TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação do Hipotireoidismo com Alopecia Areata; Revisão de Literatura

Por:   •  17/11/2021  •  Artigo  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 9

A Relação do Hipotireoidismo com Alopecia Areata; Revisão de literatura

  1. Cely Araújo Azevedo Guimarães - Pós-Graduação em Tricologia Universidade

Anhembi Morumbi

  1. Fernanda dos Santos Ribeiro- Pós-Graduação em Tricologia Universidade

Anhembi Morumbi

  1. Gabriela Duarte Schiavinato - Pós-Graduação em Tricologia Universidade

Anhembi Morumbi

  1. Silvia Azevedo Ikejima - Pós-Graduação em Tricologia Universidade

Anhembi Morumbi

  1. Maria José dos Santos Souza - Pós-Graduação em Tricologia Universidade

Anhembi Morumbi

  1. Renata Araujo de Carvalho - Pós-Graduação em Tricologia Universidade

Anhembi Morumbi

  1. Alessandra Scorse Costa  - Mestre em Ciências da Saúde

CONTATO
1. celyartes@ig.com.br

2. fernandadossantos2014@gmail.com

3.        gabizinhaschi@gmail.com

4. silviaazevedo.sa@gmail.com

5. mjsantos.souza@gmail.com

6. renata.carvalho@recley.com.br

7. alescorse@gmail.com

RESUMO

O Hipotireoidismo é causado por uma inflamação onde o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios. Ele é mais comum em mulheres do que em homens, e o diagnóstico da doença é feito somente por meio da realização de exame laboratorial, cabendo ao médico à correta avaliação quanto aos tratamentos possíveis o que geralmente envolve a administração de hormônios sintéticos.  O Hipotireoidismo pode causar a queda acentuada dos fios, aumento de peso, depressão, irregularidade menstrual entre outros. O diagnóstico e tratamento da comorbidade tireoidiana influenciam diretamente na evolução da Alopecia Areata (AA), tendo sido observada melhora do paciente relatado após início de tratamento do hipotireoidismo.

Palavras Chaves: Hipotireoidismo; Alopecia Areata; Queda Capilar; Tireoide.

INTRODUÇÃO

Baumgartner descreve que o hipotireoidismo, é definido como um estado clínico resultante da deficiência de HTS (Hormônios Tireoidianos), é responsável por diversas alterações endócrinas, ressalta as desordens da glândula tireoide, em excepcional o hipotireoidismo. Para Kasumagic-Halilovic a alopecia areata (AA) é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, de etiologia desconhecida, provavelmente multifatorial com evidentes componentes autoimunes.

Devido à deficiência citada acima temos a diminuição da taxa metabólica causando o retardo ou falha na retomada do cabelo anágeno, que eleva a queda capilar conforme descrito por Kurtey, tendo associação mais forte com a Alopecia Areata (AA), segundo Shahmoradi.

No trabalho de Vincenti 11,8% da população estudada tem condição clinica associada a Alopecia Areata (AA) devido a relação registrada a disfunção tireoidiana.

OBJETIVO

O presente estudo tem por objetivo analisar e apresentar dados através de revisão de literatura, baseado em artigos científicos sobre relação do hipotireoidismo e a alopecia areata.

METODOLOGIA

        Foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em artigos científicos que apresentavam associação entre os descritos: Alopecia Areata (AA) e Hipotireoidismo (hypothyroidism). As bases de dados consultadas foram: Google Acadêmico, Capes, Lilacs, Pubmed e Scielo. O período da pesquisa bibliográfica será realizado entre 2005 e 2019.

Os critérios adotados para seleção dos artigos foram à abordagem sobre as alterações capilares relacionadas ao hipotireoidismo aos descritores já mencionados, sendo desta revisão, embora apresentassem os descritores selecionados.


REVISSÃO BIBLIOGRAFICA

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo, é definido como um estado clínico resultante da deficiência de HTS (Hormônios Tireoidianos), é responsável por diversas alterações endócrinas mais comuns, ressalta as desordens da glândula tireoide, em excepcional o hipotireoidismo. Assim ocasionando destruição da própria glândula, que inicialmente se dá como hipotireoidismo primário, mas pode ocorrer também devido a doença hipotalâmica ou hipofisária, sendo denominado como hipotireoidismo central. (Baumgartner, 2014).

Lania A, et al (2008) relata que o hipotireoidismo primário é o mais comum e ocorre em maior quantidade de indivíduos, sendo mais frequentemente em mulheres com idade avançada, podendo ocorrer também em homens e seres jovens. Já o hipotireoidismo central, é excepcional e representa um menor número de casos. Os pacientes com hipotireoidismo central têm características clínicas semelhantes as dos pacientes com hipotireoidismo primário, mas tendem a ser mais leves.

Segundo Associação Brasileira de Endocrinologia, as manifestações clínicas do hipotireoidismo ocorrem gradualmente e incluem: fadiga, bradicardia, rouquidão, sensibilidade ao frio, pele seca, fraqueza muscular, constipação, letargia, reprodução comprometida e memória prejudicada. Nas mudanças metabólicas, sucede uma subtração na taxa de consumo de oxigênio e diminuição na produção de calor, ocasionando queda na taxa metabólica basal, e por consequência ganho de peso, apesar de haver diminuição do apetite.

Triggian et al.(2009) relata que o iodo tem papel fundamental na produção dos hormônios tireoidianos. Quantidades excessivas ou deficitárias de iodo e selênio contribuíram para alterações tireoidianas, como o hipotireoidismo.

No estudo de Nishiyama et al.(2019), realizou-se suplementação de sulfato de zinco em indivíduos que apresentavam: T3 baixo, T4 livre normal e deficiência moderada em zinco, por vários meses.  A suplementação oral diminuiu os níveis séricos de T3 e T3 livre e rT3, e a TRH induzida por reação do TSH normalizou.

Nishiyama et al (2009) ainda relata que a deficiência de zinco é uma causa de hipotireoidismo subclínica, pois esse mineral aumenta a atividade da ID II. Em estudos com animais a deficiência de zinco resultou em diminuição da taxa dos níveis de T3 e T4 livres. Já em seres humanos, a suplementação de zinco reestabeleceu a função tireoidiana normal em pacientes com hipotireoidismo.

Pizzulli A, Ranjbar A.(2000) relatou a importância do selênio que é um elemento-traço para os mecanismos antioxidantes para o sistema imunológico, até este momento participa efetivamente da homeostase da glândula tireoide, uma vez que este mineral, como selênio cistina, é um cofator para a 5’D, e com isso tem recebido excessiva atenção no que diz respeito ao metabolismo periférico dos HTS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com