TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alopecia Areata

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A alopecia areata (AA) é provavelmente a terceira forma mais comum de queda de cabelo que os dermatologistas veem depois da alopecia androgenética e do eflúvio telógeno. O risco de AA ao longo da vida é de quase 2%, ou duas em cada 100 pessoas terão AA em algum momento de suas vidas. Não é contagioso.

Os pesquisadores acreditam que o AA é uma doença autoimune, como a artrite reumatóide, mas, neste caso, o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca os folículos capilares em vez das articulações ósseas. O porquê ou como o AA se desenvolve não é claro. Por qualquer motivo, o sistema imunológico é ativado de forma inadequada e ataca os folículos capilares. Pesquisas usando vários modelos de doenças mostram que certos tipos de linfócitos desempenham um papel fundamental na perda de cabelo. Parecem atacar os folículos capilares,

AA pode afetar homens, mulheres e crianças. Muitas vezes aparece como manchas calvas circulares bem definidas no couro cabeludo. Muitas pessoas recebem apenas um ou dois adesivos, mas para alguns a perda de cabelo pode ser extensa. Infelizmente, as crianças que desenvolvem AA antes da puberdade são mais propensas a desenvolver perda de cabelo mais extensa e persistente.

A perda de cabelo que se espalha para cobrir todo o couro cabeludo é chamada de alopecia totalis. Se se espalhar por todo o corpo, afetando couro cabeludo, sobrancelhas, cílios, barba, pêlos pubianos e tudo mais, a condição é chamada de alopecia universal. Se a alopecia é limitada apenas à área da barba nos homens, é chamada de alopecia barbae.

A inflamação envolvida no AA concentra-se nas raízes dos folículos capilares profundamente na pele. Como resultado, há muito pouco visível na superfície da pele. Não há vermelhidão e muitas vezes não há dor, embora algumas pessoas sintam coceira na pele ou dor ao toque nos estágios iniciais do desenvolvimento do AA. Normalmente, porém, não há sensação - apenas uma queda irregular de cabelo.

A queda de cabelo pode ser bastante repentina, desenvolvendo-se em poucos dias e pode ocorrer em qualquer parte do couro cabeludo. O remendo é geralmente uma pele calva lisa, sem nada óbvio para ver além da ausência de cabelo. Ao contrário de outras doenças autoimunes, o alvo da resposta inflamatória na AA, os folículos pilosos, não são completamente destruídos e podem crescer novamente se a inflamação diminuir.

Pessoas com apenas uma ou duas manchas de AA geralmente têm uma recuperação completa e espontânea dentro de dois anos, recebendo ou não tratamento. No entanto, cerca de 30% dos indivíduos acham que a condição persiste e se torna mais extensa, ou têm ciclos repetidos de perda de cabelo e re-crescimento.

Tradicionalmente, a AA tem sido considerada uma doença induzida pelo estresse. Infelizmente, essa visão persiste hoje, mesmo entre alguns dermatologistas, embora muito pouca evidência científica a sustente.

AA é muito mais complicado. Estresse extremo pode desencadear AA em algumas pessoas, mas pesquisas recentes mostram que os genes também podem estar envolvidos. Provavelmente existem vários genes que podem tornar um indivíduo mais suscetível ao desenvolvimento de AA. Quanto mais desses genes uma pessoa tiver, maior a probabilidade de desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com