TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos Excepcionais

Por:   •  13/5/2016  •  Seminário  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - FACID

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PROFESSORA: MARCELA DE SAMPAIO BRANDAO

RELATÓRIO – VISITA Á FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS

JOSÉ LUCAS BARROSO DANTAS MARTINS

TERESINA-PI

AGOSTO/2011

A visita à Farmácia de medicamentos excepcionais do estado do Piauí foi realizada no dia 29/08/2011 e teve como objetivo o conhecimento da sua função da mesma. A explanação acerca desses assuntos foi feita pela farmacêutica Rosemarie Brandim.

A Farmácia de Medicamentos Excepcionais fornece 112 medicamentos para 36 patologias diferentes. O atendimento é agendado (o paciente tem dia e hora marcada para receber o medicamento e a orientação do farmacêutico). Por dia, são tendidas mais de 300 pessoas. A demanda por medicamentos excepcionais não cessa de aumentar.

Assim como a aposentada, outras quase 14 mil pessoas se beneficiam da Farmácia de Medicamentos Excepcionais. A Portaria de nº 2.981 de 26 de novembro de 2009, alterou a denominação do Componente de Medicamento de Dispensação Excepcional para Medicamento Especializado da Assistência Farmacêutica.

Atualmente são 13.500 pacientes ativos recebendo mensalmente, de acordo com a sua necessidade, qualquer um dos 240 medicamentos cadastrados para 55 patologias diferentes. Segundo a Diretoria da Assistência Farmacêutica, todos os pacientes ativos recebem medicação para tratamento contínuo de acordo com a patologia de cada paciente.

O que precisa, segundo a normatização do Ministério da Saúde (MS), é apenas renovar conforme protocolo do MS. O retorno do paciente é mediante agendamento prévio feito por um dos farmacêuticos e o atendimento é realizado com o próprio paciente nos casos em que ele pode se locomover. Havendo impossibilidade de locomoção, é feita a solicitação para que o paciente acrescente no cadastro duas pessoas que possam receber pelo paciente.

Esta visita foi muito importante para conhecermos aspectos relacionados ao funcionamento da farmácia de medicamentos excepcionais.

É importante ressaltar que esta  farmácia não é utilizada somente por pessoas mais carentes, e sim por toda população, tendo direito de acesso igualitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com