubo não específico, colocou-se um pedaço pequeno de batata inglesa, encerrando-se assim a realização dos experimentos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com o que foi apresentado anteriormente sabe-se que o número de experimentos realizados é equivalente a quatro, e cada um deles resultou em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (414.9 Kb)   docx (257.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com