TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de Lactose e ácido acetilsalicílico em matéria-prima

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Curso de graduação em Farmácia

Alunos:Giulia Maria Hakim,Gustavo Aurélio Menck,Monique Bavia

Identificação de lactose e ácido acetilsalicílico em matéria-prima

Aula prática – Controle de qualidade

Professora orientadora

Dra. Michelle Barão

Sorocaba

2018

Introdução

O ácido acetilsalicílico (AAS) é um fármaco do grupo dos antiinflamatórios não-esteróides (AINE) e também um antiplaquetário utilizado como antipirético, analgésico e inibidor da agregação plaquetária sanguínea.

Sua ação primária é a inativação da ciclo-oxigenase por acetilação irreversível da prostaglandina sintase, enzima que catalisa a primeira fase da biossíntese da prostaglandinaa partir do ácido araquidônico. Com isso, há inibição da síntese de prostaglandinas, as quaisestão especialmente associadas com o desenvolvimento da dor que acompanha a lesão ou ainflamação. Baixam, também, a febre por dilatação dos vasos sanguíneos periféricos,aumentando a dissipação do calor por transpiração (GOODMAN & GILMANN, 1995).

A lactose é comumente usada como um ingrediente inativo, principalmente como um excipiente na fabricação de comprimidos e cápsulas. É um tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar presente no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo. O leite humano contém de 6-8% e, o de vaca, de 4-6%. É hidrolisada pela ação da lactase, uma beta-galactosidase sendo considerada portanto como um beta-galactosídeo. É fracamente doce. As leveduras não a fermentam, mas podem ser adaptadas para fazê- lo. Lactobacilos a transformam em ácido lático.

Objetivo        

Tem por objetivo saber a importância da identificação de materiais utilizados na obtenção de produtos farmacêuticos através de métodos apropriados. Nesta aula são abordados métodos de identificação auxiliares para um excipiente de comprimidos e para um princípio ativo, ambos em matéria-prima.

PROCEDIMENTOS:

  1. IDENTIFICAÇÃO DE LACTOSE EM MATÉRIA-PRIMA : Juntamos 5 mL de Hidróxido de Sódio SR (a 6,5%) a 5 mL de solução saturada quente de lactose e aquecemos ligeiramente pois a lactose precipita quando esfria. O líquido tornou-se amarelo e depois marron avermelhado quando adicionamos 3 gotas de Sulfato Cúprico SR (a 12,5%).

  1. IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO (AAS) EM MATÉRIA-PRIMA

MÉTODO A: Fervemos 0,1 g de AAS com 5 mL de água destilada por 5 minutos em béquer tampado com vidro de relógio, resfriamos e adicionamos 2 gotas de Cloreto Férrico a 9%: observamos que uma cor violeta foi produzida (devido á formação de Ácido Salicílico).

MÉTODO B: Fervemos 0,5 g de AAS com 10 mL de NaOH a 6,5% por 5 minutos, adicionamos 10 mL de Ácido Sulfúrico diluído (a 10%): um odor de Ácido Acético foi perceptível e um precipitado é produzido (Ácido Salicílico). Filtramos o precipitado, adicionamos ao filtrado 3 mL de Etanol e 3 mL de Ácido Sulfúrico conc. (com cuidado, em capela) e aquecemos (em manta elétrica e em capela): um odor de acetato de etila é perceptível.

Materiais

 Lactose

 Hidróxido de Sódio p.a

Sulfato Cúprico p.a.

 Bequer de 100ml

 Bico de Bunsen

 Pipeta graduada 1ml

 Pipeta graduada 5ml

 ASS

 Vidro relógio

 Cloreto férrico

Ácido Sulfúrico

Funil de vidro p/ filtração

Suporte e argola para filtração

Papel de filtro qualitativo

Papel para pesagem

Etanol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com