TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Anatomia

Por:   •  24/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.962 Palavras (16 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO A ANATOMIA

ANATOMIA: Ramo da ciência que estuda a forma e a estrutura dos diferentes constituintes do corpo humano. Na anatomia observa-se e estuda-se  o conhecimento do corpo humano com a descrição dos ossos, articulações, músculos, vasos e nervos.

FISIOLOGIA: Ramo da ciência responsável pelo estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura constituinte do corpo humano.

*A anatomia e a fisiologia estão intimamente ligadas pelo fato de a anatomia ser responsável pelo estudo da formação das estruturas do corpo humano, e a fisiologia ser responsável pelo estudo do funcionamento dessas estruturas que formam o corpo. Na ausência da fisiologia o corpo humano seria apenas uma estátua, um molde, sem valia alguma.

POSIÇÃO ANATÔMICA: Forma adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano.

REGIÕES DO CORPO HUMANO: O esqueleto humano é dividido em duas regiões.

  • Região Axial:  Composta por
  1. Cabeça
  2. Pescoço
  3. Tórax
  • Região Apendicular: Composta por
  1. Troco
  2. Membros Superiores
  3. Membros Inferiores

*Sigla para os membros:

MSD = Membro Superior Direito;

MSE = Membro Superior Esquerdo;

MIE = Membro Inferior Esquerdo;

MID = Membro Inferior Direito;

MMS = Membros Superiores;

MMI = Membros Inferiores.

PLANOS DO CORPO HUMANO: São planos adotados em anatomia para auxiliar a localização dos constituintes do corpo humano, e classifica-los conforme sua posição.

  • PLANO SAGITAL ( MEDIAL, MEDIANO, MÉDIO):  Plano por onde se passa uma linha imaginária que divide o corpo ao meio da cabeça aos pés ( passando pelo esterno), a classificação se dá da seguinte forma, tudo que estiver próximo a esta linha é classificado como “medial ”, e tudo que estiver afastado desta linha é classificado como “lateral”.
  • PLANO CORONAL ( VERTICAL) : Plano  perpendicular ao plano sagital, que passa pelo eixo maior do corpo da cabeça aos pés, este classifica o corpo da seguinte forma, tudo que estiver a frente desta linha é chamado de anterior ( frente, ventre) e tudo que estiver atrás desta linha é chamado de posterior ( trás, dorso).
  • PLANO HORIZONTAL ( AXIAL, TRANSVERSO) : Este atravessa o eixo menor do corpo ( cintura) da parte anterior até a parte posterior. Este  classifica o corpo em “ superior e inferior” e tudo que estiver próximo a raiz do osso é chamado de “proximal” e tudo  que estiver afastado da raiz do osso é chamado de “distal”.

DECÚBITOS: Posição quando a pessoa se encontra deitada, mas, não necessariamente dormindo.

  • DORSAL (SUPINA): Quando a pessoa esta deitada de barriga para cima.

  • VENTRAL (PRONA): Quando a pessoa esta deitada de barriga para baixo.
  • LATERAL (DIREITO OU ESQUERDO) : Quando a pessoa esta deitada de lado.

Unidades Estruturais:  

  • Célula: É a menor unidade estrutural básica do ser vivo.

Estruturas Celulares:  São estruturas comuns a todas a células eucarióticas.

  • Membrana Plasmática: É  a membrana que envolve a célula conferindo-lhe permeabilidade seletiva, ou seja, permitindo a troca de substâncias entre o meio interno e externo da célula de maneira seletiva. Graças a essa propriedade a membrana garante a manutenção do equilíbrio interno da célula. Assim, ainda que ocorram pequenas alterações no meio externo, o meio interno tende a permanecer constante.

  • Citoplasma: Conjunto de substâncias como, agua  proteínas sãos e açucares, que preenchem o espaço interno à membrana plasmática. Trata-se de um material gelatinoso onde ficam imersos o núcleo e diversas outas estruturas, chamadas organelas celulares.

  • Núcleo: Nos seres eucarióticos o núcleo apresenta uma membrana que envolve o material genético – messe caso o ácido desoxirribonucleico ( DNA), que contém informações relacionadas a algumas das características que herdamos de nossos pais como, o tipo de pele ou dos olhos.

*Organelas celulares: São estruturas que desempenham as atividades necessárias à sobrevivência das células, como, respiração celular, digestão celular, produção de proteínas, armazenamento e a eliminação de substâncias. Em conjunto todas as atividades e transformações que ocorrem dentro da célula constituem o metabolismo celular.

*Cromatina: Nas células, o DNA encontra-se associado a certas proteínas recebendo o nome de cromatina.

*Cromossomos: No núcleo das células que estão prestes a se subdividir, a cromatina apresenta-se altamente condensada, formando estruturas chamadas cromossomos.

Divisão Celular: As células possuem esta característica de se dividir, e nos organismos pluricelulares a divisão dessas células garante o crescimento do organismo, a reposição de células mortas ou danificadas e também possibilita a reprodução do organismo.   Existem dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose.

Mitose: Aqui a chamada célula mãe, se divide em duas células, as células-filhas, iguais a ela. Nos seres pluricelulares, como os seres humanos a divisão celular por mitose é responsável pelo crescimento do organismo e pela reposição das células danificadas ou mortas.

Meiose: Nesta há duas divisões sequenciais da célula mãe, que gera 4 células filhas com metade do material genético da célula mãe. Nos organismos pluricelulares, como os seres humanos, a meiose dá origem aos gametas (células reprodutivas), que têm metade do material genético da espécie e possibilitam a reprodução sexuada. Na mulher a meiose ocorre nos  ovários e  nos homens a meiose ocorre nos testículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com