TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos controlados

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

                         UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO: Farmácia Disciplina Bioética

1º Semestre       Turno: Noturno

                      MEDICAMENTOS CONTROLADOS

SANTOS

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2- METODOLOGIA......................................................................................................4

3- O MEDICAMENTO CONTROLADO .......................................................................5

4- AUTOMEDICAÇÃO ................................................................................................6

4-PORTARIA ANVISA N. 344/1998 ...........................................................................7

5- CAPITULO I – DEFINIÇÕES...................................................................................8

6- CAPITULO II- CONTROLE E FISCALIZAÇÃO.................................................................9

7-
DA NOTIFICAÇÃO DE RECEITA........................................................................ 10

8- LISTAGEM DE MEDICAMENTOS...................................................................... 12

9- ESCRITURAÇÃO  SNGPC ................................................................................ 13

10- BALANÇO ....................................................................................................... 13

11- MEDICAMENTO VENCIDO ...............................................................................13

12- DISPOSIÇÕES FINAIS........................................................................................14

13- CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................15

14- IMAGENS ..........................................................................................................16

15- BIBLIOGRAFIA ................................................................................................24


INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos disponibilizar informações e esclarecimentos sobre a Portaria SVS/MS 344/98, que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Esta é uma contribuição para a disseminação do conhecimento técnico e o fortalecimento de estratégias para a efetivação do controle de medicamentos, com apoio de todos apoios envolvidos. Desta forma este material esta disponível aos profissionais de saúde como um instrumento de consulta, sobre os principais aspectos da Portaria SVS/MS 344/98, tendo como objetivo  principal o controle e o uso racional das substâncias psicoativa, ou seja medicamentos controlados.

METODOLOGIA

Este estudo foi realizado por intermédio de uma pesquisa da literatura sendo consultados livros de biologia celular, genética, fisiologia, sites de busca e base de dados, como Banco Virtual da Saúde.                                                           As palavras chaves utilizadas para a busca foram Medicamentos Controlados, Uso racional e irracional dos medicamentos controlados. Foram utilizados textos escritos em língua portuguesa

         

  1. O MEDICAMENTO CONTROLADO

    Medicamento é todo produto farmacêutico elaborado com a finalidade curativa, paliativa, preventiva ou para fins de diagnóstico, e são classificados conforme suas indicações suas indicações, efeitos colaterais e suas reações metabólicas no organismo.

     Entre as Categorias uma das mais importantes é a de medicamento controlado que exige um controle especial desde fabricado até a dispensação nas Farmácias, drogarias, hospitais e etc. Sua indicação fica restritos a Profissionais habilitados tais como: médicos, veterinários, e odontologistas. (Figura 15)

     Nesta categoria encontramos medicamentos Anabolizantes, anorexígenas ansiolíticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, antiparkinsonianos, entorpecentes, imunossupressores, anti-retrovirais, psicotrópicas, e retinóicas (Figura 1 e7 )

     Entretanto é um assunto complexo que gera muita discussão, informações corretas e mitos, e por causa dessa confusão de informações algumas pessoas acabam desacreditando no tratamento psiquiátrico e desistem de fazer o tratamento, muito se deve também ao “Preconceito” de alguns referentes a medicamentos de tarja preta, porém medicamentos controlados não são classificados por tarjas.  

     Tais Medicamentos podem causar dependência física que esta relacionada a uso de uma droga com efeitos desagradáveis e negativos que tem seu uso suspenso levando a síndrome da abstinência e Dependência química relacionada a substancias psicoativas devido ao efeito estimulante proporcionado, a todos os tipos de vícios, devoção exagerada entre outras.

     A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) possui uma portaria de medicamentos controlados cujo titulo é “Portaria n° 344, de 12 de maio de 1998” onde aprova o regulamento técnico de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, Na portaria n°344/1998 estão todas as informações e normas necessárias sobre o assunto.

  1. A AUTOMEDICAÇÃO

   O acompanhamento médico é fundamental na hora de usar um medicamento, mesmo este sendo vendido sem obrigatoriedade de uma prescrição médica. O médico é a única pessoa com as condições adequadas para avaliar as necessidades de um paciente, seu histórico de saúde, possíveis interações medicamentosas e possibilidades de alergias, prescrevendo de forma adequada um tratamento. Todos devem estar atentos aos perigos do uso indiscriminado de medicamentos:

A automedicação pode levar a erros de diagnósticos, à escolha de uma terapia inadequada e pode retardar o reconhecimento de uma doença, com a possibilidade de agravá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (807.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com