TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inibidores da síntese do peptidoglicano

Abstract: Inibidores da síntese do peptidoglicano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Abstract  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 2

▫ Inibidores da síntese do peptidoglicano:

BACITRACINAS: actua na fase membranar da síntese do peptidoglicano pois impede a desfosforilação do pirofosfato lipídico pelas fosfatases da membrana citoplasmática bacteriana.

FOSFOMICINAS: actua na fase citoplasmática da síntese do peptidoglicano pois a fosfomicina é uma estrutura análoga às PEP e ao entrar no interior da bactéria terá mais afinidade com a transferase (enzima que leva a formação do NAM), inibindo-a de forma irreversível.

B-LACTAMINAS (penicilinas, cefalosporina, menobactamas): actua na fase pariental da síntese do peptidoglicano, inibindo a acção das PBP’s que têm como função auxiliar a transpeptidação.

▫ Inibidores da síntese proteica:

▫ Subunidade 30S do ribossoma

AMINOGLICOSIDOS (estreptomicinas, kanamiana, tobramicina): provocam leituras erradas da mensagem codificada pelo RNAm sendo que posteriormente as proteínas erradas intercalam-se na membrana plasmática modificando a permeabilidade da mesma, ocorrendo efluxo de iões e moléculas.

TETRACICLINAS: impedem a ligação do aminoacil-tRNA aos ribossomas.

▫ Subunidade 50S do ribossoma

CLORANFENICOL: impede a transpeptidação, ou seja, a incorporação de aminoácidos à cadeia peptídica em formação (elongação).

GRUPO MLS (MACRÓLIDOS, LINCOSAMIDAS, SINERGISTINAS [eritromicina, espiramicina, rocitromicina]): bloqueiam o local P do ribossoma, impedindo assim a translocação.

PRISTIMICINA: interfere na formação de ligações peptídicas ou na elongação da cadeia peptídica.

ÁCIDO FUSÍDICO: associando-se ao factor EF-G (factor indispensável à translocação), inibe a ação das GTPases.

▫ Inibidores da síntese dos ácidos nucleicos:

RIFAMICINAS: ligam-se à subunidade B da RNA polimerase DNA dependente impedindo assim a transcrição.

NITROIMIDAZÓIS: em situações de anaerobiose, são reduzidos a compostos ativos, formando um complexo com a cadeia de DNA, provocando cortes na mesma.

QUINOLONAS: imobilizam a DNA girase e as topoisomerases, não ocorrendo separação das cadeias de DNA e consequentemente inibindo a síntese de DNA, transcrição e tradução.

▫ Inibidores da síntese de folatos (ou anti-metabolitos):

SULFAMIDAS , PAS e SULFONAS: competem com o substrato natural da enzima dihidropteroato sintetase (PABA), bloqueando a síntese de ácido dihidropterioco devido ao facto de possuir mais afinidade para com a enzima que o substrato natural.

TRIMETOPRIME: inibe a dihidrofolato redutase, enzima que reduz o dihidrofolato a tetrahidrofolato, cofactor folato indispensável à síntese de purinas e N-formometionina.

▫ Anti-membranares:

POLIMIXINA B (Colistina): Fixam-se aos fosfolípidos da membrana, modificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com