TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenções Realizadas pelo farmacêutico clínico na unidade de primeiro atendimento

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE[pic 1]

Curso: FARMÁCIA

Disciplina: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Prof(a): Aline Fernanda A. C. Rodrigues

Nome do aluno: CAMILA LOPES DE SOUZA

                            TASSIA TARDELI PAES

                            WALESKA GARCIA

RA: B31CBA-4

       B91FJJ-2

       B34177-7

Turma:

   FM8P17

                       

Intervenções realizadas pelo farmacêutico clínico na unidade de primeiro atendimento

O primeiro atendimento é uma das portas de entrada do paciente, sendo um setor de atenção à saúde, destinado a receber pessoas em situações de emergência.

Poucos hospitais apresentam farmacêutico clínico que atuam na Unidade de Primeiro Atendimento (UPA), porém, o papel do mesmo é fundamental no Departamento de Emergência. Ultimamente, estudos têm comprovado que o farmacêutico clínico pode diminuir erros de medicação, fazendo a revisão de prescrições e pode aumentar a qualidade do cuidado e a segurança ao paciente, em relação à terapia medicamentosa  e que as intervenções farmacêuticas podem gerar redução de custos na UPA.

Uma das principais atividades do farmacêutico clínico na UPA é a análise da prescrição médica, podendo realizar uma possível intervenção farmacêutica em casos de:

- Em casos de medicamentos não padronizados no hospital, é sugerido ao médico a substituição por um medicamento padronizado pelo hospital e, caso não seja possível, é realizada a compra do medicamento;

- Forma farmacêutica que não existe ou que é inadequada à administração;

- Dose inexistente ou inadequada;

- Via de administração inadequada à administração prescrita;

- Prescrição de medicamentos com a mesma ação farmacológica;

- Diluente inadequado ou incompatível com o medicamento prescrito;

- Medicamentos inelegíveis ou com prescrições incompletas;

Foi elaborado um estudo no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010, na UPA Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein. As intervenções farmacêuticas são realizadas para obter o uso correto e seguro dos medicamentos e foram executadas pelo farmacêutico clínico junto à equipe interdisciplinar pela busca ativa dos prontuários e análise diária da prescrição médica. Todas as intervenções realizadas foram conduzidas para o coordenador da farmácia clínica diariamente por e-mail, dessa forma, foi possível realizar o levantamento de todos esses dados.

Pela a análise da prescrição médica, foram realizadas intervenções quanto à indicação, dose, frequência e a pertinência do medicamento. Avaliação da prescrição médica para pacientes pediátricos e neonatos quanto à dose em relação ao peso ajuste de dose ou frequência para os antimicrobianos prescritos em casos de insuficiência renal, alergias ou sensibilidades, interações medicamentosas, diluição e tempo de infusão.

As não conformidades que foram encontradas nas prescrições foram consultadas em literatura técnica específica e posteriormente, entrou-se em contato com o médico para resolução da irregularidade observada e anotou-se no prontuário a alteração realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com