TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Molecula

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Sinalização molecular

As células apresentam mecanismos de sinalização que proporcionam uma comunicação para ordenar ações e funções celulares entre si e/ou com o meio extracelular, por meio da membrana plasmática. Essa sinalização intracelular podem ser parácrinas ou autócrinas, as duas são auxiliadas por enzimas extracelulares.

As moléculas que não atravessam a membrana plasmática são classificadas como moléculas hidrofílicas. Essas acabam sendo reconhecidas por proteínas expostas na superfície da célula-alvo (receptoras transmembrânicas) para prosseguirem com a realização de suas alterações intracelulares. Essas proteínas receberem o ligante dispara uma cascata de sinalização intracelular que amplifica o sinal e acaba por modificar o comportamento celular.

Existem também as moléculas hidrofóbicas, que atravessam a membrana por difusão, encontrando a proteína receptora dentro da célula, ou seja, essas conseguem atravessar a bicamada lipídica e ser reconhecido no citoplasma, ou mesmo chegar ao núcleo da célula. 

Porém, se a molécula sinalizadora não puder atravessar a membrana, o receptor deverá estar obrigatoriamente na membrana plasmática, exposto na superfície celular; se a molécula sinalizadora for pequena e/ou hidrofóbica o suficiente para atravessar a membrana, o receptor deve ser intracelular, observe a Figura 1.


 [pic 1]

Figura 1 – (a) Sinalização hidrofílica (receptor na membrana plasmática da célula) e (b) Sinalização hidrofóbica (receptor dentro da membrana), respectivamente.

Fonte: FERNANDES; L.C.

Sinalização Parácrinas

Tem como alvo apenas as células que estão a sua volta, ou seja, os sinais enviados chegam apenas às células vizinhas da emissora do sinal. Essas moléculas sinalizadoras secretadas devem permanecer perto das células-alvo vizinhas e serem captadas rapidamente pelas mesmas, destruídas por enzimas extracelulares e/ou imobilizadas na matriz extracelular, fim de evitar interferências nos sinais liberados, permanecendo específicos para determinado tipo celular. Um exemplo são os neurotransmissores, observe a Figura 2.

[pic 2]

Figura 2 – Sinalização Parácrinas.

Fonte: Roteiro do trabalho de sinalização molecular.

Sinalização Autócrinas

Interagem apenas com células semelhantes à emissora, ou seja, as moléculas sinalizadoras produzidas por um determinado tipo celular iram agir apenas sobre células do mesmo tipo celular, atingindo também a própria célula que originou o sinal químico. Por sua vez, essas apresentam vida curta, um exemplo seria as células do sistema imunitário, visualize a Figura 3.

[pic 3]

Figura 3 – Sinalização Autócrinas.

Fonte: Roteiro do trabalho de sinalização molecular.

Referências

 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUlYAC/receptores-sinalizacao-celular-i-parte-1-2

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABn2AAA/apostila-desvendando-as-celulas-tronco-w?part=5

http://www.biologia.bio.br/curso/1%C2%BA%20per%C3%ADodo%20Faciplac/Gabarito%20Exerc%C3%ADcios%20Sinaliza%C3%A7%C3%A3o%20Celular.pdf

http://www.greghi.com.br/sinal.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com