TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Saúde Publica no Brasil

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluno:    *********       Saúde coletiva

Resenha: História da saúde publica no Brasil

A “história da saúde publica no Brasil”, conta cronologicamente como foi articulado a história politica brasileira, com todos os eventos para o desenvolvimento da saúde, desde as caixas de aposentadorias e pensões, até a implementação do Sistema único de Saúde (SUS).

Tudo se inicia com um surto de epidemias no inicio do século XX. Inicialmente não havia politicas de saúde publica e nem priorizavam as condições sanitárias da população, mantendo uma grande desigualdade social, onde a população podre só se dispunha dos cuidados de hospitais de caridade das igrejas.

Em 1900, com a fundação do instituto soroterápico, surge a ideia de sanitização e criação de vacinas contra varíola obrigatórias, comandadas por Oswaldo Cruz, causando uma revolta populacional, conhecida com “revolta da vacina”, pois muitos se opuseram a tomar.

Em 1923, foi criado as Caixas de Aposentadoria e pensão, onde as empresas manteriam instituições para os seus funcionários, garantindo assistência médica ao funcionário e sua família, além de aposentadoria após 30 anos de trabalho e pensões. No governo Getúlio Vargas foi criado o Ministério da Educação e Saúde, onde substituíram as caixas de aposentadoria e pensões por IAPs (instituto de aposentadoria e pensões) que passaram a ser dirigidos por sindicatos e não por empresas. Em 1960, ocorreu a unificação dos IAPs para todos os trabalhadores (CLT), porém excluía trabalhadores rurais, empregados domésticos e funcionários públicos. Em 1967, ocorre a criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), onde o governo decide pagar a rede privada pelos serviços prestados a população, futuramente criando o instituto nacional de assistência médica da previdência social, auxiliando nos repasses para a inciativa privada em 1978, devido ao sucesso da previdência social. Em 1986, deu inicio a 8º conferencia nacional de saúde, que fi a primeira conferencia aberta a sociedade, com o objetivo de haver um sistema único de saúde para todos, adquirindo assim, o SUS ( sistema único de saúde) na constituição brasileira, tendo como princípios universalidade, integralidade e equidade, sendo universal a todos, desde a vacinação, até ao transplante de órgãos. Em 1990 se dá a provação da regulamentação do SUS com as leis 8.080 e 80.142, sendo ele considerado um dos maiores e mais complexos sistema de saúde publica no mundo.

Em 2006, após 20 anos da 8º conferencia nacional de saúde, foi criado o pacto pela vida, firmando compromissos para melhorias de saúde da população brasileira, colocando metas a serem alcançadas nos estados e municípios.

Ainda existe muito o que ser melhorado no Sus, mas visualizando toda a trajetória da luta pela saúde a todos, é nítido o avanço criado pelo SUS no sistema brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com