TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maconha e derivados

Pesquisas Acadêmicas: Maconha e derivados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.190 Palavras (25 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 25

Trabalho de Educação Física

Maconha e derivados

São Paulo, 2014

Sumário

1. Introdução

2. História

2.1 A Planta: Canabis

2.2 Entrada da droga no Brasil

2.3 Como utilizar

2.4 Impactos Culturais

2.5 Efeitos da Maconha

2.6 Consequências de uso

2.7 Maconha aplicada á medicina

2.8 Tratamentos da Maconha

2.9 Derivados

3. Legalização da Maconha

3.1 Conclusão

3.2 Bibliografia

Introdução

O presente trabalho e sobre a Maconha um assunto muito difícil de ser abordado pelo fato de cada um ter sua opinião, Nesse trabalho procuramos apresentar todo processo da mesma desde planta até o produto final com o intuito de informar sobre: a história, a planta, a entrada no pais a utilização, os efeitos, consequências, tratamentos e o derivado da droga.

História da Maconha

As primeiras vertigens registradas da maconha são datadas de 2700 a.C., onde o imperador chinês Shen Nung cultivava a erva em seu palácio. Usada para fins medicinais, curandeiros a aplicavam em rituais para curar enfermidades, principalmente de pessoas que ocupavam um alto cargo no império.

Já no século XIX, tornou-se comum o uso da erva na Europa, principalmente por intelectuais como Eugene Delacroix, Victor Hugo, Charles Baudelaire, Honoré de Balzac e Alexandre Dumas. Estes intelectuais se reuniam para fumar a haxixe - uma forma mais concentrada da maconha - e pesquisar os efeitos da droga pra o uso medicinal. Contudo a erva ainda não apresentara riscos graves à saúde.

Com o passar dos séculos, o cultivo da planta se espalhou por todo o mundo e o uso era comum. Porém em uma conferência realizada pela Liga das nações (L.N.) - antecessora à Organização das Nações Unidas (O.N.U.) - houveram discussões à respeito dos efeitos prejudiciais da maconha e afirmou-se que ela causava falência do organismo mais rápido que o ópio (erva mais fraca que a maconha, ingerida na forma de chá).

Já na década de 1960, a O.N.U. declarou que a maconha, a haxixe e a heroína eram as drogas mais perigosas do mundo e que nos anos seguintes elas acabariam com milhares de vidas. Ainda nos anos '60 a cultura hippie abraçou a maconha como inspiração para suas manifestações artísticas.

Na década de 1990, as manifestações hippies espalharam o uso da maconha por milhares de jovens. A música nesta época contemplava o uso da erva, onde muitas bandas faziam apologia ao consumo.

Atualmente, a droga é classificada como a mais consumida em todo o mundo e a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) afirmou que a droga é o principal caminho para o uso de drogas mais fortes, servindo apenas como uma ligação para uma dependência química muito maior entre a população global. É usada principalmente entre jovens e é relatada em todos os países como a maior causadora de dependência, sendo uma droga natural.

A Maconha no Brasil

No Brasil, a erva veio com os escravos, que a traziam como estampas naturais nos vestidos, ou para o uso medicinal entre os negros. Chegando aqui, a erva foi apresentado aos senhores de engenho como cura para enfermidades. Com o passar dos anos ela se espalhou por todo o território brasileiro. Foi declarada como uma droga altamente perigosa. A música brasileira foi o estopim da apologia, influenciando grande parte da população jovem brasileira na década de 1990.

Hoje a droga causa sérios problemas á saúde dos brasileiros por conta de ela ser o cominho para as outras drogas e gerando, a cada ano, milhares de dependentes químicos sem a oportunidade de tratamento.

A planta: CANNABIS

Cannabis é um gênero de angiospermas que inclui três variedades diferentes: Cannabis sativa, Cannabis indica e Cannabis ruderalis. Estes três táxons são nativos do Centro e do Sul da Ásia. A Cannabis tem sido muito utilizada para a fabricação de fibras (cânhamo), para sementes e óleos de sementes, para fins medicinais e como droga. Os produtos industriais de cânhamo são feitos a partir de plantas de Cannabis selecionadas para produzir uma grande quantidade de fibras. Para cumprir a Convenção de Narcóticos da ONU, algumas cepas de Cannabis foram criadas para produzir níveis mínimos de THC, o principal constituinte psicoativo responsável pela “brisa" associado com a maconha, que consiste em flores secas de plantas de Cannabis criadas de forma selecionada para produzir altos níveis de THC e de outros canabinoides psicoativos. Diversos produtos derivados, incluindo extratos de haxixe, são também produzidos a partir da planta.

Descrição

Cannabis é uma erva anual, dioica e angiospérmica. As folhas são compostas em forma de palmeira ou digitadas, com folíolos serrilhados. Os primeiros pares de folhas geralmente têm um folíolo único, que cresce gradualmente até um máximo de cerca de treze folíolos por folha (normalmente sete ou nove), dependendo da variedade e das condições de crescimento. No topo de uma planta angiosperma, a quantidade diminui de novo para um folíolo único por folha. Os pares de folhas inferiores geralmente ocorrem em um arranjo de folhas opostas e os pares de folhas superiores em um arranjo alternativo na haste principal de uma planta madura.

As folhas têm um padrão de venação peculiar que permite que pessoas mal familiarizadas com a planta possam distinguir uma folha de uma das espécies de Cannabis, que têm folhas confusamente similares (ver ilustração acima).

Como é comum em folhas dentadas, cada uma tem uma veia central serrilhada estendendo-se até a ponta. Este padrão de venação varia ligeiramente entre as variedades, mas, em geral, é possível observar folhas de Cannabis superficialmente semelhantes sem dificuldade e sem equipamento especial. Pequenas amostras de plantas de Cannabis também podem ser identificadas com precisão pelo exame

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com